O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marin, Maria José Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48932
Resumo: Considerando que a concepção sobre o processo de envelhecimento está associada tanto a aspectos positivos como negativos, além de sofrer influências do contexto de vida, propõe-se, no presente estudo, compreender a percepção sobre o envelhecimento por idosos que frequentam a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou um roteiro com dados sociodemográficos e uma questão aberta sobre o significado do envelhecimento. Participaram 25 idosos da UNATI da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Os dados foram analisados na perspectiva interpretativa hermenêutica dialética. A maioria dos participantes são mulheres na faixa etária dos 60 a 69 anos e 40% deles contam com formação universitária. Para os participantes, o envelhecimento é percebido como um balanço entre perdas e ganhos; há a possibilidade de viver mais livremente e, por outro lado, sentem-se ameaçados pela vulnerabilidade das condições de e pela proximidade com a finitude. Como conclusão, depreende-se que as percepções desses idosos sobre o envelhecimento perpassam, ao mesmo tempo, o vivido e o imaginário e, mesmo com as perdas se evidenciando, conseguem manter-se ativos, participativos e em pleno processo de avanço do conhecimento e interação social sem desconsiderar as fragilidades e vulnerabilidades decorrentes dessa fase da vida. 
id UFRGS-4_8a48e299c255c44b291634fa9190941d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/48932
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADEEnvelhecimentoUniversidadeEducação permanenteIdosoENVELHECIMENTO HUMANOConsiderando que a concepção sobre o processo de envelhecimento está associada tanto a aspectos positivos como negativos, além de sofrer influências do contexto de vida, propõe-se, no presente estudo, compreender a percepção sobre o envelhecimento por idosos que frequentam a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou um roteiro com dados sociodemográficos e uma questão aberta sobre o significado do envelhecimento. Participaram 25 idosos da UNATI da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Os dados foram analisados na perspectiva interpretativa hermenêutica dialética. A maioria dos participantes são mulheres na faixa etária dos 60 a 69 anos e 40% deles contam com formação universitária. Para os participantes, o envelhecimento é percebido como um balanço entre perdas e ganhos; há a possibilidade de viver mais livremente e, por outro lado, sentem-se ameaçados pela vulnerabilidade das condições de e pela proximidade com a finitude. Como conclusão, depreende-se que as percepções desses idosos sobre o envelhecimento perpassam, ao mesmo tempo, o vivido e o imaginário e, mesmo com as perdas se evidenciando, conseguem manter-se ativos, participativos e em pleno processo de avanço do conhecimento e interação social sem desconsiderar as fragilidades e vulnerabilidades decorrentes dessa fase da vida. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTrata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo realizada com idosos que frequentam a Universidade Aberta da Terceira Idade - UNATI da Unesp de Marília SP.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4893210.22456/2316-2171.48932Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 20 n. 2 (2015)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48932/35460Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de AlmeidaMarin, Maria José Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:53:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/48932Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:53:17Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
title O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
spellingShingle O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida
Envelhecimento
Universidade
Educação permanente
Idoso
ENVELHECIMENTO HUMANO
title_short O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
title_full O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
title_fullStr O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
title_full_unstemmed O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
title_sort O ENVELHECIMENTO NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS QUE FREQUENTAM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE
author Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida
author_facet Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida
Marin, Maria José Sanches
author_role author
author2 Marin, Maria José Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida
Marin, Maria José Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Universidade
Educação permanente
Idoso
ENVELHECIMENTO HUMANO
topic Envelhecimento
Universidade
Educação permanente
Idoso
ENVELHECIMENTO HUMANO
description Considerando que a concepção sobre o processo de envelhecimento está associada tanto a aspectos positivos como negativos, além de sofrer influências do contexto de vida, propõe-se, no presente estudo, compreender a percepção sobre o envelhecimento por idosos que frequentam a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou um roteiro com dados sociodemográficos e uma questão aberta sobre o significado do envelhecimento. Participaram 25 idosos da UNATI da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Os dados foram analisados na perspectiva interpretativa hermenêutica dialética. A maioria dos participantes são mulheres na faixa etária dos 60 a 69 anos e 40% deles contam com formação universitária. Para os participantes, o envelhecimento é percebido como um balanço entre perdas e ganhos; há a possibilidade de viver mais livremente e, por outro lado, sentem-se ameaçados pela vulnerabilidade das condições de e pela proximidade com a finitude. Como conclusão, depreende-se que as percepções desses idosos sobre o envelhecimento perpassam, ao mesmo tempo, o vivido e o imaginário e, mesmo com as perdas se evidenciando, conseguem manter-se ativos, participativos e em pleno processo de avanço do conhecimento e interação social sem desconsiderar as fragilidades e vulnerabilidades decorrentes dessa fase da vida. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo realizada com idosos que frequentam a Universidade Aberta da Terceira Idade - UNATI da Unesp de Marília SP.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48932
10.22456/2316-2171.48932
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48932
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.48932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/48932/35460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 20 n. 2 (2015)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093975257088