Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gabriela Portela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Dóris Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271036
Resumo: O artigo investiga o percurso de Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), professor de Primeiras Letras, na cidade de Rio Grande/RS.Tem-se como documentos correspondências da Instrução Pública, a legislação vigente na época, anúncios na imprensa local e os dois processos judiciais em que Joaquim foi réu, por supostamente ter castigado estudantes de forma imoderada, dentre outras acusações. A pesquisa identificou que a profissão de professor, no século XIX, ainda que carregada de autoridade perante a comunidade, previa que agissem como exemplo de moral e civilidade, impondo um severo regime de comportamento. Também identificou que os castigos escolares foram o principal mote para condenar o professor, embora aspectos de sua conduta tenham corroborado para sua suspensão do serviço público.
id UFRGS-2_fd27574843d2f86e9107b3b586b8f5c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271036
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moreira, Gabriela PortelaAlmeida, Dóris Bittencourt2024-01-18T03:22:43Z20231519-5902http://hdl.handle.net/10183/271036001194640O artigo investiga o percurso de Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), professor de Primeiras Letras, na cidade de Rio Grande/RS.Tem-se como documentos correspondências da Instrução Pública, a legislação vigente na época, anúncios na imprensa local e os dois processos judiciais em que Joaquim foi réu, por supostamente ter castigado estudantes de forma imoderada, dentre outras acusações. A pesquisa identificou que a profissão de professor, no século XIX, ainda que carregada de autoridade perante a comunidade, previa que agissem como exemplo de moral e civilidade, impondo um severo regime de comportamento. Também identificou que os castigos escolares foram o principal mote para condenar o professor, embora aspectos de sua conduta tenham corroborado para sua suspensão do serviço público.The article investigates the career of Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), a teacher of First Letters in the city of Rio Grande/RS. The documents analyzed include correspondence from the Public Instruction, the legislation in force at the time, advertisements in the local press and the two lawsuits in involving Joaquim, for supposedly having punished students in an immoderate way, among other charges. It was identified that the profession of teaching, in the 19th century, even if carrying a degree of authority among the community, demanded a strict behavioral code from the teachers, who were expected to act as moral examples of civility for their students. The main reason for the lawsuit against the teacher is understood to be the act of punishment, even though some of his acts have contributed to the condemnation.El artículo investiga la trayectoria de Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), profesor de primeras letras, en la ciudad de Río Grande/RS. Tiene como documentos la correspondencia de la Instrucción Pública, la legislación vigente en la época, anuncios en la prensa local y los dos juicios en los que Joaquim fue demandado, por haber castigado supuestamente a los alumnos de forma inmoderada, entre otros cargos. La investigación identificó que el magisterio, en el siglo XIX, aunque cargado de autoridadante la comunidad, preveía que actuaba como ejemplo de moralidad y civismo, imponiendo un severo régimen de comportamiento. También identificó que los castigos escolares fueron el principal lema para condenar al profesor, aunque algunos aspectos de su conducta corroboraron su suspensión de la función pública.application/pdfporRevista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. Vol. 23, n. 1 (2023), e291, p. 1-25DocênciaCultura escolarHistória da educaçãoTeaching professionPublic educationNineteenth-century school cultureProfesión docenteInstrucción públicaCultura escolar del siglo XIXJoaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : the trial of a public education teacher (Rio Grande do Sul/19th century)Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : el proceso de un maestro de educación pública (Rio Grande do Sul/siglo XIX)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194640.pdf.txt001194640.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271036/2/001194640.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001194640.pdfTexto completoapplication/pdf6377150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271036/1/001194640.pdfa8a4e12aca9333b06f812334aa66509dMD5110183/2710362024-01-19 04:25:08.432844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:25:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : the trial of a public education teacher (Rio Grande do Sul/19th century)
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : el proceso de un maestro de educación pública (Rio Grande do Sul/siglo XIX)
title Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
spellingShingle Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
Moreira, Gabriela Portela
Docência
Cultura escolar
História da educação
Teaching profession
Public education
Nineteenth-century school culture
Profesión docente
Instrucción pública
Cultura escolar del siglo XIX
title_short Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
title_full Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
title_fullStr Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
title_full_unstemmed Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
title_sort Joaquim Pedro de Alcantara Dourado : o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX)
author Moreira, Gabriela Portela
author_facet Moreira, Gabriela Portela
Almeida, Dóris Bittencourt
author_role author
author2 Almeida, Dóris Bittencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Gabriela Portela
Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Cultura escolar
História da educação
topic Docência
Cultura escolar
História da educação
Teaching profession
Public education
Nineteenth-century school culture
Profesión docente
Instrucción pública
Cultura escolar del siglo XIX
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching profession
Public education
Nineteenth-century school culture
dc.subject.spa.fl_str_mv Profesión docente
Instrucción pública
Cultura escolar del siglo XIX
description O artigo investiga o percurso de Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), professor de Primeiras Letras, na cidade de Rio Grande/RS.Tem-se como documentos correspondências da Instrução Pública, a legislação vigente na época, anúncios na imprensa local e os dois processos judiciais em que Joaquim foi réu, por supostamente ter castigado estudantes de forma imoderada, dentre outras acusações. A pesquisa identificou que a profissão de professor, no século XIX, ainda que carregada de autoridade perante a comunidade, previa que agissem como exemplo de moral e civilidade, impondo um severo regime de comportamento. Também identificou que os castigos escolares foram o principal mote para condenar o professor, embora aspectos de sua conduta tenham corroborado para sua suspensão do serviço público.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-18T03:22:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271036
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-5902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194640
identifier_str_mv 1519-5902
001194640
url http://hdl.handle.net/10183/271036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. Vol. 23, n. 1 (2023), e291, p. 1-25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271036/2/001194640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271036/1/001194640.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a8a4e12aca9333b06f812334aa66509d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225109668626432