O pensamento matemático na Escola Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sandro Azevedo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ripoll, Cydara Cavedon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148383
Resumo: Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.
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spelling Carvalho, Sandro AzevedoRipoll, Cydara Cavedon2016-09-23T02:14:34Z20130104-4877http://hdl.handle.net/10183/148383001001167Com o objetivo de fazer o leitor refletir sobre a questão “Como familiarizar gradativamente os alunos da Escola Básica com o pensamento matemático?”, relata-se, neste artigo, uma experiência de sala de aula de oitavo ano do Ensino Fundamental, realizada em 2008, na qual o professor, enquanto discute as propriedades da operação de adição de números naturais, procura desenvolver a abstração e o pensamento matemático dos alunos, sem se afastar da linguagem inerente a este nível de escolaridade. Essa e outras atividades que buscavam o mesmo objetivo despertaram, em alguns alunos, o hábito de tentar justificar matematicamente os resultados trabalhados em sala de aula.With the aim of making the reader think over the question “How can we help students of the Secondary School to become familiar with Mathematical thinking?”, we report in this paper an experience that took place in an 8th grade classroom in 2008: the teacher, while discussing about addition properties, tries to develop with his students both abstract and mathematical thinking, keeping the appropriate vocabulary of this school level.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 149-161Pensamento matemáticoEnsino fundamentalAritméticaMathematical thinkingProof in mathematicsAddition propertiesO pensamento matemático na Escola BásicaThe mathematical thinking in the Secondary School info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001167.pdf001001167.pdfTexto completoapplication/pdf157828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148383/1/001001167.pdfc7004b850b3d3475350611979a04115aMD51TEXT001001167.pdf.txt001001167.pdf.txtExtracted Texttext/plain27908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148383/2/001001167.pdf.txtda31339b5368b4bb462ae208d495e543MD52THUMBNAIL001001167.pdf.jpg001001167.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148383/3/001001167.pdf.jpgfcb0f8e29c4b91a06cacf919b6168c5fMD5310183/1483832018-10-29 08:56:21.426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:56:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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