NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Stenio de Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aguiar, Ana Lúcia Oliveira, Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/102858
Resumo: O artigo objetiva compreender como os saberes da experiência de uma professora aposentada, têm contribuído para educar e formar crianças, jovens e adultos da Comunidade do Rosado, Rio Grande do Norte. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual usamos como método de investigação os estudos da (auto)biográfica com foco nas narrativas formativas. Apontamos que as narrativas de vida e a formação da professora possibilitam, por meio dos saberes da experiência tais como: costurar, bordar, cantar e ensinar, a construção da formação do cotidiano dos moradores dessa comunidade afirmando-se como sujeitos de pertença desse lugar. Apresentamos os saberes de uma professora que tem nas mãos e na alma a arte de ensinar o que aprendeu com o outro, na convivência em coletividade.
id UFRGS-4_6cc13a309fa244a58ed7605a0d7d3591
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/102858
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃOTerceira Idade. Saberes da experiência. Memória. Formação.Narrativas de uma idosa aposentadaO artigo objetiva compreender como os saberes da experiência de uma professora aposentada, têm contribuído para educar e formar crianças, jovens e adultos da Comunidade do Rosado, Rio Grande do Norte. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual usamos como método de investigação os estudos da (auto)biográfica com foco nas narrativas formativas. Apontamos que as narrativas de vida e a formação da professora possibilitam, por meio dos saberes da experiência tais como: costurar, bordar, cantar e ensinar, a construção da formação do cotidiano dos moradores dessa comunidade afirmando-se como sujeitos de pertença desse lugar. Apresentamos os saberes de uma professora que tem nas mãos e na alma a arte de ensinar o que aprendeu com o outro, na convivência em coletividade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEducaçãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/10285810.22456/2316-2171.102858Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 3 (2021); 129-1462316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/102858/86136Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Stenio de BritoAguiar, Ana Lúcia OliveiraFernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira2022-09-08T02:36:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/102858Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2022-09-08T02:36:39Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
title NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
spellingShingle NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
Fernandes, Stenio de Brito
Terceira Idade. Saberes da experiência. Memória. Formação.
Narrativas de uma idosa aposentada
title_short NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
title_full NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
title_fullStr NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
title_full_unstemmed NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
title_sort NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: HISTÓRIA DE VIDA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO
author Fernandes, Stenio de Brito
author_facet Fernandes, Stenio de Brito
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
author_role author
author2 Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Stenio de Brito
Aguiar, Ana Lúcia Oliveira
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Terceira Idade. Saberes da experiência. Memória. Formação.
Narrativas de uma idosa aposentada
topic Terceira Idade. Saberes da experiência. Memória. Formação.
Narrativas de uma idosa aposentada
description O artigo objetiva compreender como os saberes da experiência de uma professora aposentada, têm contribuído para educar e formar crianças, jovens e adultos da Comunidade do Rosado, Rio Grande do Norte. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual usamos como método de investigação os estudos da (auto)biográfica com foco nas narrativas formativas. Apontamos que as narrativas de vida e a formação da professora possibilitam, por meio dos saberes da experiência tais como: costurar, bordar, cantar e ensinar, a construção da formação do cotidiano dos moradores dessa comunidade afirmando-se como sujeitos de pertença desse lugar. Apresentamos os saberes de uma professora que tem nas mãos e na alma a arte de ensinar o que aprendeu com o outro, na convivência em coletividade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Educação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/102858
10.22456/2316-2171.102858
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/102858
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.102858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/102858/86136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 3 (2021); 129-146
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766095644590080