Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Heidi Kalschne
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fialkow, Ney, Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259041
Resumo: O presente trabalho traz uma investigação a respeito da comunicação das emoções básicas (alegria, tristeza, calma, medo/hesitação e raiva) através da execução ao vivo de fragmentos de Ponteios de Camargo Guarnieri para piano, com indicações explícitas desses estados emocionais. Como estímulos, trechos dos Ponteios n. 2, 26, 32, 36 e 38 foram escolhidos para comunicar raiva, calma, alegria, tristeza e medo (receio), respectivamente. A amostra envolveu estudantes de curso de teoria e percepção musical em nível de extensão (N=73) e estudantes de música universitários (Graduação e Pós-Graduação) (N=77). O método empregado foi auto-relato por escolha forçada. Os resultados indicaram que tanto estudantes universitários como de extensão puderam identificar as emoções básicas durante as coletas, contudo o nível de expertise dos participantes influenciou na comunicação dos estados emocionais e intensidade de percepção. A pesquisa demonstrou que há uma hierarquia de emoções mais percebidas pelos ouvintes. A alegria e a raiva foram mais facilmente reconhecidas, o medo foi menos comunicado, tendo havido dispersão e confusão entre calma, tristeza e medo. Os parâmetros referentes a melodia e andamento foram aqueles que apresentaram maior incidência dentre os estudantes de extensão. No caso dos estudantes universitários, verificou-se uma distribuição mais uniforme entre os parâmetros.
id UFRGS-2_fa1ec2b3fcc40c4cc4d0f6bd44c39ddf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259041
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Heidi KalschneFialkow, NeySantos, Regina Antunes Teixeira dos2023-06-14T03:29:20Z20150103-7412http://hdl.handle.net/10183/259041000998427O presente trabalho traz uma investigação a respeito da comunicação das emoções básicas (alegria, tristeza, calma, medo/hesitação e raiva) através da execução ao vivo de fragmentos de Ponteios de Camargo Guarnieri para piano, com indicações explícitas desses estados emocionais. Como estímulos, trechos dos Ponteios n. 2, 26, 32, 36 e 38 foram escolhidos para comunicar raiva, calma, alegria, tristeza e medo (receio), respectivamente. A amostra envolveu estudantes de curso de teoria e percepção musical em nível de extensão (N=73) e estudantes de música universitários (Graduação e Pós-Graduação) (N=77). O método empregado foi auto-relato por escolha forçada. Os resultados indicaram que tanto estudantes universitários como de extensão puderam identificar as emoções básicas durante as coletas, contudo o nível de expertise dos participantes influenciou na comunicação dos estados emocionais e intensidade de percepção. A pesquisa demonstrou que há uma hierarquia de emoções mais percebidas pelos ouvintes. A alegria e a raiva foram mais facilmente reconhecidas, o medo foi menos comunicado, tendo havido dispersão e confusão entre calma, tristeza e medo. Os parâmetros referentes a melodia e andamento foram aqueles que apresentaram maior incidência dentre os estudantes de extensão. No caso dos estudantes universitários, verificou-se uma distribuição mais uniforme entre os parâmetros.The current study investigates the communication of basic emotions (joy, sadness, calm, fear/hesitation and anger) during a live performance of excerpts from Ponteios for piano by Camargo Guarnieri, that are explicitly indicated on the score. As stimuli, excerpts from Ponteios nos. 2, 26, 32, 36 and 38 were chosen to communicate anger, calm, joy, sadness and fear (apprehension), respectively. The sample involved students enrolled in a college theory and ear training extension course (N=73) and university music students (undergraduate and graduate) (N=77). The method employed self-reporting by forcedchoice. The results indicated that both college and extension students were capable of identifying basic emotions during the analysis. However, participant level of expertise influenced emotion communication and perception intensity. The perceived emotions by listeners resulted in a clear hierarchy of perception. Recognition was high for joy and anger; less so for fear. In addition, there was confusion between sadness and fear. In general, emotions with the highest recognition were those with higher degrees of intensity. The parameters of melody and tempo resulted in a higher incidence among extension students. Distribution was more even among all parameters for college students of music.application/pdfporOpus : revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Porto Alegre. Vol. 21, n.1 (2015); p. 43-68Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 : Análise musical : PonteiosMúsicaEmoção (Música)Performance musicalPercepção musicalExecução musicalEmotional communicationBasic emotionsPerformanceComunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de GuarnieriCommunication of basic emotions in live performances of Guarnieri´s Ponteios info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000998427.pdf.txt000998427.pdf.txtExtracted Texttext/plain59460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259041/2/000998427.pdf.txtd032825712fbb506c1bc835aee84a014MD52ORIGINAL000998427.pdfTexto completoapplication/pdf940347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259041/1/000998427.pdf17889a5e187a8ae0133b08b32e5be5fdMD5110183/2590412023-06-15 03:28:00.844411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-15T06:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Communication of basic emotions in live performances of Guarnieri´s Ponteios
title Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
spellingShingle Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
Monteiro, Heidi Kalschne
Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 : Análise musical : Ponteios
Música
Emoção (Música)
Performance musical
Percepção musical
Execução musical
Emotional communication
Basic emotions
Performance
title_short Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
title_full Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
title_fullStr Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
title_full_unstemmed Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
title_sort Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de ponteios de Guarnieri
author Monteiro, Heidi Kalschne
author_facet Monteiro, Heidi Kalschne
Fialkow, Ney
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
author_role author
author2 Fialkow, Ney
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Heidi Kalschne
Fialkow, Ney
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 : Análise musical : Ponteios
Música
Emoção (Música)
Performance musical
Percepção musical
Execução musical
topic Guarnieri, Carmargo, 1907-1993 : Análise musical : Ponteios
Música
Emoção (Música)
Performance musical
Percepção musical
Execução musical
Emotional communication
Basic emotions
Performance
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotional communication
Basic emotions
Performance
description O presente trabalho traz uma investigação a respeito da comunicação das emoções básicas (alegria, tristeza, calma, medo/hesitação e raiva) através da execução ao vivo de fragmentos de Ponteios de Camargo Guarnieri para piano, com indicações explícitas desses estados emocionais. Como estímulos, trechos dos Ponteios n. 2, 26, 32, 36 e 38 foram escolhidos para comunicar raiva, calma, alegria, tristeza e medo (receio), respectivamente. A amostra envolveu estudantes de curso de teoria e percepção musical em nível de extensão (N=73) e estudantes de música universitários (Graduação e Pós-Graduação) (N=77). O método empregado foi auto-relato por escolha forçada. Os resultados indicaram que tanto estudantes universitários como de extensão puderam identificar as emoções básicas durante as coletas, contudo o nível de expertise dos participantes influenciou na comunicação dos estados emocionais e intensidade de percepção. A pesquisa demonstrou que há uma hierarquia de emoções mais percebidas pelos ouvintes. A alegria e a raiva foram mais facilmente reconhecidas, o medo foi menos comunicado, tendo havido dispersão e confusão entre calma, tristeza e medo. Os parâmetros referentes a melodia e andamento foram aqueles que apresentaram maior incidência dentre os estudantes de extensão. No caso dos estudantes universitários, verificou-se uma distribuição mais uniforme entre os parâmetros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-14T03:29:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259041
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000998427
identifier_str_mv 0103-7412
000998427
url http://hdl.handle.net/10183/259041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Opus : revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Porto Alegre. Vol. 21, n.1 (2015); p. 43-68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259041/2/000998427.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259041/1/000998427.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d032825712fbb506c1bc835aee84a014
17889a5e187a8ae0133b08b32e5be5fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790506159210496