Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola,Wagner Bandeira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300015
Resumo: Este estudo objetivou determinar o funcionamento diferencial de 30 analogias destinadas à avaliação do raciocínio verbal, considerando a variável sexo. Utilizou-se uma amostra de 730 alunos do Ensino Médio, com idade média de 17,74 anos (dp= 3,12 anos). A maioria procedia de escolas públicas (58,5%) e era do sexo feminino (53,2%). Os grupos organizados para a investigação foram compostos por homens (n=342) e mulheres (n=388). Os parâmetros métricos dos itens foram determinados pelo modelo TRI de dois parâmetros logísticos. Para a verificação do DIF foram comparados os parâmetros métricos dos itens. Os resultados indicaram a presença de cinco itens com DIF.
id UFRGS-5_fb4f13c35650247ac5a91b84d0997205
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722000000300015
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbalFuncionamento diferencial dos itens (DIF)teoria da resposta ao item (TRI)raciocínio verbalavaliação psicológicaEste estudo objetivou determinar o funcionamento diferencial de 30 analogias destinadas à avaliação do raciocínio verbal, considerando a variável sexo. Utilizou-se uma amostra de 730 alunos do Ensino Médio, com idade média de 17,74 anos (dp= 3,12 anos). A maioria procedia de escolas públicas (58,5%) e era do sexo feminino (53,2%). Os grupos organizados para a investigação foram compostos por homens (n=342) e mulheres (n=388). Os parâmetros métricos dos itens foram determinados pelo modelo TRI de dois parâmetros logísticos. Para a verificação do DIF foram comparados os parâmetros métricos dos itens. Os resultados indicaram a presença de cinco itens com DIF.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300015Psicologia: Reflexão e Crítica v.13 n.3 2000reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722000000300015info:eu-repo/semantics/openAccessAndriola,Wagner Bandeirapor2001-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722000000300015Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2001-06-12T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
title Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
spellingShingle Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
Andriola,Wagner Bandeira
Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
teoria da resposta ao item (TRI)
raciocínio verbal
avaliação psicológica
title_short Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
title_full Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
title_fullStr Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
title_full_unstemmed Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
title_sort Funcionamento diferencial dos itens (DIF): estudo com analogias para medir o raciocínio verbal
author Andriola,Wagner Bandeira
author_facet Andriola,Wagner Bandeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriola,Wagner Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
teoria da resposta ao item (TRI)
raciocínio verbal
avaliação psicológica
topic Funcionamento diferencial dos itens (DIF)
teoria da resposta ao item (TRI)
raciocínio verbal
avaliação psicológica
description Este estudo objetivou determinar o funcionamento diferencial de 30 analogias destinadas à avaliação do raciocínio verbal, considerando a variável sexo. Utilizou-se uma amostra de 730 alunos do Ensino Médio, com idade média de 17,74 anos (dp= 3,12 anos). A maioria procedia de escolas públicas (58,5%) e era do sexo feminino (53,2%). Os grupos organizados para a investigação foram compostos por homens (n=342) e mulheres (n=388). Os parâmetros métricos dos itens foram determinados pelo modelo TRI de dois parâmetros logísticos. Para a verificação do DIF foram comparados os parâmetros métricos dos itens. Os resultados indicaram a presença de cinco itens com DIF.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722000000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.13 n.3 2000
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861860962304