Sobre o Bem-estar na Revista Boa Forma: corpo, lazer, normalização
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12527 |
Resumo: | O trabalho trata de alguns lugares do discurso do lazer na revista Boa Forma, tomando como objeto as prescrições de bem-estar. Foram analisadas, a partir do conceito crítico de indústria cultural, a seção específica sobre o tema, a capa e os editoriais das edições de 2005 a 2007, e de set./fev. de 2001 a 2004. Os resultados apontam para: 1. uma interface entre embelezamento, bem-estar e lazer que tendo o corpo como objeto de investimento transforma-o, por meio de um labor que se escamoteia, em mercadoria; 2. a presença de promessas repetidas, mas não cumpridas, de reconciliação com a natureza pelo incentivo ao resgate de uma beleza que seria inata, um dom, e ao investimento no aparato espiritual que se vale de técnicas de auto-ajuda. Ao final, ressalta-se o caráter de obrigatoriedade e de instrumentalização do ideário do bem-estar, como vida plena, para normalização dos corpos e das condutas. |
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Sobre o Bem-estar na Revista Boa Forma: corpo, lazer, normalizaçãoCorpo Feminino. Bem-estar. Lazer. Revista Boa Forma. Theodor W. Adorno.O trabalho trata de alguns lugares do discurso do lazer na revista Boa Forma, tomando como objeto as prescrições de bem-estar. Foram analisadas, a partir do conceito crítico de indústria cultural, a seção específica sobre o tema, a capa e os editoriais das edições de 2005 a 2007, e de set./fev. de 2001 a 2004. Os resultados apontam para: 1. uma interface entre embelezamento, bem-estar e lazer que tendo o corpo como objeto de investimento transforma-o, por meio de um labor que se escamoteia, em mercadoria; 2. a presença de promessas repetidas, mas não cumpridas, de reconciliação com a natureza pelo incentivo ao resgate de uma beleza que seria inata, um dom, e ao investimento no aparato espiritual que se vale de técnicas de auto-ajuda. Ao final, ressalta-se o caráter de obrigatoriedade e de instrumentalização do ideário do bem-estar, como vida plena, para normalização dos corpos e das condutas.FACED - UFRGS2011-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12527Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12527/12927Albino, Beatriz StaimbachHammes, Priscila DanielaVaz, Alexandre Fernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/12527Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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