Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bez, Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rico, Aline, Pereira, Eliziane, Passerino, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424
Resumo: Este artigo apresenta o relato de experiência do uso do SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo, no módulo narrativas visuais, com uma turma de inclusão da Educação Infantil de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O aluno incluído tem autismo e déficits na comunicação oral, razão pela qual realiza-se um estudo teórico em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Comunicação Alternativa (CA), com diferenciadas pesquisas de autores que aglutinaram as duas áreas em prol do desenvolvimento de indivíduos com autismo. Na sequencia apresenta-se a tecnologia assistiva SCALA. A metodologia utilizada tem embasamento sócio-histórico, com uso de ações mediadoras utilizadas na turma de inclusão do aluno com TEA, com o recurso de CA, Scala, no módulo narrativas visuais. Obteve-se como resultados a interação, entusiasmo e satisfação não só do aluno com TEA mas de toda turma, comprovando-se o sistema como efetiva ferramenta de apoio a comunicação.
id UFRGS-7_4e4547bc3b8db6c6d6f8ff6ff4fb0e21
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43424
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação InfantilScalaComunicação AlternativaComunicação AlternativaEste artigo apresenta o relato de experiência do uso do SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo, no módulo narrativas visuais, com uma turma de inclusão da Educação Infantil de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O aluno incluído tem autismo e déficits na comunicação oral, razão pela qual realiza-se um estudo teórico em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Comunicação Alternativa (CA), com diferenciadas pesquisas de autores que aglutinaram as duas áreas em prol do desenvolvimento de indivíduos com autismo. Na sequencia apresenta-se a tecnologia assistiva SCALA. A metodologia utilizada tem embasamento sócio-histórico, com uso de ações mediadoras utilizadas na turma de inclusão do aluno com TEA, com o recurso de CA, Scala, no módulo narrativas visuais. Obteve-se como resultados a interação, entusiasmo e satisfação não só do aluno com TEA mas de toda turma, comprovando-se o sistema como efetiva ferramenta de apoio a comunicação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342410.22456/1982-1654.43424Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424/28003Bez, MariaRico, AlinePereira, ElizianePasserino, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/43424Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:55Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
title Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
spellingShingle Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
Bez, Maria
Scala
Comunicação Alternativa
Comunicação Alternativa
title_short Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
title_full Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
title_fullStr Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
title_full_unstemmed Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
title_sort Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
author Bez, Maria
author_facet Bez, Maria
Rico, Aline
Pereira, Eliziane
Passerino, Liliana
author_role author
author2 Rico, Aline
Pereira, Eliziane
Passerino, Liliana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bez, Maria
Rico, Aline
Pereira, Eliziane
Passerino, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Scala
Comunicação Alternativa
Comunicação Alternativa
topic Scala
Comunicação Alternativa
Comunicação Alternativa
description Este artigo apresenta o relato de experiência do uso do SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo, no módulo narrativas visuais, com uma turma de inclusão da Educação Infantil de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O aluno incluído tem autismo e déficits na comunicação oral, razão pela qual realiza-se um estudo teórico em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Comunicação Alternativa (CA), com diferenciadas pesquisas de autores que aglutinaram as duas áreas em prol do desenvolvimento de indivíduos com autismo. Na sequencia apresenta-se a tecnologia assistiva SCALA. A metodologia utilizada tem embasamento sócio-histórico, com uso de ações mediadoras utilizadas na turma de inclusão do aluno com TEA, com o recurso de CA, Scala, no módulo narrativas visuais. Obteve-se como resultados a interação, entusiasmo e satisfação não só do aluno com TEA mas de toda turma, comprovando-se o sistema como efetiva ferramenta de apoio a comunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424
10.22456/1982-1654.43424
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.43424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424/28003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183083245568