Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Magno Nunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vicente, Heitor Abadio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265
Resumo: Contextualização: Buscamos aqui descrever e analisar uma ação prática da Terapia Ocupacional e da Psicologia, que teve como foco desenvolver uma atividade em grupo com jovens universitários para suscitar o debate das relações raciais na universidade. Processo de intervenção/Acompanhamento: Foi realizada uma atividade em grupo sob o título Corpos negros na universidade: diálogos sobre o enfrentamento do racismo institucional. Análise crítica da prática: Afirmamos que a atividade realizada tornou possível a construção de um momento de diálogo e reflexão, fomentando, junto aos jovens negros e não-negros, questões latentes em nossa dinâmica social e racial, buscando o fortalecimento de práticas antirracistas, através de movimentos de empoderamento e tomada de consciência. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional e a Psicologia em atuação interdisciplinar podem tornar possível o fomento de espaços na universidade para o debate crítico de temáticas sociais. Palavras-chave: Racismo. Ensino Superior. Grupo com Ancestrais do Continente Africano.  Abstract Contextualization: We seek here to describe and analyze a practical action of Occupational Therapy and Psychology that focused on developing a group activity with young university students for the debate on race relations at the university. Intervention / Follow-up process: A group activity was carried out under the title Black bodies at university: dialogues about the fight against institutional racism. Critical analysis of the practice: We affirm that the activity carried out made it possible to build a moment of dialogue and reflection, fostering with black and non-black young people latent issues in our social and racial dynamics, seeking the strengthening of anti-racist practices, through empowerment and awareness movements. Summary of considerations: Occupational Therapy and Psychology in interdisciplinary action can make possible the promotion of spaces at the university for critical debate about social thematic.Keywords: Racism. Higher Education. African Continental Ancestry Group.  Resumen Contextualización: Buscamos aquí describir y analizar una acción práctica de Terapia Ocupacional y Psicología que se centró en el desarrollo de una actividad grupal con jóvenes universitarios para el debate sobre las relaciones raciales en la universidad. Intervención/ Proceso de seguimiento: Se realizó una actividad grupal titulada Cuerpos negros en la universidad: diálogos sobre el enfrentamiento al racismo institucional. Análisis crítico de la práctica: Afirmamos que la actividad hizo posible la construcción de un momento de diálogo y reflexion, fomentando con jóvenes negros y no negros temas latentes en nuestras dinámicas sociales y raciales, buscando el fortalecimiento de las prácticas antirracistas, a través del empoderamiento y los movimientos de toma de consciencia. Resumen de consideraciones: La Terapia Ocupacional y la Psicología en la acción interdisciplinar pueden permitir propiciar espacios en la universidad para el debate crítico sobre temas sociales.Palabras clave: Racismo. Educación Superior. Grupo de Ascendencia Continental Africana. 
