Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/114635 |
Resumo: | O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos. |
id |
UFRGS-2_fbb64df29413b2399b6038bbd7aa6407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114635 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marin, Angela HelenaMartins, Gabriela Dal FornoFreitas, Ana Paula Corrêa de OliveiraSilva, Isabela Machado daLopes, Rita de Cassia SobreiraPiccinini, Cesar Augusto2015-03-31T01:59:02Z20130102-3772http://hdl.handle.net/10183/114635000938883O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.This study investigated the transmission between generations of childrearing practices of 30 mothers and 22 fathers, whose first child was 3 years old. Participants were interviewed about childrearing practices they had themselves received from their parents and those they used with their children. Quantitative and content analyses were realized with childrearing practices categorized as inductive, coercive and non-interfering. Results showed continuity of received practices, whether they were inductive, coercive or non-interfering, as well as changes in the used practices due to characteristics of the couple or the child. Childrearing practices seem to comprise a dynamic process between parents and children, with a nonlinear transmission between generations, and affected by factors other than reproduction of learned patterns.application/pdfporPsicologia : teoria e pesquisa. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 123-132.Práticas de criação infantilRelações familiaresCriançasRelações pais-criançaDesenvolvimento infantilChildrearing practicesIntergenerational patternsFamily relationsParent-child relationsTransmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricasTransmission of childrearing practices between generations : empirical evidenceinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000938883.pdf000938883.pdfTexto completoapplication/pdf303662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/1/000938883.pdf3144880aab6e2e8bfd093d417cd99951MD51TEXT000938883.pdf.txt000938883.pdf.txtExtracted Texttext/plain59427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/2/000938883.pdf.txt74ce5adf011349ba68d2f73496c9629dMD52THUMBNAIL000938883.pdf.jpg000938883.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/3/000938883.pdf.jpg637c1477a2b4e2ab975b98a9145d55ebMD5310183/1146352018-10-19 10:03:12.84oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114635Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:03:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Transmission of childrearing practices between generations : empirical evidence |
title |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas |
spellingShingle |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas Marin, Angela Helena Práticas de criação infantil Relações familiares Crianças Relações pais-criança Desenvolvimento infantil Childrearing practices Intergenerational patterns Family relations Parent-child relations |
title_short |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas |
title_full |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas |
title_fullStr |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas |
title_full_unstemmed |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas |
title_sort |
Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais : evidências empíricas |
author |
Marin, Angela Helena |
author_facet |
Marin, Angela Helena Martins, Gabriela Dal Forno Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira Silva, Isabela Machado da Lopes, Rita de Cassia Sobreira Piccinini, Cesar Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Gabriela Dal Forno Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira Silva, Isabela Machado da Lopes, Rita de Cassia Sobreira Piccinini, Cesar Augusto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marin, Angela Helena Martins, Gabriela Dal Forno Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira Silva, Isabela Machado da Lopes, Rita de Cassia Sobreira Piccinini, Cesar Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de criação infantil Relações familiares Crianças Relações pais-criança Desenvolvimento infantil |
topic |
Práticas de criação infantil Relações familiares Crianças Relações pais-criança Desenvolvimento infantil Childrearing practices Intergenerational patterns Family relations Parent-child relations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Childrearing practices Intergenerational patterns Family relations Parent-child relations |
description |
O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-31T01:59:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/114635 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-3772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000938883 |
identifier_str_mv |
0102-3772 000938883 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/114635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e pesquisa. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 123-132. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/1/000938883.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/2/000938883.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114635/3/000938883.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3144880aab6e2e8bfd093d417cd99951 74ce5adf011349ba68d2f73496c9629d 637c1477a2b4e2ab975b98a9145d55eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790301025239040 |