A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skliar, Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373
Resumo: Este texto pretende abordar a questão da alteridade deficiente em relação as múltiplas formas de invenção e de exclusão que produz a normalidade no mundo atual. Invenções que constroem exclusões culturais e lingüísticas, diferentes daquelas estratégias de separação, isolamento e reclusão que caracterizaram os séculos XVIII e XIX e boa parte do século XX. Analisa a utilização - perversa - de fronteiras de inclusão/exclusão por parte da normalidade, para administrar a alteridade deficiente. Sugere, finalmente, que existe uma alteridade surda independente e autônoma do reconhecimento e do respeito da normalidade ouvinte.
id UFRGS-9_bc16f2fdc71a5afac1e633ecd06f6f73
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/55373
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidadealteridade deficientesignificados da normalidadesurdos.Este texto pretende abordar a questão da alteridade deficiente em relação as múltiplas formas de invenção e de exclusão que produz a normalidade no mundo atual. Invenções que constroem exclusões culturais e lingüísticas, diferentes daquelas estratégias de separação, isolamento e reclusão que caracterizaram os séculos XVIII e XIX e boa parte do século XX. Analisa a utilização - perversa - de fronteiras de inclusão/exclusão por parte da normalidade, para administrar a alteridade deficiente. Sugere, finalmente, que existe uma alteridade surda independente e autônoma do reconhecimento e do respeito da normalidade ouvinte.FACED - UFRGS2015-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373/33644Skliar, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/55373Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:28Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
title A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
spellingShingle A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
Skliar, Carlos
alteridade deficiente
significados da normalidade
surdos.
title_short A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
title_full A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
title_fullStr A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
title_full_unstemmed A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
title_sort A Invenção e a Exclusão da Alteridade "deficiente" a partir dos Significados da Normalidade
author Skliar, Carlos
author_facet Skliar, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Skliar, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv alteridade deficiente
significados da normalidade
surdos.
topic alteridade deficiente
significados da normalidade
surdos.
description Este texto pretende abordar a questão da alteridade deficiente em relação as múltiplas formas de invenção e de exclusão que produz a normalidade no mundo atual. Invenções que constroem exclusões culturais e lingüísticas, diferentes daquelas estratégias de separação, isolamento e reclusão que caracterizaram os séculos XVIII e XIX e boa parte do século XX. Analisa a utilização - perversa - de fronteiras de inclusão/exclusão por parte da normalidade, para administrar a alteridade deficiente. Sugere, finalmente, que existe uma alteridade surda independente e autônoma do reconhecimento e do respeito da normalidade ouvinte.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55373/33644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)
Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766986302947328