EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA COM TAREFA DUPLA NA APTIDÃO FUNCIONAL E NO DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Gabriela Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Juliana Cristina, Kanitz, Ana Carolina, Tavares, Giselle Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/116489
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de um treinamento de força, utilizando a estratégia de tarefa dupla na aptidão funcional e no desempenho cognitivo de idosos ativos. Vinte idosos (>60 anos) foram divididos em dois grupos: grupo de treinamento de força (GF; n=10) e grupo de treinamento de força com tarefa dupla (GF+TD; n=10). Ambos os grupos realizaram exatamente o mesmo treinamento de força, o que os diferenciava era que o GF+TD incluiu, durante a execução dos exercícios, tarefas cognitivas. Foram realizadas duas sessões semanais, durante dez semanas. Antes e após, a aptidão funcional foi avaliada pela bateria de testes da AAHPERD, e o desempenho cognitivo através do Timed Up & Go, com tarefa dupla (TUG+TD), Miniexame do Estado Mental (MEEM), Teste do Desenho do Relógio (TDR) e Bateria de Avaliação Frontal (BAF). Para análise, utilizou-se o método de Equações de Estimativas Generalizadas (α=0,05). A resistência aeróbica (p=0,001) e a força resistente de membros superiores (p=0,001) apresentaram melhoras significativas em ambos os grupos. As demais variáveis relacionadas à aptidão funcional mantiveram seus valores em ambos os grupos. Em relação ao desempenho cognitivo, o TUG+TD (p=0,015) e o BAF (p=0,001) apresentaram melhoras com os dois treinamentos, enquanto o MEEM e o TDR mantiveram seus valores. Conclui-se que o treinamento de força utilizando a estratégia de tarefa dupla apresentou resultados semelhantes ao treinamento de força realizado de forma isolada, melhorando e mantendo tantos aspectos da aptidão funcional quanto do desempenho cognitivo.
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