id UFRJ-14_090dbbe08f32bef3f7d443743039525e
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/39265
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychologyTerapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciaisRacismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.Contextualização: Buscamos aqui descrever e analisar uma ação prática da Terapia Ocupacional e da Psicologia, que teve como foco desenvolver uma atividade em grupo com jovens universitários para suscitar o debate das relações raciais na universidade. Processo de intervenção/Acompanhamento: Foi realizada uma atividade em grupo sob o título Corpos negros na universidade: diálogos sobre o enfrentamento do racismo institucional. Análise crítica da prática: Afirmamos que a atividade realizada tornou possível a construção de um momento de diálogo e reflexão, fomentando, junto aos jovens negros e não-negros, questões latentes em nossa dinâmica social e racial, buscando o fortalecimento de práticas antirracistas, através de movimentos de empoderamento e tomada de consciência. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional e a Psicologia em atuação interdisciplinar podem tornar possível o fomento de espaços na universidade para o debate crítico de temáticas sociais. Palavras-chave: Racismo. Ensino Superior. Grupo com Ancestrais do Continente Africano.  Abstract Contextualization: We seek here to describe and analyze a practical action of Occupational Therapy and Psychology that focused on developing a group activity with young university students for the debate on race relations at the university. Intervention / Follow-up process: A group activity was carried out under the title Black bodies at university: dialogues about the fight against institutional racism. Critical analysis of the practice: We affirm that the activity carried out made it possible to build a moment of dialogue and reflection, fostering with black and non-black young people latent issues in our social and racial dynamics, seeking the strengthening of anti-racist practices, through empowerment and awareness movements. Summary of considerations: Occupational Therapy and Psychology in interdisciplinary action can make possible the promotion of spaces at the university for critical debate about social thematic.Keywords: Racism. Higher Education. African Continental Ancestry Group.  Resumen Contextualización: Buscamos aquí describir y analizar una acción práctica de Terapia Ocupacional y Psicología que se centró en el desarrollo de una actividad grupal con jóvenes universitarios para el debate sobre las relaciones raciales en la universidad. Intervención/ Proceso de seguimiento: Se realizó una actividad grupal titulada Cuerpos negros en la universidad: diálogos sobre el enfrentamiento al racismo institucional. Análisis crítico de la práctica: Afirmamos que la actividad hizo posible la construcción de un momento de diálogo y reflexion, fomentando con jóvenes negros y no negros temas latentes en nuestras dinámicas sociales y raciales, buscando el fortalecimiento de las prácticas antirracistas, a través del empoderamiento y los movimientos de toma de consciencia. Resumen de consideraciones: La Terapia Ocupacional y la Psicología en la acción interdisciplinar pueden permitir propiciar espacios en la universidad para el debate crítico sobre temas sociales.Palabras clave: Racismo. Educación Superior. Grupo de Ascendencia Continental Africana. Universidade Federal do Rio de JaneiroCAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)Farias, Magno NunesVicente, Heitor Abadio2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3926510.47222/2526-3544.rbto39265Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 815-8212526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265/pdf_1https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13372https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13373/*ref*/Amorim, S.G., Martins, S., Leite Junior, J.D., & Farias, M.N. (2020). “Asfixias sociais” da população negra e questões para a terapia ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(5), 719-733. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36144 Evaristo, C. (2007). Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In M. A. Alexandre (Ed.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces (pp.16-21). Mazza Edições. Farias, M. N., Leite Junior, J.D., & Costa, I.R.B.B. (2018). Terapia Ocupacional e população negra: possibilidades para o enfrentamento do racismo e desigualdade racial. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 2(1), 228-243. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto12712 Fernandes, F. (1989). Significado do protesto negro. Cortez. Gonzalez, L. (1988). A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, 92(93), 69-82. https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf Kleba, M.E., & Wendausen, A. (2009). Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, 18(4), 733-743. http://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016 Oliveira, E. (2008). Glossário. In Os efeitos psicossociais do racismo [Edição e entrevistas de Fernanda Pompeu]. Instituto AMMA Psique e Negritude. http://www.ammapsique.org.br/baixe/Os-efeitos-psicossociais-do-racismo.pdf Santos, I.A.A. (2013). Direitos humanos e as práticas de racismo. Edições Câmara.Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-01T16:15:28Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/39265Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-02-01T16:15:28Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
title Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
spellingShingle Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
Farias, Magno Nunes
Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciais
Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.
Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.
title_short Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
title_full Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
title_fullStr Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
title_full_unstemmed Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
title_sort Debatendo o racismo na universidade: ação prática da terapia ocupacional e psicologia/ Debating racism at university: practical action of occupational therapy and psychology
author Farias, Magno Nunes
author_facet Farias, Magno Nunes
Vicente, Heitor Abadio
author_role author
author2 Vicente, Heitor Abadio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Magno Nunes
Vicente, Heitor Abadio
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciais
Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.
Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.
topic Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional; Psicologia; Raça; Racismo; Relações étnico-raciais
Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.
