FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6322 |
Resumo: | Not available. |
id |
UFRGS-7_07505e03cc6184cd1aa97288d215caa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/6322 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOeducação à distancoaciência cognitivatelemáticaambiente de aprendizagemcooperaçãoNot available.Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a aprendizagem e a cooperação em ambiente virtual envolvendo duas disciplinas dos cursos de psicologia e pedaggia da Universidade de Caxias do Sul. As disciplinas abrangeram conhecimentos das novas tecnologias, bem como o estudo e eflexão sobre as aplicações da tecnologia na psicologia e na educação. Os encontros aconteceram de forma presencial e à distância, tendo como base o site desenvolvido para o projeto. Ao mesmo tempo que se buscou conhecer as possibilidades deste ambiente para aprendizagem, também foi investigado a cooperação e interação dos alunos e professores, buscando desenvolver trocas cooperativas interdisciplinares. Além de contar com um contexto de aprendizagem inovador, buscamos contemplar o pressuposto epistemógico piagetiano para o desenvolvimento das interações. Entre os resultados dessa investigação encontramos aspectos, relevantes quanto as possibilidades de cooperação em ambiente virtual de aprendizagem dos alunos de gradução em contextos construtivistas ede educação à distância (EAD).Universidade Federal do Rio Grande do Sul1999-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/632210.22456/1982-1654.6322Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6322/3785Valentini, Carla BeatrisFagundes, Léa da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T12:56:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/6322Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T12:56:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO |
title |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Valentini, Carla Beatris educação à distancoa ciência cognitiva telemática ambiente de aprendizagem cooperação |
title_short |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO |
title_full |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
FUNDAMENTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO |
author |
Valentini, Carla Beatris |
author_facet |
Valentini, Carla Beatris Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentini, Carla Beatris Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação à distancoa ciência cognitiva telemática ambiente de aprendizagem cooperação |
topic |
educação à distancoa ciência cognitiva telemática ambiente de aprendizagem cooperação |
description |
Not available. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6322 10.22456/1982-1654.6322 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6322 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.6322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6322/3785 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 2 No. 2 (1999): Fundamentals of Cognitive Psychology Applied to Informatic in Education Informática na educação: teoria & prática; v. 2 n. 2 (1999): Fundamentos da Psicologia Cognitiva Aplicados à Informática na Educação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181609996288 |