A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kurtz, Adriana Schryver
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intexto (Porto Alegre)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3297
Resumo: O artigo reconstrói a trajetória do debate relacionado à recepção da filmografia de Leni Riefenstahl, a autora dos mais importantes filmes de propaganda hitlerista. A dimensão linear e estetizante, tomada como pólo da leitura dessa filmografia, é flagrada e criticada pela autora, num trabalho que recupera a estratégia de interpretação da cultura proposta pelos mais expressivos representantes da teoria crítica.
id UFRGS-6_968d1a338f34116fa54f37bc9d6dda6a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/3297
network_acronym_str UFRGS-6
network_name_str Intexto (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)Indústria Cultural. Cinema. Fascismo. Estética Totalitária.O artigo reconstrói a trajetória do debate relacionado à recepção da filmografia de Leni Riefenstahl, a autora dos mais importantes filmes de propaganda hitlerista. A dimensão linear e estetizante, tomada como pólo da leitura dessa filmografia, é flagrada e criticada pela autora, num trabalho que recupera a estratégia de interpretação da cultura proposta pelos mais expressivos representantes da teoria crítica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3297Intexto; No. 1 (1997); 22-35Intexto; Núm. 1 (1997); 22-35Intexto; No. 1 (1997); 22-35Intexto; N. 1 (1997); 22-35Intexto; n. 1 (1997); 22-351807-8583reponame:Intexto (Porto Alegre)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3297/3943Kurtz, Adriana Schryverinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T20:09:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/3297Revistahttp://seer.ufrgs.br/intextoONGhttp://seer.ufrgs.br/intexto/oai||intexto@ufrgs.br1807-85831807-8583opendoar:2017-07-25T20:09:08Intexto (Porto Alegre) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
title A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
spellingShingle A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
Kurtz, Adriana Schryver
Indústria Cultural. Cinema. Fascismo. Estética Totalitária.
title_short A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
title_full A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
title_fullStr A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
title_full_unstemmed A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
title_sort A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o Nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)
author Kurtz, Adriana Schryver
author_facet Kurtz, Adriana Schryver
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kurtz, Adriana Schryver
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria Cultural. Cinema. Fascismo. Estética Totalitária.
topic Indústria Cultural. Cinema. Fascismo. Estética Totalitária.
description O artigo reconstrói a trajetória do debate relacionado à recepção da filmografia de Leni Riefenstahl, a autora dos mais importantes filmes de propaganda hitlerista. A dimensão linear e estetizante, tomada como pólo da leitura dessa filmografia, é flagrada e criticada pela autora, num trabalho que recupera a estratégia de interpretação da cultura proposta pelos mais expressivos representantes da teoria crítica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3297
url https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3297/3943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Intexto; No. 1 (1997); 22-35
Intexto; Núm. 1 (1997); 22-35
Intexto; No. 1 (1997); 22-35
Intexto; N. 1 (1997); 22-35
Intexto; n. 1 (1997); 22-35
1807-8583
reponame:Intexto (Porto Alegre)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Intexto (Porto Alegre)
collection Intexto (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Intexto (Porto Alegre) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||intexto@ufrgs.br
_version_ 1799766107451555840