Solid Waste Belém: Aplicativo para educação ambiental na coleta de resíduos sólidos em condomínios residenciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120048 |
Resumo: | Diante do problema da produção exacerbada de resíduos sólidos no município de Belém, é fundamental ações na fonte da geração, e neste sentido, as cooperativas de catadores estimulam a coleta seletiva e a reciclagem. Assim, o presente trabalho buscou desenvolver a criação de um aplicativo voltado à gestão de resíduos sólidos urbanos e à educação ambiental, integrando condomínios residenciais às cooperativas de catadores, em um sistema de parceria entre ambos os usuários. Foi realizado um levantamento de informações através de visitas técnicas às cooperativas para auxiliar no desenvolvimento das funcionalidades do sistema idealizado, com intuito de obter uma ferramenta prática, objetiva e intuitiva, com interface atrativa para maior aceitação. Como resultado, apresentou-se a idealização do aplicativo, com um conjunto de funcionalidades voltadas à educação ambiental e à comunicação entre os usuários, onde ainda que seja um protótipo, uma vez implementado abrirá campo para soluções ambientais através da tecnologia móvel. |
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Solid Waste Belém: Aplicativo para educação ambiental na coleta de resíduos sólidos em condomínios residenciaisTecnologia móvelSustentabilidadeCooperativa de catadores.Educação Ambiental e Tecnologia móvelDiante do problema da produção exacerbada de resíduos sólidos no município de Belém, é fundamental ações na fonte da geração, e neste sentido, as cooperativas de catadores estimulam a coleta seletiva e a reciclagem. Assim, o presente trabalho buscou desenvolver a criação de um aplicativo voltado à gestão de resíduos sólidos urbanos e à educação ambiental, integrando condomínios residenciais às cooperativas de catadores, em um sistema de parceria entre ambos os usuários. Foi realizado um levantamento de informações através de visitas técnicas às cooperativas para auxiliar no desenvolvimento das funcionalidades do sistema idealizado, com intuito de obter uma ferramenta prática, objetiva e intuitiva, com interface atrativa para maior aceitação. Como resultado, apresentou-se a idealização do aplicativo, com um conjunto de funcionalidades voltadas à educação ambiental e à comunicação entre os usuários, onde ainda que seja um protótipo, uma vez implementado abrirá campo para soluções ambientais através da tecnologia móvel.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12004810.22456/1982-1654.120048Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 52-70Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 1 (2022): Inclusão, Acessibilidade e Educação Ambiental em Meios Digitais; 52-701982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120048/87123Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Lima, Adonai ZanoniPontes, Altem Nascimento2022-12-08T01:34:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/120048Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-12-08T01:34:38Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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