Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,Edna Rosa Correia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Boruchovitch,Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008
Resumo: Este estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna do instrumento. Pela análise fatorial exploratória, obteve-se uma escala de dois fatores: motivação intrínseca (MI) e motivação extrínseca (ME) que explicaram, respectivamente, 17,68% e 12,71% da variância total. Discute-se a necessidade de se aprofundar estudos sobre a viabilidade de utilização da escala para diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas motivacionais no contexto escolar.
id UFRGS-5_3b94b99135e80b2288b93dbe68ed8a68
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722007000300008
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)Motivação para aprendermotivação intrínsecamotivação extrínsecaconstrução de instrumentoensino fundamentalEste estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna do instrumento. Pela análise fatorial exploratória, obteve-se uma escala de dois fatores: motivação intrínseca (MI) e motivação extrínseca (ME) que explicaram, respectivamente, 17,68% e 12,71% da variância total. Discute-se a necessidade de se aprofundar estudos sobre a viabilidade de utilização da escala para diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas motivacionais no contexto escolar.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.3 2007reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722007000300008info:eu-repo/semantics/openAccessNeves,Edna Rosa CorreiaBoruchovitch,Evelypor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722007000300008Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2008-01-22T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
title Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
spellingShingle Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
Neves,Edna Rosa Correia
Motivação para aprender
motivação intrínseca
motivação extrínseca
construção de instrumento
ensino fundamental
title_short Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
title_full Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
title_fullStr Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
title_full_unstemmed Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
title_sort Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
author Neves,Edna Rosa Correia
author_facet Neves,Edna Rosa Correia
Boruchovitch,Evely
author_role author
author2 Boruchovitch,Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves,Edna Rosa Correia
Boruchovitch,Evely
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação para aprender
motivação intrínseca
motivação extrínseca
construção de instrumento
ensino fundamental
topic Motivação para aprender
motivação intrínseca
motivação extrínseca
construção de instrumento
ensino fundamental
description Este estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna do instrumento. Pela análise fatorial exploratória, obteve-se uma escala de dois fatores: motivação intrínseca (MI) e motivação extrínseca (ME) que explicaram, respectivamente, 17,68% e 12,71% da variância total. Discute-se a necessidade de se aprofundar estudos sobre a viabilidade de utilização da escala para diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas motivacionais no contexto escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722007000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.3 2007
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863462137856