Correlação entre WISC e rendimento escolar na escola pública e na escola particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Vesco,Álida
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Mattos,Denise, Benincá,Ciomara, Tarasconi,Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300008
Resumo: O trabalho compara resultados do WISC com rendimento escolar , no sentido de correlacionar medidas psicométricas de inteligência com critérios de rendimento escolar, a fim de aperfeiçoar a capacidade diagnóstica e preditiva do teste. Participaram 20 alunos (10 de escola pública e 10 de escola particular), de 5ª a 8ª séries, com idade entre 8,7 a 13,2 anos, do grupo considerado com um bom desempenho. Não houve correlação significativa entre resultados do WISC e rendimento escolar. Comparando escolas, os alunos da rede particular tiveram pontuações significativamente melhores em Compreensão [t(2,18)= 2,78; p<0,05]; Vocabulário [t(2,18)= 4,46; p<0,05]; e Código [t(2,18)= 2,7; p<00,05]; mas, no que se refere ao rendimento escolar (notas), não houve diferença significativa, o que pode ser explicado pelas peculiaridades dos programas escolares. O estudo discute o prejuízo dos alunos da rede pública submetidos ao WISC, especialmente na área verbal, mais suscetível à influência de variáveis sócio-culturais, o que é coerente com estudos anteriores.
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