Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Cheron Zanini
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Adams, Telmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999
Resumo: O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.
id UFRGS-9_2e8517b32e2f1f5f59e32431593c9f1b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/16999
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sulEducação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul.O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.FACED - UFRGS2011-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999/12915Moretti, Cheron ZaniniAdams, Telmoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/16999Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
title Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
spellingShingle Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
Moretti, Cheron Zanini
Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul.
title_short Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
title_full Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
title_fullStr Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
title_full_unstemmed Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
title_sort Pesquisa Participativa e Educação Popular: epistemologias do sul
author Moretti, Cheron Zanini
author_facet Moretti, Cheron Zanini
Adams, Telmo
author_role author
author2 Adams, Telmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Cheron Zanini
Adams, Telmo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul.
topic Educação Popular. Pesquisa Participativa. Colonialidade do Conhecimento. América Latina. Epistemologias do Sul.
description O presente artigo tem por objetivo promover um diálogo entre a educação popular e a pesquisa participativa, considerando que ambas se ancoram em epistemologias surgidas ao sul, o que implica problematizá-las no contexto de (des)colonialidade do conhecimento. Para tanto, Paulo Freire e Orlando Fals Borda são apresentados como importantes interlocutores dos processos educativos/políticos/organizativos na emancipação do espelho eurocêntrico. Compreende-se que a América Latina e a Europa são unidades de conflituosidade, e que as experiências, os métodos e as pedagogias de insurgências, ao valorizarem o outro conhecimento ante a colonialidade do norte, tornam-se fundantes na reinvenção da emancipação social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16999/12915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984433336320