Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A

Bibliographic Details
Main Author: Gobitta,Mônica
Publication Date: 2002
Other Authors: Guzzo,Raquel Souza Lobo
Format: Article
Language: por
Source: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100016
Summary: No presente estudo buscou-se investigar os índices de precisão do Inventário de Auto-Estima (SEI)-Forma A, descrever a auto-estima do grupo estudado considerando-se as variáveis: gênero e faixa etária nas dimensões estudadas pelo Inventário. Foram participantes deste estudo 142 crianças e adolescentes de dez a 18 anos. Os resultados referentes aos índices de precisão do Inventário mostraram índices satisfatórios quando considerados os resultados da pontuação geral, o mesmo não ocorreu quando a correlação item-total foi submetida às dimensões estudadas. Com relação aos resultados descritivos da auto-estima do grupo estudado, estes apresentaram pequenas diferenças entre as variáveis pesquisadas. Estes resultados levaram a discussões a respeito da adaptação transcultural de instrumentos de avaliação e as conclusões deste estudo apontam para a necessidade de que o instrumento escolhido seja aperfeiçoado em investigações futuras no sentido de melhorar a consistência interna dos itens.
id UFRGS-5_e512dc50336850b45193aaef90cdbbb4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722002000100016
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma AAuto-estimaavaliação psicológicaadaptação de testesNo presente estudo buscou-se investigar os índices de precisão do Inventário de Auto-Estima (SEI)-Forma A, descrever a auto-estima do grupo estudado considerando-se as variáveis: gênero e faixa etária nas dimensões estudadas pelo Inventário. Foram participantes deste estudo 142 crianças e adolescentes de dez a 18 anos. Os resultados referentes aos índices de precisão do Inventário mostraram índices satisfatórios quando considerados os resultados da pontuação geral, o mesmo não ocorreu quando a correlação item-total foi submetida às dimensões estudadas. Com relação aos resultados descritivos da auto-estima do grupo estudado, estes apresentaram pequenas diferenças entre as variáveis pesquisadas. Estes resultados levaram a discussões a respeito da adaptação transcultural de instrumentos de avaliação e as conclusões deste estudo apontam para a necessidade de que o instrumento escolhido seja aperfeiçoado em investigações futuras no sentido de melhorar a consistência interna dos itens.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100016Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.1 2002reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722002000100016info:eu-repo/semantics/openAccessGobitta,MônicaGuzzo,Raquel Souza Lobopor2002-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722002000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-11-19T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
title Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
spellingShingle Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
Gobitta,Mônica
Auto-estima
avaliação psicológica
adaptação de testes
title_short Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
title_full Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
title_fullStr Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
title_full_unstemmed Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
title_sort Estudo inicial do inventário de Auto-Estima (SEI): Forma A
author Gobitta,Mônica
author_facet Gobitta,Mônica
Guzzo,Raquel Souza Lobo
author_role author
author2 Guzzo,Raquel Souza Lobo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobitta,Mônica
Guzzo,Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-estima
avaliação psicológica
adaptação de testes
topic Auto-estima
avaliação psicológica
adaptação de testes
description No presente estudo buscou-se investigar os índices de precisão do Inventário de Auto-Estima (SEI)-Forma A, descrever a auto-estima do grupo estudado considerando-se as variáveis: gênero e faixa etária nas dimensões estudadas pelo Inventário. Foram participantes deste estudo 142 crianças e adolescentes de dez a 18 anos. Os resultados referentes aos índices de precisão do Inventário mostraram índices satisfatórios quando considerados os resultados da pontuação geral, o mesmo não ocorreu quando a correlação item-total foi submetida às dimensões estudadas. Com relação aos resultados descritivos da auto-estima do grupo estudado, estes apresentaram pequenas diferenças entre as variáveis pesquisadas. Estes resultados levaram a discussões a respeito da adaptação transcultural de instrumentos de avaliação e as conclusões deste estudo apontam para a necessidade de que o instrumento escolhido seja aperfeiçoado em investigações futuras no sentido de melhorar a consistência interna dos itens.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722002000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.1 2002
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862248935424