O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2001 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300006 |
Summary: | O artigo investiga como surge e se desenvolve o conceito de tempo como integração da distância e da velocidade em uma amostra de 46 crianças de sete a dez anos de idade que estudavam em uma escola da rede pública de ensino. Os resultados diferem de achados anteriores porque mostram que mesmo as crianças de dez anos não utilizaram uma regra de divisão para realizar os julgamentos sobre tempo. Estes resultados apontam mais para diferenças em termos de experiência sociocultural e escolar do que para diferenças transculturais no desenvolvimento da noção de tempo como integração da distância e da velocidade. |
id |
UFRGS-5_5c872b948cab4b745eb76e4dfc9f49a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722001000300006 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da VelocidadeConceito de tempoPiagetculturaescolarizaçãoO artigo investiga como surge e se desenvolve o conceito de tempo como integração da distância e da velocidade em uma amostra de 46 crianças de sete a dez anos de idade que estudavam em uma escola da rede pública de ensino. Os resultados diferem de achados anteriores porque mostram que mesmo as crianças de dez anos não utilizaram uma regra de divisão para realizar os julgamentos sobre tempo. Estes resultados apontam mais para diferenças em termos de experiência sociocultural e escolar do que para diferenças transculturais no desenvolvimento da noção de tempo como integração da distância e da velocidade.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300006Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722001000300006info:eu-repo/semantics/openAccessRoazzi,AntonioCastro Filho,José Aires depor2002-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722001000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-05-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade |
title |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade |
spellingShingle |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade Roazzi,Antonio Conceito de tempo Piaget cultura escolarização |
title_short |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade |
title_full |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade |
title_fullStr |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade |
title_sort |
O Desenvolvimento da Noção de Tempo como Integração da Distância e da Velocidade |
author |
Roazzi,Antonio |
author_facet |
Roazzi,Antonio Castro Filho,José Aires de |
author_role |
author |
author2 |
Castro Filho,José Aires de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roazzi,Antonio Castro Filho,José Aires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito de tempo Piaget cultura escolarização |
topic |
Conceito de tempo Piaget cultura escolarização |
description |
O artigo investiga como surge e se desenvolve o conceito de tempo como integração da distância e da velocidade em uma amostra de 46 crianças de sete a dez anos de idade que estudavam em uma escola da rede pública de ensino. Os resultados diferem de achados anteriores porque mostram que mesmo as crianças de dez anos não utilizaram uma regra de divisão para realizar os julgamentos sobre tempo. Estes resultados apontam mais para diferenças em termos de experiência sociocultural e escolar do que para diferenças transculturais no desenvolvimento da noção de tempo como integração da distância e da velocidade. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722001000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134861923876864 |