As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia,Mônica F. B.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Lima,Anna Paula Brito, Araújo,Claudia Roberta de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010
Resumo: Este artigo propõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita ser redimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" - com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado.
id UFRGS-5_e4e773d1c908633f9853fe84979fc7ac
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722001000300010
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto EscolarAtuação do psicólogocontexto escolarteorias psicogenéticasEste artigo propõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita ser redimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" - com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722001000300010info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia,Mônica F. B.Lima,Anna Paula BritoAraújo,Claudia Roberta depor2002-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722001000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-05-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
title As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
spellingShingle As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
Correia,Mônica F. B.
Atuação do psicólogo
contexto escolar
teorias psicogenéticas
title_short As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
title_full As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
title_fullStr As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
title_full_unstemmed As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
title_sort As Contribuições da Psicologia Cognitiva e a Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
author Correia,Mônica F. B.
author_facet Correia,Mônica F. B.
Lima,Anna Paula Brito
Araújo,Claudia Roberta de
author_role author
author2 Lima,Anna Paula Brito
Araújo,Claudia Roberta de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia,Mônica F. B.
Lima,Anna Paula Brito
Araújo,Claudia Roberta de
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação do psicólogo
contexto escolar
teorias psicogenéticas
topic Atuação do psicólogo
contexto escolar
teorias psicogenéticas
description Este artigo propõe uma discussão acerca do papel do psicólogo no contexto escolar, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação. Os psicólogos escolares têm, ao longo do seu tempo de inserção nesse contexto, centrado suas preocupações principalmente nas dificuldades de aprendizagem dos alunos, numa atuação individualizada e setorizada. Contudo, este papel necessita ser redimensionado, uma vez que aquele deveria ter formação teórica que instrumentalizasse a sua participação ativa nas discussões acerca do processo ensino-aprendizagem, atuando na "situação didática" - com alunos, com professores; enfim, com toda a comunidade escolar, dentro de um tempo historicamente determinado.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722001000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862213283840