A percepção de terapeutas ocupacionais sobre suicídio e sua formação profissional para o manejo de adolescentes com comportamento suicida/The perception of occupational therapists on suicide and its their professional training for the management of suicidal behavior with teenagers
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Summary: | Introdução: A adolescência é um período de grandes mudanças biopsicossociais, tornando os jovens suscetíveis a alterações comportamentais e emocionais, inclusive, atitudes suicidas. Desta forma, sabe-se que há a necessidade de profissionais qualificados, incluindo o terapeuta ocupacional. Objetivo: Compreender a percepção de terapeutas ocupacionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, sobre sua formação profissional para o manejo do adolescente com comportamento suicida. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, através de entrevista semiestruturada, com terapeutas ocupacionais do Nasf-AB, realizada no período de março a abril de 2019, nas Unidades Básicas de Saúde. Resultados e discussões: Sobre o suicídio na fase da adolescência, houve um olhar direcionado para a imaturidade emocional e impulsividade. Identificou-se que lacunas no processo de formação profissional, da graduação à formação continuada na Atenção Básica, limitam a realização de intervenções próprias do terapeuta ocupacional frente a essa demanda. Apesar disso, há o conhecimento das políticas públicas e estratégias de cuidados na Atenção Básica e rede de cuidados. Conclusão: Verificou-se a necessidade de capacitação do terapeuta ocupacional para o manejo de adolescentes com comportamento suicida.Palavras-chaves: Adolescentes. Formação profissional. Suicídio. Terapia Ocupacional.Abstract Introduction: Adolescence is a period of great biopsychosocial changes, making young people susceptible to behavioral and emotional changes, including suicidal attitudes. Thus, it is known that there is a need for qualified professionals, including the occupational therapist. Objective: To understand the perception of occupational therapists who work in the Family Health-care Strategy about their professional training for managing adolescents with suicidal behavior. Method: Qualitative exploratory research, through a semi-structured interview, with occupational therapists from Nasf-AB, carried out from March to April 2019, in Health-care Units. Results and discussions: Regarding suicide in the phase of adolescence, there was a focus on emotional immaturity and impulsiveness. It was identified that gaps in the professional training process, from graduation to continuing education in Primary Health Care, limit the performance of interventions specific to occupational therapists in view of this demand. Despite this, there is knowledge of public policies and care strategies in Primary Care and care network. Conclusion: There was a need to train occupational therapists to manage adolescents with suicidal behavior.Keywords: Adolescent. Professional qualification. Suicide. Occupational Therapy. ResumenIntroducción: La adolescencia es un período de grandes cambios biopsicosociales que hacen que los jóvenes sean susceptibles a cambios conductuales y emocionales, incluidas las actitudes suicidas. Por tanto, se sabe que existe la necesidad de profesionales cualificados, incluido el terapeuta ocupacional. Objetivo: Comprender la percepción de los terapeutas ocupacionales que trabajan en la Estrategia Salud de la Familia sobre su formación profesional para el manejo de adolescentes con conducta suicida. Método: Investigación exploratoria cualitativa, mediante entrevista semiestructurada, con terapeutas ocupacionales de Nasf-AB, realizada de marzo a abril de 2019, en Unidades Básicas de Salud. Resultados: Respecto al suicidio en la etapa de la adolescencia, hubo un enfoque sobre la inmadurez emocional y la impulsividad. Se identificó que las brechas en el proceso de formación profesional, desde la graduación hasta la formación continua en Atención Primaria, limitan la realización de intervenciones específicas de los terapeutas ocupacionales ante esta demanda. A pesar de ello, existe conocimiento de las políticas públicas y estrategias de atención en Atención Primaria y red de atención. Conclusiones: existía la necesidad de capacitar a los terapeutas ocupacionales para manejar a los adolescentes con comportamiento suicida.Palabras clave: Adolescentes. Formanión professional. Suicidio. Terapia ocupacional. |
