Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Roberto dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/35199
Resumo: Contextualização/ Análise da prática: Neste artigo, buscou-se analisar a atuação do terapeuta ocupacional em equoterapia a partir de um raciocínio clínico atrelado aos componentes do Modelo da Ocupação Humana no acompanhamento de um praticante com Transtorno do Espectro Autista, a fim de estimular sua motivação e socialização. Síntese das considerações: O terapeuta ocupacional observou que esse modelo, aplicado em sua prática, favorece a motivação, a socialização e o engajamento em ocupações de crianças com autismo.Palavras-Chave: Terapia Assistida por Cavalo. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico. AbstractContextualization/ Practice analysis: We tried to analyze the performance of the occupational therapist in hippotherapy, using a clinical reasoning linked to the components of the Model of Human Occupation, in the follow-up of a practitioner with autism spectrum disorder to stimulate motivation and socialization. Summary of considerations: The occupational therapist observed that this model, applied to his practice, favors motivation, socialization and engagement in occupations of children with autism.Keywords: Equine-Assisted Therapy. Occupational Therapy. Autistic Disorder. ResumenContextualización/ Análisis crítico de la práctica: Tratamos de analizar el desempeño del terapeuta ocupacional en la equinoterapia, utilizando un razonamiento clínico vinculado a los componentes del Modelo de Ocupación Humana, en el seguimiento de un practicante con trastorno del espectro autista para estimular la motivación y la socialización. Resumen de consideraciones:  El terapeuta ocupacional observó que este modelo, aplicado a su práctica, favorece la motivación, la socialización y el compromiso en las ocupaciones de los niños con autismo.Palabras clave: Terapía Asistida por Caballos. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico.
id UFRJ-14_543abfeca984afee2c642fb0bdd84e99
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/35199
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupationTerapia Assistida por Cavalo; Terapia Ocupacional, Transtorno Autístico.Contextualização/ Análise da prática: Neste artigo, buscou-se analisar a atuação do terapeuta ocupacional em equoterapia a partir de um raciocínio clínico atrelado aos componentes do Modelo da Ocupação Humana no acompanhamento de um praticante com Transtorno do Espectro Autista, a fim de estimular sua motivação e socialização. Síntese das considerações: O terapeuta ocupacional observou que esse modelo, aplicado em sua prática, favorece a motivação, a socialização e o engajamento em ocupações de crianças com autismo.Palavras-Chave: Terapia Assistida por Cavalo. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico. AbstractContextualization/ Practice analysis: We tried to analyze the performance of the occupational therapist in hippotherapy, using a clinical reasoning linked to the components of the Model of Human Occupation, in the follow-up of a practitioner with autism spectrum disorder to stimulate motivation and socialization. Summary of considerations: The occupational therapist observed that this model, applied to his practice, favors motivation, socialization and engagement in occupations of children with autism.Keywords: Equine-Assisted Therapy. Occupational Therapy. Autistic Disorder. ResumenContextualización/ Análisis crítico de la práctica: Tratamos de analizar el desempeño del terapeuta ocupacional en la equinoterapia, utilizando un razonamiento clínico vinculado a los componentes del Modelo de Ocupación Humana, en el seguimiento de un practicante con trastorno del espectro autista para estimular la motivación y la socialización. Resumen de consideraciones:  El terapeuta ocupacional observó que este modelo, aplicado a su práctica, favorece la motivación, la socialización y el compromiso en las ocupaciones de los niños con autismo.Palabras clave: Terapía Asistida por Caballos. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico.Universidade Federal do Rio de JaneiroSantos, José Roberto dos2021-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/3519910.47222/2526-3544.rbto35199Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 2 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 235-2432526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/35199/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11732https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11733https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11734https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11735/*ref*/Ashby, S., & Chandler, B. (2010). An Exploratory Study of the Occupation-Focused models included in occupational therapy professional education programmes. Research. 73(12), 616-624./*ref*/Associação Nacional de Equoterapia – Brasil. (n. d.) O Método. Recuperado em 04 agosto, 2020, de http://equoterapia.org.br/articles/index/articles_list/138/81/0./*ref*/Bender, D. D., & Guarany, N. R. (2016). Efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 27(3), 271-277./*ref*/Cavalcante V. A. S, & Calil, F. C. (2011). Equoterapia. In: Cavalcante, A., & Galvão, C. Terapia Ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan./*ref*/Cruz, D. M. C. (2018). Os Modelos de Terapia Ocupacional e as possibilidades para prática e pesquisa no Brasil. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. 2(3), 504-17./*ref*/Gabriels, R. L., Pan, Z., Dechant, B., Agnew, J. Á., Brim, N., & Mesibov, G. (2015). Randomized Controlled Trial of Therapeutic Horseback Riding in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 54(7), 541-549./*ref*/Gonçalves, L. N., & Lima, A. C. D. (2019). Atuación Terapéutica Ocupacional en la Equinoterapia: uma Revisión de la Literatura. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 19(2), 11-23./*ref*/Haglund, L. (2020). Utility of Model of Human Occupation Screening Tool in Sweden. Occupational Therapy in Mental Health. 