Como tantas: Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411
Resumo:  O texto apresenta resultados de pesquisa sobremodos de subjetivação de relações homoeróticas em um CAPS de Aracaju/SE. Buscadesnaturalizar práticas, crenças e valores articulados em estereótipos sobre as questõesde gênero e sexualidade encontradas nos discursos das diferentes funções sujeito quecompõem o campo de intervenção: técnico/as, usuário/as, familiares e gestore/as. Apesquisa salienta modos de atualização da discriminação que se traduzem em pedagogiasde gênero e sexualidade, formando e informando relações institucionais e práticasprofissionais. Sinalizando limites, limitações e desafios da política de saúde mental,orientado para discutir o caráter de evidência dos saberes e fazeres que produzem enaturalizam corpos normalizados e identificados, o itinerário volta-se para o encontrocom o inusitado. Linhas imprevisíveis de análises apontam direções outras, desenhandoformas inventivas de relação com o outro. Formas, inclusive, ainda por virem.
id UFRGS-9_bd549598f1906bb70d5f4ef1565e0466
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9411
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Como tantas: MariaSaúde Mental. CAPS. Modos de Subjetivação. Relações Homoeróticas. Pedagogias de Gênero e de Sexualidade.  O texto apresenta resultados de pesquisa sobremodos de subjetivação de relações homoeróticas em um CAPS de Aracaju/SE. Buscadesnaturalizar práticas, crenças e valores articulados em estereótipos sobre as questõesde gênero e sexualidade encontradas nos discursos das diferentes funções sujeito quecompõem o campo de intervenção: técnico/as, usuário/as, familiares e gestore/as. Apesquisa salienta modos de atualização da discriminação que se traduzem em pedagogiasde gênero e sexualidade, formando e informando relações institucionais e práticasprofissionais. Sinalizando limites, limitações e desafios da política de saúde mental,orientado para discutir o caráter de evidência dos saberes e fazeres que produzem enaturalizam corpos normalizados e identificados, o itinerário volta-se para o encontrocom o inusitado. Linhas imprevisíveis de análises apontam direções outras, desenhandoformas inventivas de relação com o outro. Formas, inclusive, ainda por virem. FACED - UFRGS2010-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411/10286Vasconcelos, Michele de Freitas Faria deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-10T16:21:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/9411Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2010-12-10T16:21:41Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Como tantas: Maria
title Como tantas: Maria
spellingShingle Como tantas: Maria
Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
Saúde Mental. CAPS. Modos de Subjetivação. Relações Homoeróticas. Pedagogias de Gênero e de Sexualidade.
title_short Como tantas: Maria
title_full Como tantas: Maria
title_fullStr Como tantas: Maria
title_full_unstemmed Como tantas: Maria
title_sort Como tantas: Maria
author Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
author_facet Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Michele de Freitas Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental. CAPS. Modos de Subjetivação. Relações Homoeróticas. Pedagogias de Gênero e de Sexualidade.
topic Saúde Mental. CAPS. Modos de Subjetivação. Relações Homoeróticas. Pedagogias de Gênero e de Sexualidade.
description  O texto apresenta resultados de pesquisa sobremodos de subjetivação de relações homoeróticas em um CAPS de Aracaju/SE. Buscadesnaturalizar práticas, crenças e valores articulados em estereótipos sobre as questõesde gênero e sexualidade encontradas nos discursos das diferentes funções sujeito quecompõem o campo de intervenção: técnico/as, usuário/as, familiares e gestore/as. Apesquisa salienta modos de atualização da discriminação que se traduzem em pedagogiasde gênero e sexualidade, formando e informando relações institucionais e práticasprofissionais. Sinalizando limites, limitações e desafios da política de saúde mental,orientado para discutir o caráter de evidência dos saberes e fazeres que produzem enaturalizam corpos normalizados e identificados, o itinerário volta-se para o encontrocom o inusitado. Linhas imprevisíveis de análises apontam direções outras, desenhandoformas inventivas de relação com o outro. Formas, inclusive, ainda por virem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9411/10286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 3 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 3 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984056897536