Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Huryel Tarcio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues, Gleyson Hiego Vieira, Rocha, Tainara Davidis, Fangel, Renan, Fangel, Leticia Meda Vendrusculo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258
Resumo: Introdução: A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm um olhar voltado para a funcionalidade do indivíduo na sua prática profissional. A funcionalidade e a incapacidade são descritas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que deve ser utilizada interdisciplinarmente. O uso da CIF por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é garantido por legislações brasileiras, que também recomendam às Instituições de Ensino Superior o ensino da CIF nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Objetivo: Identificar a inserção da CIF nos projetos pedagógicos (PPCs) dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional de Universidades Federais brasileiras. Método: Pesquisa documental e exploratória      dividida em duas etapas, sendo elas identificação dos cursos e extração de dados dos PPCs.  Resultados: Foram analisados 39 PPCs considerando os dois cursos. 22 PPCs incluíram o termo funcionalidade ou a CIF em ao menos 1 dos três tópicos analisados, o correspondente a cerca de 56% dos PPCs incluídos neste estudo. Conclusão: A CIF ainda é pouco inserida nos PPCs dos cursos de Fisioterapia (66%) e de Terapia Ocupacional (50%) de Universidades Federais brasileiras, fazendo-se necessária a inserção desse componente curricular para formar profissionais com um olhar abrangente em relação à saúde da população, e além disso, se adequarem às novas proposições de Diretrizes Curriculares Nacionais. É preciso também que pesquisadores estudem e aprofundem suas análises acerca do modelo biopsicossocial, para que assim possam propor métodos de suprimento ao déficit de conhecimento atual sobre a CIF por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
id UFRJ-14_cab263664e6da65c8f6b0950d63fc280
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59258
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universitiesClassificação internacional de funcionalidadeIncapacidade e saúde. Terapia ocupacional. Fisioterapia. Currículo. UniversidadesTerapia OcupacionalIntrodução: A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm um olhar voltado para a funcionalidade do indivíduo na sua prática profissional. A funcionalidade e a incapacidade são descritas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que deve ser utilizada interdisciplinarmente. O uso da CIF por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é garantido por legislações brasileiras, que também recomendam às Instituições de Ensino Superior o ensino da CIF nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Objetivo: Identificar a inserção da CIF nos projetos pedagógicos (PPCs) dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional de Universidades Federais brasileiras. Método: Pesquisa documental e exploratória      dividida em duas etapas, sendo elas identificação dos cursos e extração de dados dos PPCs.  Resultados: Foram analisados 39 PPCs considerando os dois cursos. 22 PPCs incluíram o termo funcionalidade ou a CIF em ao menos 1 dos três tópicos analisados, o correspondente a cerca de 56% dos PPCs incluídos neste estudo. Conclusão: A CIF ainda é pouco inserida nos PPCs dos cursos de Fisioterapia (66%) e de Terapia Ocupacional (50%) de Universidades Federais brasileiras, fazendo-se necessária a inserção desse componente curricular para formar profissionais com um olhar abrangente em relação à saúde da população, e além disso, se adequarem às novas proposições de Diretrizes Curriculares Nacionais. É preciso também que pesquisadores estudem e aprofundem suas análises acerca do modelo biopsicossocial, para que assim possam propor métodos de suprimento ao déficit de conhecimento atual sobre a CIF por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5925810.47222/2526-3544.rbto59258Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)2526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258/40552Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Huryel TarcioRodrigues, Gleyson Hiego VieiraRocha, Tainara DavidisFangel, RenanFangel, Leticia Meda Vendrusculo2024-04-30T03:30:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59258Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2024-04-30T03:30:34Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
title Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
spellingShingle Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
de Oliveira, Huryel Tarcio
Classificação internacional de funcionalidade
Incapacidade e saúde. Terapia ocupacional. Fisioterapia. Currículo. Universidades
Terapia Ocupacional
title_short Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
title_full Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
title_fullStr Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
title_full_unstemmed Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
title_sort Inclusão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Universidades Federais Brasileiras: Presence of the international classification of functionality, disability and health in the pedagogical projects of graduation courses in physiotherapy and occupational therapy at brazilian federal universities
author de Oliveira, Huryel Tarcio
author_facet de Oliveira, Huryel Tarcio
Rodrigues, Gleyson Hiego Vieira
Rocha, Tainara Davidis
Fangel, Renan
Fangel, Leticia Meda Vendrusculo
author_role author
author2 Rodrigues, Gleyson Hiego Vieira
Rocha, Tainara Davidis
Fangel, Renan
Fangel, Leticia Meda Vendrusculo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Huryel Tarcio
Rodrigues, Gleyson Hiego Vieira
Rocha, Tainara Davidis
Fangel, Renan
Fangel, Leticia Meda Vendrusculo
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação internacional de funcionalidade
Incapacidade e saúde. Terapia ocupacional. Fisioterapia. Currículo. Universidades
Terapia Ocupacional
topic Classificação internacional de funcionalidade
Incapacidade e saúde. Terapia ocupacional. Fisioterapia. Currículo. Universidades
Terapia Ocupacional
description Introdução: A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm um olhar voltado para a funcionalidade do indivíduo na sua prática profissional. A funcionalidade e a incapacidade são descritas pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que deve ser utilizada interdisciplinarmente. O uso da CIF por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é garantido por legislações brasileiras, que também recomendam às Instituições de Ensino Superior o ensino da CIF nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Objetivo: Identificar a inserção da CIF nos projetos pedagógicos (PPCs) dos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional de Universidades Federais brasileiras. Método: Pesquisa documental e exploratória      dividida em duas etapas, sendo elas identificação dos cursos e extração de dados dos PPCs.  Resultados: Foram analisados 39 PPCs considerando os dois cursos. 22 PPCs incluíram o termo funcionalidade ou a CIF em ao menos 1 dos três tópicos analisados, o correspondente a cerca de 56% dos PPCs incluídos neste estudo. Conclusão: A CIF ainda é pouco inserida nos PPCs dos cursos de Fisioterapia (66%) e de Terapia Ocupacional (50%) de Universidades Federais brasileiras, fazendo-se necessária a inserção desse componente curricular para formar profissionais com um olhar abrangente em relação à saúde da população, e além disso, se adequarem às novas proposições de Diretrizes Curriculares Nacionais. É preciso também que pesquisadores estudem e aprofundem suas análises acerca do modelo biopsicossocial, para que assim possam propor métodos de suprimento ao déficit de conhecimento atual sobre a CIF por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258
10.47222/2526-3544.rbto59258
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto59258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/59258/40552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 8 n. 2 (2024): (ISSN eletrônico 2526-3544)
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321180438953984