Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Sávio Silveira de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ronchi,Juliana Peterle, Tokumaru,Rosana Suemi
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100010
Resumo: Os jogos de regras possuem complexos sistemas de regras expressos em relações sócio-culturais, favorecendo, segundo Piaget, o estudo da autonomia versus heteronomia, uma das dimensões do desenvolvimento moral. Nosso objetivo foi analisar a importância da constituição das regras para Piaget, examinando apropriações que ele faz de termos kantianos, proporcionando uma reflexão sobre termos que têm sido empregados diferentemente dos seus significados filosóficos originais. Observamos que a diferenciação entre duas morais, e a concepção de respeito, fundamental para o entendimento desta diferenciação, são pressupostos kantianos utilizados por Piaget. Concluímos que o entendimento do desenvolvimento moral na teoria piagetiana se evidencia quando precisamos alguns termos nos escritos kantianos.
id UFRGS-5_1e788c4c00aa2ccb46f2751b1c3c98f9
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722009000100010
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão KantianaPiagetKantdesenvolvimento moraljogos de regraOs jogos de regras possuem complexos sistemas de regras expressos em relações sócio-culturais, favorecendo, segundo Piaget, o estudo da autonomia versus heteronomia, uma das dimensões do desenvolvimento moral. Nosso objetivo foi analisar a importância da constituição das regras para Piaget, examinando apropriações que ele faz de termos kantianos, proporcionando uma reflexão sobre termos que têm sido empregados diferentemente dos seus significados filosóficos originais. Observamos que a diferenciação entre duas morais, e a concepção de respeito, fundamental para o entendimento desta diferenciação, são pressupostos kantianos utilizados por Piaget. Concluímos que o entendimento do desenvolvimento moral na teoria piagetiana se evidencia quando precisamos alguns termos nos escritos kantianos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100010Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000100010info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Sávio Silveira deRonchi,Juliana PeterleTokumaru,Rosana Suemipor2009-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2009-06-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
title Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
spellingShingle Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
Queiroz,Sávio Silveira de
Piaget
Kant
desenvolvimento moral
jogos de regra
title_short Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
title_full Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
title_fullStr Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
title_full_unstemmed Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
title_sort Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana
author Queiroz,Sávio Silveira de
author_facet Queiroz,Sávio Silveira de
Ronchi,Juliana Peterle
Tokumaru,Rosana Suemi
author_role author
author2 Ronchi,Juliana Peterle
Tokumaru,Rosana Suemi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Sávio Silveira de
Ronchi,Juliana Peterle
Tokumaru,Rosana Suemi
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget
Kant
desenvolvimento moral
jogos de regra
topic Piaget
Kant
desenvolvimento moral
jogos de regra
description Os jogos de regras possuem complexos sistemas de regras expressos em relações sócio-culturais, favorecendo, segundo Piaget, o estudo da autonomia versus heteronomia, uma das dimensões do desenvolvimento moral. Nosso objetivo foi analisar a importância da constituição das regras para Piaget, examinando apropriações que ele faz de termos kantianos, proporcionando uma reflexão sobre termos que têm sido empregados diferentemente dos seus significados filosóficos originais. Observamos que a diferenciação entre duas morais, e a concepção de respeito, fundamental para o entendimento desta diferenciação, são pressupostos kantianos utilizados por Piaget. Concluímos que o entendimento do desenvolvimento moral na teoria piagetiana se evidencia quando precisamos alguns termos nos escritos kantianos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722009000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863850110976