Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deliberato, Debora
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Massaro, Munique, Goldoni, Matalie, Silveira, Julia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427
Resumo: Este trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.
id UFRGS-7_ec2b84c3000a26fdd5108da9a5681914
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/43427
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativaEducação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa.Comunicação AlternativaEste trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4342710.22456/1982-1654.43427Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427/28004Deliberato, DeboraMassaro, MuniqueGoldoni, MatalieSilveira, Juliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/43427Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
spellingShingle Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
Deliberato, Debora
Educação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa.
Comunicação Alternativa
title_short Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_full Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_fullStr Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_full_unstemmed Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
title_sort Programa de capacitação de famílias de crianças, jovens e adultos usuários de comunicação alternativa
author Deliberato, Debora
author_facet Deliberato, Debora
Massaro, Munique
Goldoni, Matalie
Silveira, Julia
author_role author
author2 Massaro, Munique
Goldoni, Matalie
Silveira, Julia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deliberato, Debora
Massaro, Munique
Goldoni, Matalie
Silveira, Julia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa.
Comunicação Alternativa
topic Educação especial. Inclusão. Família. Habilidades comunicativas. Comunicação alternativa.
Comunicação Alternativa
description Este trabalho teve como objetivo inserir um programa de capacitação de familiares de crianças, jovens e adultos usuários de sistemas suplementares e alternativos de comunicação no contexto das linguagens alternativas. Participaram deste estudo famílias na faixa etária de 25 a 65 anos no período de 2010 a 2012. As atividades foram realizadas semanalmente com a duração de uma hora em um laboratório de comunicação alternativa. Todas as atividades foram filmadas e, após a transcrição dos relatos verbais dos participantes. As categorias obtidas foram analisadas de acordo com as etapas do programa. Os resultados indicaram que as famílias perceberam: a necessidade do uso dos sistemas gráficos para a comunicação, importância da adaptação dos materiais e a necessidade de perceber as diferentes habilidades de seus filhos. O trabalho reforçou a necessidade de orientação sistemática e contínua para as famílias, assim como, destacou o uso dos sistemas gráficos no contexto da linguagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427
10.22456/1982-1654.43427
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.43427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43427/28004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183088488448