As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Gilton Sampaio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: da Silva, Ananias' Agostinho, Bernardino, Rosângela Alves dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/212
Resumo: Identificar e analisar as diferentes posições de sujeitoassinaladas em discursos midiáticos que tratam do conteúdo do livrodidático “Por uma vida melhor”, distribuído para quase meio milhãode alunos de escolas públicas brasileiras. Este livro causou umagrande polêmica na mídia por apresentar frases com “erros” deortografia e gramática, concebendo-as como possíveis de seremutilizadas em situações reais de uso da língua. Para a análise dessesdiscursos, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise doDiscurso (AD) de orientação francesa. De modo especial, os trabalhosdesenvolvidos por Foucault (1979, 1986, 1995, 2004, 2010) sobre asnoções de sujeito, discurso, formação discursiva, acontecimento epoder; e em estudos realizados por pesquisadores como Brandão(2004), Gregolin (2003, 2004, 2007), Guilhaumou & Maldidier(1994), Orlandi (2007) e Possenti (2006).
id UFRJ-12_6b294537ae336eb4ce32ea81d910f030
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/212
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhorposições de sujeito; discurso; mídiaIdentificar e analisar as diferentes posições de sujeitoassinaladas em discursos midiáticos que tratam do conteúdo do livrodidático “Por uma vida melhor”, distribuído para quase meio milhãode alunos de escolas públicas brasileiras. Este livro causou umagrande polêmica na mídia por apresentar frases com “erros” deortografia e gramática, concebendo-as como possíveis de seremutilizadas em situações reais de uso da língua. Para a análise dessesdiscursos, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise doDiscurso (AD) de orientação francesa. De modo especial, os trabalhosdesenvolvidos por Foucault (1979, 1986, 1995, 2004, 2010) sobre asnoções de sujeito, discurso, formação discursiva, acontecimento epoder; e em estudos realizados por pesquisadores como Brandão(2004), Gregolin (2003, 2004, 2007), Guilhaumou & Maldidier(1994), Orlandi (2007) e Possenti (2006).Lumina2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/212Lumina; v. 5, n. 2 (2011)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/212/207Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Gilton Sampaioda Silva, Ananias' AgostinhoBernardino, Rosângela Alves dos Santos2019-01-29T20:26:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
title As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
spellingShingle As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
de Souza, Gilton Sampaio
posições de sujeito; discurso; mídia
title_short As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
title_full As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
title_fullStr As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
title_full_unstemmed As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
title_sort As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
author de Souza, Gilton Sampaio
author_facet de Souza, Gilton Sampaio
da Silva, Ananias' Agostinho
Bernardino, Rosângela Alves dos Santos
author_role author
author2 da Silva, Ananias' Agostinho
Bernardino, Rosângela Alves dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Gilton Sampaio
da Silva, Ananias' Agostinho
Bernardino, Rosângela Alves dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv posições de sujeito; discurso; mídia
topic posições de sujeito; discurso; mídia
dc.description.none.fl_txt_mv Identificar e analisar as diferentes posições de sujeitoassinaladas em discursos midiáticos que tratam do conteúdo do livrodidático “Por uma vida melhor”, distribuído para quase meio milhãode alunos de escolas públicas brasileiras. Este livro causou umagrande polêmica na mídia por apresentar frases com “erros” deortografia e gramática, concebendo-as como possíveis de seremutilizadas em situações reais de uso da língua. Para a análise dessesdiscursos, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise doDiscurso (AD) de orientação francesa. De modo especial, os trabalhosdesenvolvidos por Foucault (1979, 1986, 1995, 2004, 2010) sobre asnoções de sujeito, discurso, formação discursiva, acontecimento epoder; e em estudos realizados por pesquisadores como Brandão(2004), Gregolin (2003, 2004, 2007), Guilhaumou & Maldidier(1994), Orlandi (2007) e Possenti (2006).
description Identificar e analisar as diferentes posições de sujeitoassinaladas em discursos midiáticos que tratam do conteúdo do livrodidático “Por uma vida melhor”, distribuído para quase meio milhãode alunos de escolas públicas brasileiras. Este livro causou umagrande polêmica na mídia por apresentar frases com “erros” deortografia e gramática, concebendo-as como possíveis de seremutilizadas em situações reais de uso da língua. Para a análise dessesdiscursos, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise doDiscurso (AD) de orientação francesa. De modo especial, os trabalhosdesenvolvidos por Foucault (1979, 1986, 1995, 2004, 2010) sobre asnoções de sujeito, discurso, formação discursiva, acontecimento epoder; e em estudos realizados por pesquisadores como Brandão(2004), Gregolin (2003, 2004, 2007), Guilhaumou & Maldidier(1994), Orlandi (2007) e Possenti (2006).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/212
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/212/207
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 5, n. 2 (2011)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478393580912640