Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200003 |
Resumo: | Constata-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais de crianças da educação infantil, de modo a predizer problemas comportamentais e instrumentar ações preventivas, justificando a proposição de instrumentos. Objetivou-se testar propriedades psicométricas de validade e confiabilidade do Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para pais (QRSH-Pais). Foram avaliados por suas mães 131 pré-escolares, diferenciados em subgrupos com e sem problema de comportamento com base na Escala Comportamental Infantil (ECI-Pais e ECI-Professor). Procedeu-se aos estudos de validade discriminativa e concorrente e a verificação da consistência interna pelo alfa de Cronbach. Os resultados apontaram para indicadores positivos de consistência interna e validade discriminativa. Considera-se que o questionário está aferido para avaliação de habilidades sociais em pré-escolares, podendo ser utilizado em pesquisas de avaliação e de intervenção clínica controlada. |
id |
UFRGS-5_b2cc269962beff3feb6435e811feaea3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722011000200003 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-PaisValidação de instrumentoHabilidades sociaisDesenvolvimento infantilProblemas de comportamentoPrevençãoConstata-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais de crianças da educação infantil, de modo a predizer problemas comportamentais e instrumentar ações preventivas, justificando a proposição de instrumentos. Objetivou-se testar propriedades psicométricas de validade e confiabilidade do Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para pais (QRSH-Pais). Foram avaliados por suas mães 131 pré-escolares, diferenciados em subgrupos com e sem problema de comportamento com base na Escala Comportamental Infantil (ECI-Pais e ECI-Professor). Procedeu-se aos estudos de validade discriminativa e concorrente e a verificação da consistência interna pelo alfa de Cronbach. Os resultados apontaram para indicadores positivos de consistência interna e validade discriminativa. Considera-se que o questionário está aferido para avaliação de habilidades sociais em pré-escolares, podendo ser utilizado em pesquisas de avaliação e de intervenção clínica controlada.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200003Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.2 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000200003info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva,Alessandra TuriniMarturano,Edna MariaLoureiro,Sonia Reginapor2011-08-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-08-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais |
title |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais |
spellingShingle |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Validação de instrumento Habilidades sociais Desenvolvimento infantil Problemas de comportamento Prevenção |
title_short |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais |
title_full |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais |
title_fullStr |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais |
title_full_unstemmed |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais |
title_sort |
Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais |
author |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author_facet |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Loureiro,Sonia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Marturano,Edna Maria Loureiro,Sonia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini Marturano,Edna Maria Loureiro,Sonia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Validação de instrumento Habilidades sociais Desenvolvimento infantil Problemas de comportamento Prevenção |
topic |
Validação de instrumento Habilidades sociais Desenvolvimento infantil Problemas de comportamento Prevenção |
description |
Constata-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais de crianças da educação infantil, de modo a predizer problemas comportamentais e instrumentar ações preventivas, justificando a proposição de instrumentos. Objetivou-se testar propriedades psicométricas de validade e confiabilidade do Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para pais (QRSH-Pais). Foram avaliados por suas mães 131 pré-escolares, diferenciados em subgrupos com e sem problema de comportamento com base na Escala Comportamental Infantil (ECI-Pais e ECI-Professor). Procedeu-se aos estudos de validade discriminativa e concorrente e a verificação da consistência interna pelo alfa de Cronbach. Os resultados apontaram para indicadores positivos de consistência interna e validade discriminativa. Considera-se que o questionário está aferido para avaliação de habilidades sociais em pré-escolares, podendo ser utilizado em pesquisas de avaliação e de intervenção clínica controlada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722011000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.2 2011 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864423682048 |