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A percepção de terapeutas ocupacionais sobre suicídio e sua formação profissional para o manejo de adolescentes com comportamento suicida/The perception of occupational therapists on suicide and its their professional training for the management of suicidal behavior with teenagersFisioterapia e Terapia Ocupacional; Saúde; SuicídioAdolescentes. Capacitação profissional. Suicídio. Terapia Ocupacional.Saúde MentalIntrodução: A adolescência é um período de grandes mudanças biopsicossociais, tornando os jovens suscetíveis a alterações comportamentais e emocionais, inclusive, atitudes suicidas. Desta forma, sabe-se que há a necessidade de profissionais qualificados, incluindo o terapeuta ocupacional. Objetivo: Compreender a percepção de terapeutas ocupacionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, sobre sua formação profissional para o manejo do adolescente com comportamento suicida. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, através de entrevista semiestruturada, com terapeutas ocupacionais do Nasf-AB, realizada no período de março a abril de 2019, nas Unidades Básicas de Saúde. Resultados e discussões: Sobre o suicídio na fase da adolescência, houve um olhar direcionado para a imaturidade emocional e impulsividade. Identificou-se que lacunas no processo de formação profissional, da graduação à formação continuada na Atenção Básica, limitam a realização de intervenções próprias do terapeuta ocupacional frente a essa demanda. Apesar disso, há o conhecimento das políticas públicas e estratégias de cuidados na Atenção Básica e rede de cuidados. Conclusão: Verificou-se a necessidade de capacitação do terapeuta ocupacional para o manejo de adolescentes com comportamento suicida.Palavras-chaves: Adolescentes. Formação profissional. Suicídio. Terapia Ocupacional.Abstract Introduction: Adolescence is a period of great biopsychosocial changes, making young people susceptible to behavioral and emotional changes, including suicidal attitudes. Thus, it is known that there is a need for qualified professionals, including the occupational therapist. Objective: To understand the perception of occupational therapists who work in the Family Health-care Strategy about their professional training for managing adolescents with suicidal behavior. Method: Qualitative exploratory research, through a semi-structured interview, with occupational therapists from Nasf-AB, carried out from March to April 2019, in Health-care Units. Results and discussions: Regarding suicide in the phase of adolescence, there was a focus on emotional immaturity and impulsiveness. It was identified that gaps in the professional training process, from graduation to continuing education in Primary Health Care, limit the performance of interventions specific to occupational therapists in view of this demand. Despite this, there is knowledge of public policies and care strategies in Primary Care and care network. Conclusion: There was a need to train occupational therapists to manage adolescents with suicidal behavior.Keywords: Adolescent. Professional qualification. Suicide. Occupational Therapy. ResumenIntroducción: La adolescencia es un período de grandes cambios biopsicosociales que hacen que los jóvenes sean susceptibles a cambios conductuales y emocionales, incluidas las actitudes suicidas. Por tanto, se sabe que existe la necesidad de profesionales cualificados, incluido el terapeuta ocupacional. Objetivo: Comprender la percepción de los terapeutas ocupacionales que trabajan en la Estrategia Salud de la Familia sobre su formación profesional para el manejo de adolescentes con conducta suicida. Método: Investigación exploratoria cualitativa, mediante entrevista semiestructurada, con terapeutas ocupacionales de Nasf-AB, realizada de marzo a abril de 2019, en Unidades Básicas de Salud. Resultados: Respecto al suicidio en la etapa de la adolescencia, hubo un enfoque sobre la inmadurez emocional y la impulsividad. Se identificó que las brechas en el proceso de formación profesional, desde la graduación hasta la formación continua en Atención Primaria, limitan la realización de intervenciones específicas de los terapeutas ocupacionales ante esta demanda. A pesar de ello, existe conocimiento de las políticas públicas y estrategias de atención en Atención Primaria y red de atención. Conclusiones: existía la necesidad de capacitar a los terapeutas ocupacionales para manejar a los adolescentes con comportamiento suicida.Palabras clave: Adolescentes. Formanión professional. Suicidio. Terapia ocupacional.Universidade Federal do Rio de JaneiroXavier, Yasmim da SivaRosas, Marina AraújoOliveira, Maria Gisele Cavalcanti deDantas, Luciana NeryJucá, Adriana LoboFacundes, Vera Lúcia DutraNóbrega, Keise Bastos Gomes da2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4585510.47222/2526-3544.rbto45855Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 872-8912526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/45855/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/45855/16380https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/45855/16381https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/45855/16382/*ref*/Amaral, A.P. et al. (2020). 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Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 872-891 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
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