Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Angela Helena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, Gabriela Dal Forno, Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira, Silva, Isabela Machado da, Lopes, Rita de Cassia Sobreira, Piccinini, Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114635
Resumo: O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.
id UFRGS-2_fbb64df29413b2399b6038bbd7aa6407
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114635
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marin, Angela HelenaMartins, Gabriela Dal FornoFreitas, Ana Paula Corrêa de OliveiraSilva, Isabela Machado daLopes, Rita de Cassia SobreiraPiccinini, Cesar Augusto2015-03-31T01:59:02Z20130102-3772http://hdl.handle.net/10183/114635000938883O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.This study investigated the transmission between generations of childrearing practices of 30 mothers and 22 fathers, whose first child was 3 years old. Participants were interviewed about childrearing practices they had themselves received from their parents and those they used with their children. Quantitative and content analyses were realized with childrearing practices categorized as inductive, coercive and non-interfering. Results showed continuity of received practices, whether they were inductive, coercive or non-interfering, as well as changes in the used practices due to characteristics of the couple or the child. Childrearing practices seem to comprise a dynamic process between parents and children, with a nonlinear transmission between generations, and affected by factors other than reproduction of learned patterns.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 123-132.Práticas de criação infantilRelações familiaresCriançasRelações pais-criançaDesenvolvimento infantilChildrearing practicesIntergenerational patternsFamily relationsParent-child relationsTransmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricasTransmission of childrearing practices between generations : empirical evidenceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938883.pdf000938883.pdfTexto completoapplication/pdf303662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/1/000938883.pdf3144880aab6e2e8bfd093d417cd99951MD51TEXT000938883.pdf.txt000938883.pdf.txtExtracted Texttext/plain59427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/2/000938883.pdf.txt74ce5adf011349ba68d2f73496c9629dMD52THUMBNAIL000938883.pdf.jpg000938883.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/3/000938883.pdf.jpg637c1477a2b4e2ab975b98a9145d55ebMD5310183/1146352018-10-19 10:03:12.84oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114635Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:03:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Transmission of childrearing practices between generations : empirical evidence
title Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
spellingShingle Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
Marin, Angela Helena
Práticas de criação infantil
Relações familiares
Crianças
Relações pais-criança
Desenvolvimento infantil
Childrearing practices
Intergenerational patterns
Family relations
Parent-child relations
title_short Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
title_full Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
title_fullStr Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
title_full_unstemmed Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
title_sort Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
author Marin, Angela Helena
author_facet Marin, Angela Helena
Martins, Gabriela Dal Forno
Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira
Silva, Isabela Machado da
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Piccinini, Cesar Augusto
author_role author
author2 Martins, Gabriela Dal Forno
Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira
Silva, Isabela Machado da
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Piccinini, Cesar Augusto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Angela Helena
Martins, Gabriela Dal Forno
Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira
Silva, Isabela Machado da
Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Piccinini, Cesar Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de criação infantil
Relações familiares
Crianças
Relações pais-criança
Desenvolvimento infantil
topic Práticas de criação infantil
Relações familiares
Crianças
Relações pais-criança
Desenvolvimento infantil
Childrearing practices
Intergenerational patterns
Family relations
Parent-child relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Childrearing practices
Intergenerational patterns
Family relations
Parent-child relations
description O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-31T01:59:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114635
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000938883
identifier_str_mv 0102-3772
000938883
url http://hdl.handle.net/10183/114635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e pesquisa. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 123-132.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/1/000938883.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/2/000938883.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/3/000938883.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3144880aab6e2e8bfd093d417cd99951
74ce5adf011349ba68d2f73496c9629d
637c1477a2b4e2ab975b98a9145d55eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790301025239040