O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Raquel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/571
Resumo: O desenho metodológico utilizado para a realização de uma pesquisa de campo sobre projetos de cinema e educação em Portugal e no Brasil é o tema principal a ser tratado aqui. A  pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar como diferentes projetos de cinema e educação funcionam no seu dia-a-dia; identificar que tipo de pedagogias e metodologias são utilizados; saber o que estes projetos significam e de que forma contribuem para e com os jovens que deles participam e para sua educação enquanto sujeitos de direitos; e, por fim, perceber o papel das políticas públicas nesta área. Com o intuito de conseguirmos respostas para estas demandas, realizamos um trabalho de campo no Brasil e em Portugal, onde desenvolvemos um processo metodológico que inclui a pesquisa etnográfica através da observação participante e outros métodos relacionados à pesquisa qualitativa. E é sobre este processo metodológico que iremos falar.
id UFRJ-12_ed97dd57b12690ae6155e075309dcd17
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/571
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educaçãocinema e educação; epistemologia; pesquisa qualitativa; jovens; estudo dos media .O desenho metodológico utilizado para a realização de uma pesquisa de campo sobre projetos de cinema e educação em Portugal e no Brasil é o tema principal a ser tratado aqui. A  pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar como diferentes projetos de cinema e educação funcionam no seu dia-a-dia; identificar que tipo de pedagogias e metodologias são utilizados; saber o que estes projetos significam e de que forma contribuem para e com os jovens que deles participam e para sua educação enquanto sujeitos de direitos; e, por fim, perceber o papel das políticas públicas nesta área. Com o intuito de conseguirmos respostas para estas demandas, realizamos um trabalho de campo no Brasil e em Portugal, onde desenvolvemos um processo metodológico que inclui a pesquisa etnográfica através da observação participante e outros métodos relacionados à pesquisa qualitativa. E é sobre este processo metodológico que iremos falar.LuminaFCTFCSH-Universidade Nova de LisboaUFFPacheco, Raquel2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/571Lumina; v. 10, n. 2 (2016)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/571/454Direitos autorais 2016 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:40Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
title O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
spellingShingle O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
Pacheco, Raquel
cinema e educação; epistemologia; pesquisa qualitativa; jovens; estudo dos media .
title_short O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
title_full O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
title_fullStr O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
title_full_unstemmed O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
title_sort O desenho metodológico de uma pesquisa qualitativa sobre cinema e educação
author Pacheco, Raquel
author_facet Pacheco, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FCT
FCSH-Universidade Nova de Lisboa
UFF
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv cinema e educação; epistemologia; pesquisa qualitativa; jovens; estudo dos media .
topic cinema e educação; epistemologia; pesquisa qualitativa; jovens; estudo dos media .
dc.description.none.fl_txt_mv O desenho metodológico utilizado para a realização de uma pesquisa de campo sobre projetos de cinema e educação em Portugal e no Brasil é o tema principal a ser tratado aqui. A  pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar como diferentes projetos de cinema e educação funcionam no seu dia-a-dia; identificar que tipo de pedagogias e metodologias são utilizados; saber o que estes projetos significam e de que forma contribuem para e com os jovens que deles participam e para sua educação enquanto sujeitos de direitos; e, por fim, perceber o papel das políticas públicas nesta área. Com o intuito de conseguirmos respostas para estas demandas, realizamos um trabalho de campo no Brasil e em Portugal, onde desenvolvemos um processo metodológico que inclui a pesquisa etnográfica através da observação participante e outros métodos relacionados à pesquisa qualitativa. E é sobre este processo metodológico que iremos falar.
description O desenho metodológico utilizado para a realização de uma pesquisa de campo sobre projetos de cinema e educação em Portugal e no Brasil é o tema principal a ser tratado aqui. A  pesquisa realizada teve como objetivo caracterizar como diferentes projetos de cinema e educação funcionam no seu dia-a-dia; identificar que tipo de pedagogias e metodologias são utilizados; saber o que estes projetos significam e de que forma contribuem para e com os jovens que deles participam e para sua educação enquanto sujeitos de direitos; e, por fim, perceber o papel das políticas públicas nesta área. Com o intuito de conseguirmos respostas para estas demandas, realizamos um trabalho de campo no Brasil e em Portugal, onde desenvolvemos um processo metodológico que inclui a pesquisa etnográfica através da observação participante e outros métodos relacionados à pesquisa qualitativa. E é sobre este processo metodológico que iremos falar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/571
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/571/454
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 10, n. 2 (2016)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394048577536