36(3), 244-257./*ref*/Heras, C. G de las. (2015). Desarrolo de integración de la teoria y práctica del MOHO. In: Heras, C. G. de las (Org.). Modelo de Ocupación Humana. Espanã: Editora Sintesis./*ref*/Kielhofner, G., & Forsyth, K. (1997). The Model of Human Occupation: an Overview of Current Concepts. British Journal of Occupational Therapy. 60(30), 103-110./*ref*/Kielhofner, G., & Burke, J. P. (1980). A Model of Human Occupation, Part 1. Conceptual Framework and Content. American Journal of Occupational Therapy. 34(9): 572-581./*ref*/Llambias, C., Magill-Evans, J., Smith, V., & Warren, S. (2016) Equine-Assisted Occupational Therapy: Increasing Engagement for Children With Autism Spectrum Disorder. American Journal of Occupational Therapy. 70(6): 7006220040./*ref*/Petty, J. D., Pan, Z., Dechant, B., Gabriels, R. L. (2017). Therapeutic Horseback Riding Crossover Effects of Attachment Behaviors with Family Pets in a Sample of Children with Autism Spectrum Disorder. International Journal of Environmental Research and Public Health. 14(3), 256./*ref*/Polia, A. A., & Castro, D. H. (2007). A lesão medular e suas sequelas de acordo com o Modelo de Ocupação Humana. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 15(1),19-29./*ref*/Pontes, T. B., Polatajko, H. (2016). Habilitando ocupações: prática baseada na ocupação e centrada no cliente na Terapia Ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 24(2), 403-12./*ref*/Senado Federal do Brasil. (2019) Lei n° 13.830, de 13 de maio de 2019. Dispõe sobre a prática da equoterapia. Recuperado em 02 julho, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13830.htm./*ref*/Taylor, R. R., Kielhorfner, G., Smith, C., Butler, S., Cahill, S. M., & Ciukaj, M. D. (2009). Volitional Change in Children with Autism: A Single-Case Design Study of the Impact of Hippotherapy on Motivation. Occupational Therapy in Mental Health. --(25), 192-200./*ref*/Ward, S. C., Whalon, K., Rusnak, K., Wendell, K., & Paschall, N. (2013). The Association Between Therapeutic Horseback Riding and the Social Communication and Sensory Reactions of Children with Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders. 43(9), 2190-2198.Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-12T03:33:21Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/35199Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-05-12T03:33:21Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
title Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
spellingShingle Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
Santos, José Roberto dos
Terapia Assistida por Cavalo; Terapia Ocupacional, Transtorno Autístico.
title_short Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
title_full Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
title_fullStr Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
title_full_unstemmed Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
title_sort Atuação do terapeuta ocupacional na equoterapia em crianças com transtorno do espectro autista: estimulando a motivação sob a perspectiva do modelo da ocupação humana / Occupational therapist's role in hippotherapy in children with autistic spectrum disorder: stimulating motivation from the perspective of the model of human occupation
author Santos, José Roberto dos
author_facet Santos, José Roberto dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Roberto dos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Assistida por Cavalo; Terapia Ocupacional, Transtorno Autístico.
topic Terapia Assistida por Cavalo; Terapia Ocupacional, Transtorno Autístico.
description Contextualização/ Análise da prática: Neste artigo, buscou-se analisar a atuação do terapeuta ocupacional em equoterapia a partir de um raciocínio clínico atrelado aos componentes do Modelo da Ocupação Humana no acompanhamento de um praticante com Transtorno do Espectro Autista, a fim de estimular sua motivação e socialização. Síntese das considerações: O terapeuta ocupacional observou que esse modelo, aplicado em sua prática, favorece a motivação, a socialização e o engajamento em ocupações de crianças com autismo.Palavras-Chave: Terapia Assistida por Cavalo. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico. AbstractContextualization/ Practice analysis: We tried to analyze the performance of the occupational therapist in hippotherapy, using a clinical reasoning linked to the components of the Model of Human Occupation, in the follow-up of a practitioner with autism spectrum disorder to stimulate motivation and socialization. Summary of considerations: The occupational therapist observed that this model, applied to his practice, favors motivation, socialization and engagement in occupations of children with autism.Keywords: Equine-Assisted Therapy. Occupational Therapy. Autistic Disorder. ResumenContextualización/ Análisis crítico de la práctica: Tratamos de analizar el desempeño del terapeuta ocupacional en la equinoterapia, utilizando un razonamiento clínico vinculado a los componentes del Modelo de Ocupación Humana, en el seguimiento de un practicante con trastorno del espectro autista para estimular la motivación y la socialización. Resumen de consideraciones:  El terapeuta ocupacional observó que este modelo, aplicado a su práctica, favorece la motivación, la socialización y el compromiso en las ocupaciones de los niños con autismo.Palabras clave: Terapía Asistida por Caballos. Terapia Ocupacional. Transtorno Autístico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/35199
10.47222/2526-3544.rbto35199
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/35199
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto35199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/35199/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11732
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11733
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11734
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/35199/11735
/*ref*/Ashby, S., & Chandler, B. (2010). An Exploratory Study of the Occupation-Focused models included in occupational therapy professional education programmes. Research. 73(12), 616-624.
