A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Juciclara
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silveira, Marília, Kochhann, Renata, Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/6951
Resumo: Resumo: A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verificar se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfico, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi significativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência. Palavras-chave: Demência de Tipo Alzheimer. Compreensão textual. Memória. Linguagem. Abstract: The task of recall stories presents a difference between the elderly with dementia and the ones without dementia because the first can remember a greater number of information than the latter. This study aimed to verify if patients with mild or moderate dementia are sensible to the task of textual reading comprehension since the first stages of the disease 40 elderly patients were analyzed: 25 with probable AD, from which 12 were mild and 13 were moderate, and 15 without dementia, with a minimum schooling of 4 years. The patients were evaluated through the MEEM, Sociodemographic Questionary and the GDS-15, besides four stories, each with four sentences, which presented a narrative and descriptive textual structure. The textual comprehension showed to be a sensitive task to the patients with dementia, whose performance was significantly worse than the one of the healthy elderly. There was no statistically significant difference regarding the textual structures of the stories. However, as the elements of narrative structure in the stories increased, the participants without dementia and the ones with mild dementia showed an improvement in remembering the stories. The kinds of additions to the stories that the patients with AD made more frequently were reconstruction and inference. The results suggest that the evaluation of the linguistic abilities may help in the early differential diagnosis of dementia. Keywords: Alzheimer’s disease. Textual comprehension. Memory. Language.
id UFRGS-4_b0601a6db543a737f8ea7994b4b7248c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/6951
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderadaDemência de Tipo Alzheimer. Compreensão textual. Memória. Linguagem. Alzheimer’s disease. Textual comprehension. Memory. Language.Resumo: A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verificar se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfico, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi significativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência. Palavras-chave: Demência de Tipo Alzheimer. Compreensão textual. Memória. Linguagem. Abstract: The task of recall stories presents a difference between the elderly with dementia and the ones without dementia because the first can remember a greater number of information than the latter. This study aimed to verify if patients with mild or moderate dementia are sensible to the task of textual reading comprehension since the first stages of the disease 40 elderly patients were analyzed: 25 with probable AD, from which 12 were mild and 13 were moderate, and 15 without dementia, with a minimum schooling of 4 years. The patients were evaluated through the MEEM, Sociodemographic Questionary and the GDS-15, besides four stories, each with four sentences, which presented a narrative and descriptive textual structure. The textual comprehension showed to be a sensitive task to the patients with dementia, whose performance was significantly worse than the one of the healthy elderly. There was no statistically significant difference regarding the textual structures of the stories. However, as the elements of narrative structure in the stories increased, the participants without dementia and the ones with mild dementia showed an improvement in remembering the stories. The kinds of additions to the stories that the patients with AD made more frequently were reconstruction and inference. The results suggest that the evaluation of the linguistic abilities may help in the early differential diagnosis of dementia. Keywords: Alzheimer’s disease. Textual comprehension. Memory. Language.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQuantitativoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/695110.22456/2316-2171.6951Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 13 n. 1 (2008)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/6951/4219Rinaldi, JuciclaraSilveira, MaríliaKochhann, RenataParente, Maria Alice de Mattos Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:48:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/6951Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:48:33Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
spellingShingle A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
Rinaldi, Juciclara
Demência de Tipo Alzheimer. Compreensão textual. Memória. Linguagem. Alzheimer’s disease. Textual comprehension. Memory. Language.
title_short A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_full A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_fullStr A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_full_unstemmed A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
title_sort A compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderada
author Rinaldi, Juciclara
author_facet Rinaldi, Juciclara
Silveira, Marília
Kochhann, Renata
Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
author_role author
author2 Silveira, Marília
Kochhann, Renata
Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rinaldi, Juciclara
Silveira, Marília
Kochhann, Renata
Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Demência de Tipo Alzheimer. Compreensão textual. Memória. Linguagem. Alzheimer’s disease. Textual comprehension. Memory. Language.
topic Demência de Tipo Alzheimer. Compreensão textual. Memória. Linguagem. Alzheimer’s disease. Textual comprehension. Memory. Language.
description Resumo: A tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verificar se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfico, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi significativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência. Palavras-chave: Demência de Tipo Alzheimer. Compreensão textual. Memória. Linguagem. Abstract: The task of recall stories presents a difference between the elderly with dementia and the ones without dementia because the first can remember a greater number of information than the latter. This study aimed to verify if patients with mild or moderate dementia are sensible to the task of textual reading comprehension since the first stages of the disease 40 elderly patients were analyzed: 25 with probable AD, from which 12 were mild and 13 were moderate, and 15 without dementia, with a minimum schooling of 4 years. The patients were evaluated through the MEEM, Sociodemographic Questionary and the GDS-15, besides four stories, each with four sentences, which presented a narrative and descriptive textual structure. The textual comprehension showed to be a sensitive task to the patients with dementia, whose performance was significantly worse than the one of the healthy elderly. There was no statistically significant difference regarding the textual structures of the stories. However, as the elements of narrative structure in the stories increased, the participants without dementia and the ones with mild dementia showed an improvement in remembering the stories. The kinds of additions to the stories that the patients with AD made more frequently were reconstruction and inference. The results suggest that the evaluation of the linguistic abilities may help in the early differential diagnosis of dementia. Keywords: Alzheimer’s disease. Textual comprehension. Memory. Language.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Quantitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/6951
10.22456/2316-2171.6951
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/6951
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.6951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/6951/4219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 13 n. 1 (2008)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766091900125184