Repensar a Educação: Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallo, Sílvio
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420
Resumo: O presente texto procura abordar a fecundidade da produção foucaultiana para tornar o pensamento de novo possível em Educação. Pretende ser, portanto, um texto de filosofia da educação e, também, uma introdução ao pensamento do filósofo – em suas interfaces com a educação. Com este intento, debate a problemática da Epistemologia e da Pedagogia, a partir do conceito de episteme que Foucault desenvolve em As palavras e as coisas; a analítica foucaultiana do poder e suas implicações nas relações pedagógicas; as relações saber-poder no terreno educacional; e deixa em suspenso, na conclusão, a produção de Foucault em torno da ética do “cuidado de si”, que traria importantes elementos para se (re)pensar a educação.
id UFRGS-9_06c64f718815b2669456cd63e14f70df
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25420
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Repensar a Educação: FoucaultpoderepistemologiaeducaçãoFoucaultpensamentoO presente texto procura abordar a fecundidade da produção foucaultiana para tornar o pensamento de novo possível em Educação. Pretende ser, portanto, um texto de filosofia da educação e, também, uma introdução ao pensamento do filósofo – em suas interfaces com a educação. Com este intento, debate a problemática da Epistemologia e da Pedagogia, a partir do conceito de episteme que Foucault desenvolve em As palavras e as coisas; a analítica foucaultiana do poder e suas implicações nas relações pedagógicas; as relações saber-poder no terreno educacional; e deixa em suspenso, na conclusão, a produção de Foucault em torno da ética do “cuidado de si”, que traria importantes elementos para se (re)pensar a educação.FACED - UFRGS2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420/14746Gallo, Sílvioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T13:58:31Zoai:seer.ufrgs.br:article/25420Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T13:58:31Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensar a Educação: Foucault
title Repensar a Educação: Foucault
spellingShingle Repensar a Educação: Foucault
Gallo, Sílvio
poder
epistemologia
educação
Foucault
pensamento
title_short Repensar a Educação: Foucault
title_full Repensar a Educação: Foucault
title_fullStr Repensar a Educação: Foucault
title_full_unstemmed Repensar a Educação: Foucault
title_sort Repensar a Educação: Foucault
author Gallo, Sílvio
author_facet Gallo, Sílvio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallo, Sílvio
dc.subject.por.fl_str_mv poder
epistemologia
educação
Foucault
pensamento
topic poder
epistemologia
educação
Foucault
pensamento
description O presente texto procura abordar a fecundidade da produção foucaultiana para tornar o pensamento de novo possível em Educação. Pretende ser, portanto, um texto de filosofia da educação e, também, uma introdução ao pensamento do filósofo – em suas interfaces com a educação. Com este intento, debate a problemática da Epistemologia e da Pedagogia, a partir do conceito de episteme que Foucault desenvolve em As palavras e as coisas; a analítica foucaultiana do poder e suas implicações nas relações pedagógicas; as relações saber-poder no terreno educacional; e deixa em suspenso, na conclusão, a produção de Foucault em torno da ética do “cuidado de si”, que traria importantes elementos para se (re)pensar a educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25420/14746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 1 (2004)
Educação & Realidade; v. 29 n. 1 (2004)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1789438612353318912