Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado,Shirley Donizete
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Menezes,Maria Fátima Garcia de, Santos,Débora Martins dos, Tavares,Elda Lima, Castro,Luciana Maria Cerqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232007000100039
Resumo: Resumo Buscamos discutir a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Projeto de Extensão Nutrição e Terceira Idade desenvolvido pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no qual implementamos um conjunto de atividades individuais e coletivas organizadas em quatro eixos principais: (a) assistência nutricional individual e personalizada; (b) avaliação nutricional individual: análise antropométrica e dietética; (c) pesquisa sobre comportamento alimentar: cultura, envelhecimento e saúde; (d) práticas educativas: desenvolvimento de metodologias. Para tanto, tomamos o pensamento de Nogueirasobre a extensão como uma relação de mão dupla entre Universidade e Sociedade que possibilita a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico; os conceitos de ciência e de técnica em Canguilhema partir de suas discussões sobre a Medicina e o campo da saúde; e os referenciais teóricos de Foucault relativos a saberes em seus debates acerca do campo das Ciências Humanas. Identificamos algumas limitações importantes a exigirem de nós novas posturas. Principalmente, a necessidade de escrever, de registrar o que fazemos. Estamos gerando novos conhecimentos e saberes, novas técnicas que estão ainda encerradas em nossos muros. Múltiplos fatores podem ser elencados na identificação da determinação desses limites. Certamente, ações individuais e institucionais precisam ser implementadas para a superação desses limitantes que, acreditamos, sejam característicos, em algum grau, das atividades extensionistas na UERJ e talvez no Brasil.
id UFRJ-10_19557d54ddb7992bf95564548146a3c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-98232007000100039
network_acronym_str UFRJ-10
network_name_str Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
repository_id_str
spelling Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idadeprogramas de nutriçãoenvelhecimentoensinopesquisa aplicadaassistência ambulatorialResumo Buscamos discutir a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Projeto de Extensão Nutrição e Terceira Idade desenvolvido pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no qual implementamos um conjunto de atividades individuais e coletivas organizadas em quatro eixos principais: (a) assistência nutricional individual e personalizada; (b) avaliação nutricional individual: análise antropométrica e dietética; (c) pesquisa sobre comportamento alimentar: cultura, envelhecimento e saúde; (d) práticas educativas: desenvolvimento de metodologias. Para tanto, tomamos o pensamento de Nogueirasobre a extensão como uma relação de mão dupla entre Universidade e Sociedade que possibilita a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico; os conceitos de ciência e de técnica em Canguilhema partir de suas discussões sobre a Medicina e o campo da saúde; e os referenciais teóricos de Foucault relativos a saberes em seus debates acerca do campo das Ciências Humanas. Identificamos algumas limitações importantes a exigirem de nós novas posturas. Principalmente, a necessidade de escrever, de registrar o que fazemos. Estamos gerando novos conhecimentos e saberes, novas técnicas que estão ainda encerradas em nossos muros. Múltiplos fatores podem ser elencados na identificação da determinação desses limites. Certamente, ações individuais e institucionais precisam ser implementadas para a superação desses limitantes que, acreditamos, sejam característicos, em algum grau, das atividades extensionistas na UERJ e talvez no Brasil.Universidade do Estado do Rio Janeiro2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232007000100039Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia v.10 n.1 2007reponame:Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologiainstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UFRJ10.1590/1809-9823.2007.10014info:eu-repo/semantics/openAccessPrado,Shirley DonizeteMenezes,Maria Fátima Garcia deSantos,Débora Martins dosTavares,Elda LimaCastro,Luciana Maria Cerqueira depor2019-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1809-98232007000100039Revistahttp://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1809-9823&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistabgg@gmail.com1981-22561809-9823opendoar:2019-10-30T00:00Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
title Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
spellingShingle Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
Prado,Shirley Donizete
programas de nutrição
envelhecimento
ensino
pesquisa aplicada
assistência ambulatorial
title_short Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
title_full Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
title_fullStr Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
title_full_unstemmed Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
title_sort Nutrição e envelhecimento: algumas reflexões sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão no Projeto Nutrição e Terceira Idade
author Prado,Shirley Donizete
author_facet Prado,Shirley Donizete
Menezes,Maria Fátima Garcia de
Santos,Débora Martins dos
Tavares,Elda Lima
Castro,Luciana Maria Cerqueira de
author_role author
author2 Menezes,Maria Fátima Garcia de
Santos,Débora Martins dos
Tavares,Elda Lima
Castro,Luciana Maria Cerqueira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado,Shirley Donizete
Menezes,Maria Fátima Garcia de
Santos,Débora Martins dos
Tavares,Elda Lima
Castro,Luciana Maria Cerqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv programas de nutrição
envelhecimento
ensino
pesquisa aplicada
assistência ambulatorial
topic programas de nutrição
envelhecimento
ensino
pesquisa aplicada
assistência ambulatorial
description Resumo Buscamos discutir a articulação entre pesquisa e extensão no âmbito do Projeto de Extensão Nutrição e Terceira Idade desenvolvido pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no qual implementamos um conjunto de atividades individuais e coletivas organizadas em quatro eixos principais: (a) assistência nutricional individual e personalizada; (b) avaliação nutricional individual: análise antropométrica e dietética; (c) pesquisa sobre comportamento alimentar: cultura, envelhecimento e saúde; (d) práticas educativas: desenvolvimento de metodologias. Para tanto, tomamos o pensamento de Nogueirasobre a extensão como uma relação de mão dupla entre Universidade e Sociedade que possibilita a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico; os conceitos de ciência e de técnica em Canguilhema partir de suas discussões sobre a Medicina e o campo da saúde; e os referenciais teóricos de Foucault relativos a saberes em seus debates acerca do campo das Ciências Humanas. Identificamos algumas limitações importantes a exigirem de nós novas posturas. Principalmente, a necessidade de escrever, de registrar o que fazemos. Estamos gerando novos conhecimentos e saberes, novas técnicas que estão ainda encerradas em nossos muros. Múltiplos fatores podem ser elencados na identificação da determinação desses limites. Certamente, ações individuais e institucionais precisam ser implementadas para a superação desses limitantes que, acreditamos, sejam característicos, em algum grau, das atividades extensionistas na UERJ e talvez no Brasil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232007000100039
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232007000100039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-9823.2007.10014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia v.10 n.1 2007
reponame:Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
collection Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revistabgg@gmail.com
_version_ 1750128433635000320