Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire,Rosane Papaleo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Balardin,Joana Bisol, Caldana,Fábio, Santos,Cristiane Moro dos, Krebs,Luciana Cunha, Souza,Valdemarina Bidone de Azevedo e, Schröder,Nadja, Bromberg,Elke
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019
Resumo: Estudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos.
id UFRGS-5_3e2ae992573a33948b7d64783b1423e5
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722008000200019
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idososMemóriaenvelhecimentocogniçãoEstudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.2 2008reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722008000200019info:eu-repo/semantics/openAccessFreire,Rosane PapaleoBalardin,Joana BisolCaldana,FábioSantos,Cristiane Moro dosKrebs,Luciana CunhaSouza,Valdemarina Bidone de Azevedo eSchröder,NadjaBromberg,Elkepor2008-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722008000200019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2008-10-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
title Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
spellingShingle Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
Freire,Rosane Papaleo
Memória
envelhecimento
cognição
title_short Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
title_full Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
title_fullStr Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
title_full_unstemmed Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
title_sort Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
author Freire,Rosane Papaleo
author_facet Freire,Rosane Papaleo
Balardin,Joana Bisol
Caldana,Fábio
Santos,Cristiane Moro dos
Krebs,Luciana Cunha
Souza,Valdemarina Bidone de Azevedo e
Schröder,Nadja
Bromberg,Elke
author_role author
author2 Balardin,Joana Bisol
Caldana,Fábio
Santos,Cristiane Moro dos
Krebs,Luciana Cunha
Souza,Valdemarina Bidone de Azevedo e
Schröder,Nadja
Bromberg,Elke
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire,Rosane Papaleo
Balardin,Joana Bisol
Caldana,Fábio
Santos,Cristiane Moro dos
Krebs,Luciana Cunha
Souza,Valdemarina Bidone de Azevedo e
Schröder,Nadja
Bromberg,Elke
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
envelhecimento
cognição
topic Memória
envelhecimento
cognição
description Estudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722008000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.2 2008
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863533441024