/*ref*/Associação Nacional de Equoterapia – Brasil. (n. d.) O Método. Recuperado em 04 agosto, 2020, de http://equoterapia.org.br/articles/index/articles_list/138/81/0.
/*ref*/Bender, D. D., & Guarany, N. R. (2016). Efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 27(3), 271-277.
/*ref*/Cavalcante V. A. S, & Calil, F. C. (2011). Equoterapia. In: Cavalcante, A., & Galvão, C. Terapia Ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
/*ref*/Cruz, D. M. C. (2018). Os Modelos de Terapia Ocupacional e as possibilidades para prática e pesquisa no Brasil. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. 2(3), 504-17.
/*ref*/Gabriels, R. L., Pan, Z., Dechant, B., Agnew, J. Á., Brim, N., & Mesibov, G. (2015). Randomized Controlled Trial of Therapeutic Horseback Riding in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. 54(7), 541-549.
/*ref*/Gonçalves, L. N., & Lima, A. C. D. (2019). Atuación Terapéutica Ocupacional en la Equinoterapia: uma Revisión de la Literatura. Revista Chilena de Terapia Ocupacional. 19(2), 11-23.
/*ref*/Haglund, L. (2020). Utility of Model of Human Occupation Screening Tool in Sweden. Occupational Therapy in Mental Health. 36(3), 244-257.
/*ref*/Heras, C. G de las. (2015). Desarrolo de integración de la teoria y práctica del MOHO. In: Heras, C. G. de las (Org.). Modelo de Ocupación Humana. Espanã: Editora Sintesis.
/*ref*/Kielhofner, G., & Forsyth, K. (1997). The Model of Human Occupation: an Overview of Current Concepts. British Journal of Occupational Therapy. 60(30), 103-110.
/*ref*/Kielhofner, G., & Burke, J. P. (1980). A Model of Human Occupation, Part 1. Conceptual Framework and Content. American Journal of Occupational Therapy. 34(9): 572-581.
/*ref*/Llambias, C., Magill-Evans, J., Smith, V., & Warren, S. (2016) Equine-Assisted Occupational Therapy: Increasing Engagement for Children With Autism Spectrum Disorder. American Journal of Occupational Therapy. 70(6): 7006220040.
/*ref*/Petty, J. D., Pan, Z., Dechant, B., Gabriels, R. L. (2017). Therapeutic Horseback Riding Crossover Effects of Attachment Behaviors with Family Pets in a Sample of Children with Autism Spectrum Disorder. International Journal of Environmental Research and Public Health. 14(3), 256.
/*ref*/Polia, A. A., & Castro, D. H. (2007). A lesão medular e suas sequelas de acordo com o Modelo de Ocupação Humana. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 15(1),19-29.
/*ref*/Pontes, T. B., Polatajko, H. (2016). Habilitando ocupações: prática baseada na ocupação e centrada no cliente na Terapia Ocupacional. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 24(2), 403-12.
/*ref*/Senado Federal do Brasil. (2019) Lei n° 13.830, de 13 de maio de 2019. Dispõe sobre a prática da equoterapia. Recuperado em 02 julho, 2019, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13830.htm.
/*ref*/Taylor, R. R., Kielhorfner, G., Smith, C., Butler, S., Cahill, S. M., & Ciukaj, M. D. (2009). Volitional Change in Children with Autism: A Single-Case Design Study of the Impact of Hippotherapy on Motivation. Occupational Therapy in Mental Health. --(25), 192-200.
/*ref*/Ward, S. C., Whalon, K., Rusnak, K., Wendell, K., & Paschall, N. (2013). The Association Between Therapeutic Horseback Riding and the Social Communication and Sensory Reactions of Children with Autism. Journal of Autism and Developmental Disorders. 43(9), 2190-2198.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 2 (2021): (ISSN eletrônico 2526-3544); 235-243
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569184320159744