As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/212 |
Resumo: | Identificar e analisar as diferentes posições de sujeitoassinaladas em discursos midiáticos que tratam do conteúdo do livrodidático “Por uma vida melhor”, distribuído para quase meio milhãode alunos de escolas públicas brasileiras. Este livro causou umagrande polêmica na mídia por apresentar frases com “erros” deortografia e gramática, concebendo-as como possíveis de seremutilizadas em situações reais de uso da língua. Para a análise dessesdiscursos, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise doDiscurso (AD) de orientação francesa. De modo especial, os trabalhosdesenvolvidos por Foucault (1979, 1986, 1995, 2004, 2010) sobre asnoções de sujeito, discurso, formação discursiva, acontecimento epoder; e em estudos realizados por pesquisadores como Brandão(2004), Gregolin (2003, 2004, 2007), Guilhaumou & Maldidier(1994), Orlandi (2007) e Possenti (2006). |
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