Racismo, Ensino Superior, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Empoderamento.
description Contextualização: Buscamos aqui descrever e analisar uma ação prática da Terapia Ocupacional e da Psicologia, que teve como foco desenvolver uma atividade em grupo com jovens universitários para suscitar o debate das relações raciais na universidade. Processo de intervenção/Acompanhamento: Foi realizada uma atividade em grupo sob o título Corpos negros na universidade: diálogos sobre o enfrentamento do racismo institucional. Análise crítica da prática: Afirmamos que a atividade realizada tornou possível a construção de um momento de diálogo e reflexão, fomentando, junto aos jovens negros e não-negros, questões latentes em nossa dinâmica social e racial, buscando o fortalecimento de práticas antirracistas, através de movimentos de empoderamento e tomada de consciência. Síntese das considerações: A Terapia Ocupacional e a Psicologia em atuação interdisciplinar podem tornar possível o fomento de espaços na universidade para o debate crítico de temáticas sociais. Palavras-chave: Racismo. Ensino Superior. Grupo com Ancestrais do Continente Africano.  Abstract Contextualization: We seek here to describe and analyze a practical action of Occupational Therapy and Psychology that focused on developing a group activity with young university students for the debate on race relations at the university. Intervention / Follow-up process: A group activity was carried out under the title Black bodies at university: dialogues about the fight against institutional racism. Critical analysis of the practice: We affirm that the activity carried out made it possible to build a moment of dialogue and reflection, fostering with black and non-black young people latent issues in our social and racial dynamics, seeking the strengthening of anti-racist practices, through empowerment and awareness movements. Summary of considerations: Occupational Therapy and Psychology in interdisciplinary action can make possible the promotion of spaces at the university for critical debate about social thematic.Keywords: Racism. Higher Education. African Continental Ancestry Group.  Resumen Contextualización: Buscamos aquí describir y analizar una acción práctica de Terapia Ocupacional y Psicología que se centró en el desarrollo de una actividad grupal con jóvenes universitarios para el debate sobre las relaciones raciales en la universidad. Intervención/ Proceso de seguimiento: Se realizó una actividad grupal titulada Cuerpos negros en la universidad: diálogos sobre el enfrentamiento al racismo institucional. Análisis crítico de la práctica: Afirmamos que la actividad hizo posible la construcción de un momento de diálogo y reflexion, fomentando con jóvenes negros y no negros temas latentes en nuestras dinámicas sociales y raciales, buscando el fortalecimiento de las prácticas antirracistas, a través del empoderamiento y los movimientos de toma de consciencia. Resumen de consideraciones: La Terapia Ocupacional y la Psicología en la acción interdisciplinar pueden permitir propiciar espacios en la universidad para el debate crítico sobre temas sociales.Palabras clave: Racismo. Educación Superior. Grupo de Ascendencia Continental Africana. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265
10.47222/2526-3544.rbto39265
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto39265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/39265/pdf_1
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13372
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/39265/13373
/*ref*/Amorim, S.G., Martins, S., Leite Junior, J.D., & Farias, M.N. (2020). “Asfixias sociais” da população negra e questões para a terapia ocupacional. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 4(5), 719-733. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto36144 Evaristo, C. (2007). Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In M. A. Alexandre (Ed.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces (pp.16-21). Mazza Edições. Farias, M. N., Leite Junior, J.D., & Costa, I.R.B.B. (2018). Terapia Ocupacional e população negra: possibilidades para o enfrentamento do racismo e desigualdade racial. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, 2(1), 228-243. http://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto12712 Fernandes, F. (1989). Significado do protesto negro. Cortez. Gonzalez, L. (1988). A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, 92(93), 69-82. https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf Kleba, M.E., & Wendausen, A. (2009). Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, 18(4), 733-743. http://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016 Oliveira, E. (2008). Glossário. In Os efeitos psicossociais do racismo [Edição e entrevistas de Fernanda Pompeu]. Instituto AMMA Psique e Negritude. http://www.ammapsique.org.br/baixe/Os-efeitos-psicossociais-do-racismo.pdf Santos, I.A.A. (2013). Direitos humanos e as práticas de racismo. Edições Câmara.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 1 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 815-821
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569184999636992