Como tantas: Maria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411 |
Resumo: | O texto apresenta resultados de pesquisa sobremodos de subjetivação de relações homoeróticas em um CAPS de Aracaju/SE. Buscadesnaturalizar práticas, crenças e valores articulados em estereótipos sobre as questõesde gênero e sexualidade encontradas nos discursos das diferentes funções sujeito quecompõem o campo de intervenção: técnico/as, usuário/as, familiares e gestore/as. Apesquisa salienta modos de atualização da discriminação que se traduzem em pedagogiasde gênero e sexualidade, formando e informando relações institucionais e práticasprofissionais. Sinalizando limites, limitações e desafios da política de saúde mental,orientado para discutir o caráter de evidência dos saberes e fazeres que produzem enaturalizam corpos normalizados e identificados, o itinerário volta-se para o encontrocom o inusitado. Linhas imprevisíveis de análises apontam direções outras, desenhandoformas inventivas de relação com o outro. Formas, inclusive, ainda por virem. |
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Como tantas: MariaSaúde Mental. CAPS. Modos de Subjetivação. Relações Homoeróticas. Pedagogias de Gênero e de Sexualidade. O texto apresenta resultados de pesquisa sobremodos de subjetivação de relações homoeróticas em um CAPS de Aracaju/SE. Buscadesnaturalizar práticas, crenças e valores articulados em estereótipos sobre as questõesde gênero e sexualidade encontradas nos discursos das diferentes funções sujeito quecompõem o campo de intervenção: técnico/as, usuário/as, familiares e gestore/as. Apesquisa salienta modos de atualização da discriminação que se traduzem em pedagogiasde gênero e sexualidade, formando e informando relações institucionais e práticasprofissionais. Sinalizando limites, limitações e desafios da política de saúde mental,orientado para discutir o caráter de evidência dos saberes e fazeres que produzem enaturalizam corpos normalizados e identificados, o itinerário volta-se para o encontrocom o inusitado. Linhas imprevisíveis de análises apontam direções outras, desenhandoformas inventivas de relação com o outro. Formas, inclusive, ainda por virem. FACED - UFRGS2010-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411/10286Vasconcelos, Michele de Freitas Faria deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/9411Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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