Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mastropietro, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cestari, Leila Maria Quiles, Marcolino, Tais Quevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860
Resumo: Contextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social.  Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas. Abstract: Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities. Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias. 
id UFRJ-14_f9b281ab3e19a0036d61ca37d4b0f7a3
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/42860
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with childrenFisioterapia e Terapia Ocupacionalterapia ocupacional; criança; atividades cotidianasterapia ocupacionalContextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social.  Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas. Abstract: Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities. Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias. Universidade Federal do Rio de JaneiroMastropietro, Ana PaulaCestari, Leila Maria QuilesMarcolino, Tais Quevedo2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4286010.47222/2526-3544.rbto42860Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1231-12362526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15117https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15118https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15119/*ref*/Benetton, J. (1991). Trilhas Associativas: ampliando subsídios na clínica da psicose. São Paulo: Lemos Editorial./*ref*/Benetton, J., Marcolino, T. Q. (2013). As atividades no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 21(3): 645-652. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.067/*ref*/Benetton, J., Ferrari, S. M. L., Mastropietro, A. P., Bertolozzi, R. C., Marcolino, T. Q. (2021). Diagnóstico situacional: conhecendo o sujeito alvo no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. In A. M. Oliveira, A. D. B. Vizzotto, P. C. H. Mello & P. Buchain (Orgs), Terapia ocupacional em neuropsiquiatria e saúde mental (pp. 331-338). São Paulo: Manole./*ref*/Cid, M. F. B., Squassoni, C. E., Gasparini, D. A., & Fernandes, L. H. O. (2019). Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. Pro-Posições, 30, e20170093. Epub April 18, 2019. https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093/*ref*/Dituri, D. R., Marcolino, T. Q. (2016). Sistematização da aplicabilidade de uso da técnica Trilhas Associativas em Terapia Ocupacional. In: IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória, ES. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Suplemento especial, 24: 22-24./*ref*/Ferrari, S. M. L. (2005). Terapia Ocupacional e as fronteiras do seu território. Revista CETO, 9: 9-17./*ref*/Marcolino, T. Q., Benetton, J., Cestari, L. M. Q., Mello, A. C. C., Araújo, A. S. (2020). Diálogos com Benetton e Latour: possibilidades de compreensão da inserção social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4): 1322-1334. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf2032./*ref*/Maximino, V. S., Petri, E. C., Carvalho, A. O. C. (2012). A compreensão de saúde para o Método da Terapia Ocupacional Dinâmica. Revista Ceto, 13: 34-40. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/05-varios-1.pdf/*ref*/Santarosa, C. C. (2012). Erros, acertos e consertos em um atendimento infantil. Revista CETO, 13: 41-48. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/06-santarosa-1.pdf/*ref*/Tanner, K., Hand, B.N., O’Toole, G., Lane, A.E. (2015). EffectivenessofInterventionsto Improve Social Participation, Play, Leisure, andRestrictedandRepetitiveBehaviors in People WithAutism Spectrum Disorder: A Systematic Review. American JournalofOccupationalTherapy, 69(5):6905180010p1-12. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2015.017806Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-13T23:11:17Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/42860Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-13T23:11:17Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
title Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
spellingShingle Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
Mastropietro, Ana Paula
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
terapia ocupacional; criança; atividades cotidianas
terapia ocupacional
title_short Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
title_full Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
title_fullStr Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
title_full_unstemmed Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
title_sort Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
author Mastropietro, Ana Paula
author_facet Mastropietro, Ana Paula
Cestari, Leila Maria Quiles
Marcolino, Tais Quevedo
author_role author
author2 Cestari, Leila Maria Quiles
Marcolino, Tais Quevedo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mastropietro, Ana Paula
Cestari, Leila Maria Quiles
Marcolino, Tais Quevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional
terapia ocupacional; criança; atividades cotidianas
terapia ocupacional
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional
terapia ocupacional; criança; atividades cotidianas
terapia ocupacional
description Contextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social.  Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas. Abstract: Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities. Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860
10.47222/2526-3544.rbto42860
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto42860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15117
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15118
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15119
/*ref*/Benetton, J. (1991). Trilhas Associativas: ampliando subsídios na clínica da psicose. São Paulo: Lemos Editorial.
/*ref*/Benetton, J., Marcolino, T. Q. (2013). As atividades no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 21(3): 645-652. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.067
/*ref*/Benetton, J., Ferrari, S. M. L., Mastropietro, A. P., Bertolozzi, R. C., Marcolino, T. Q. (2021). Diagnóstico situacional: conhecendo o sujeito alvo no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. In A. M. Oliveira, A. D. B. Vizzotto, P. C. H. Mello & P. Buchain (Orgs), Terapia ocupacional em neuropsiquiatria e saúde mental (pp. 331-338). São Paulo: Manole.
/*ref*/Cid, M. F. B., Squassoni, C. E., Gasparini, D. A., & Fernandes, L. H. O. (2019). Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. Pro-Posições, 30, e20170093. Epub April 18, 2019. https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093
/*ref*/Dituri, D. R., Marcolino, T. Q. (2016). Sistematização da aplicabilidade de uso da técnica Trilhas Associativas em Terapia Ocupacional. In: IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória, ES. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Suplemento especial, 24: 22-24.
/*ref*/Ferrari, S. M. L. (2005). Terapia Ocupacional e as fronteiras do seu território. Revista CETO, 9: 9-17.
/*ref*/Marcolino, T. Q., Benetton, J., Cestari, L. M. Q., Mello, A. C. C., Araújo, A. S. (2020). Diálogos com Benetton e Latour: possibilidades de compreensão da inserção social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4): 1322-1334. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf2032.
/*ref*/Maximino, V. S., Petri, E. C., Carvalho, A. O. C. (2012). A compreensão de saúde para o Método da Terapia Ocupacional Dinâmica. Revista Ceto, 13: 34-40. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/05-varios-1.pdf
/*ref*/Santarosa, C. C. (2012). Erros, acertos e consertos em um atendimento infantil. Revista CETO, 13: 41-48. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/06-santarosa-1.pdf
/*ref*/Tanner, K., Hand, B.N., O’Toole, G., Lane, A.E. (2015). EffectivenessofInterventionsto Improve Social Participation, Play, Leisure, andRestrictedandRepetitiveBehaviors in People WithAutism Spectrum Disorder: A Systematic Review. American JournalofOccupationalTherapy, 69(5):6905180010p1-12. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2015.017806
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1231-1236
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1754569183511707648