Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424 |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de experiência do uso do SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo, no módulo narrativas visuais, com uma turma de inclusão da Educação Infantil de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O aluno incluído tem autismo e déficits na comunicação oral, razão pela qual realiza-se um estudo teórico em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Comunicação Alternativa (CA), com diferenciadas pesquisas de autores que aglutinaram as duas áreas em prol do desenvolvimento de indivíduos com autismo. Na sequencia apresenta-se a tecnologia assistiva SCALA. A metodologia utilizada tem embasamento sócio-histórico, com uso de ações mediadoras utilizadas na turma de inclusão do aluno com TEA, com o recurso de CA, Scala, no módulo narrativas visuais. Obteve-se como resultados a interação, entusiasmo e satisfação não só do aluno com TEA mas de toda turma, comprovando-se o sistema como efetiva ferramenta de apoio a comunicação. |
id |
UFRGS-7_4e4547bc3b8db6c6d6f8ff6ff4fb0e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/43424 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação InfantilScalaComunicação AlternativaComunicação AlternativaEste artigo apresenta o relato de experiência do uso do SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo, no módulo narrativas visuais, com uma turma de inclusão da Educação Infantil de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O aluno incluído tem autismo e déficits na comunicação oral, razão pela qual realiza-se um estudo teórico em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Comunicação Alternativa (CA), com diferenciadas pesquisas de autores que aglutinaram as duas áreas em prol do desenvolvimento de indivíduos com autismo. Na sequencia apresenta-se a tecnologia assistiva SCALA. A metodologia utilizada tem embasamento sócio-histórico, com uso de ações mediadoras utilizadas na turma de inclusão do aluno com TEA, com o recurso de CA, Scala, no módulo narrativas visuais. Obteve-se como resultados a interação, entusiasmo e satisfação não só do aluno com TEA mas de toda turma, comprovando-se o sistema como efetiva ferramenta de apoio a comunicação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342410.22456/1982-1654.43424Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424/28003Bez, MariaRico, AlinePereira, ElizianePasserino, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/43424Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:55Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil |
title |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil |
spellingShingle |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil Bez, Maria Scala Comunicação Alternativa Comunicação Alternativa |
title_short |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil |
title_full |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil |
title_fullStr |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil |
title_sort |
Desenvolvimento de narrativas visuais no SCALA: estudo de caso turma de inclusão da Educação Infantil |
author |
Bez, Maria |
author_facet |
Bez, Maria Rico, Aline Pereira, Eliziane Passerino, Liliana |
author_role |
author |
author2 |
Rico, Aline Pereira, Eliziane Passerino, Liliana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bez, Maria Rico, Aline Pereira, Eliziane Passerino, Liliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scala Comunicação Alternativa Comunicação Alternativa |
topic |
Scala Comunicação Alternativa Comunicação Alternativa |
description |
Este artigo apresenta o relato de experiência do uso do SCALA - Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de pessoas com Autismo, no módulo narrativas visuais, com uma turma de inclusão da Educação Infantil de uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre. O aluno incluído tem autismo e déficits na comunicação oral, razão pela qual realiza-se um estudo teórico em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Comunicação Alternativa (CA), com diferenciadas pesquisas de autores que aglutinaram as duas áreas em prol do desenvolvimento de indivíduos com autismo. Na sequencia apresenta-se a tecnologia assistiva SCALA. A metodologia utilizada tem embasamento sócio-histórico, com uso de ações mediadoras utilizadas na turma de inclusão do aluno com TEA, com o recurso de CA, Scala, no módulo narrativas visuais. Obteve-se como resultados a interação, entusiasmo e satisfação não só do aluno com TEA mas de toda turma, comprovando-se o sistema como efetiva ferramenta de apoio a comunicação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424 10.22456/1982-1654.43424 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.43424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43424/28003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183083245568 |