Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860 |
Resumo: | Contextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social. Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas. Abstract: Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities. Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias. |
id |
UFRJ-14_f9b281ab3e19a0036d61ca37d4b0f7a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/42860 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with childrenFisioterapia e Terapia Ocupacionalterapia ocupacional; criança; atividades cotidianasterapia ocupacionalContextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social. Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas. Abstract: Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities. Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias. Universidade Federal do Rio de JaneiroMastropietro, Ana PaulaCestari, Leila Maria QuilesMarcolino, Tais Quevedo2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4286010.47222/2526-3544.rbto42860Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1231-12362526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15117https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15118https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15119/*ref*/Benetton, J. (1991). Trilhas Associativas: ampliando subsídios na clínica da psicose. São Paulo: Lemos Editorial./*ref*/Benetton, J., Marcolino, T. Q. (2013). As atividades no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 21(3): 645-652. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.067/*ref*/Benetton, J., Ferrari, S. M. L., Mastropietro, A. P., Bertolozzi, R. C., Marcolino, T. Q. (2021). Diagnóstico situacional: conhecendo o sujeito alvo no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. In A. M. Oliveira, A. D. B. Vizzotto, P. C. H. Mello & P. Buchain (Orgs), Terapia ocupacional em neuropsiquiatria e saúde mental (pp. 331-338). São Paulo: Manole./*ref*/Cid, M. F. B., Squassoni, C. E., Gasparini, D. A., & Fernandes, L. H. O. (2019). Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. Pro-Posições, 30, e20170093. Epub April 18, 2019. https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093/*ref*/Dituri, D. R., Marcolino, T. Q. (2016). Sistematização da aplicabilidade de uso da técnica Trilhas Associativas em Terapia Ocupacional. In: IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória, ES. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Suplemento especial, 24: 22-24./*ref*/Ferrari, S. M. L. (2005). Terapia Ocupacional e as fronteiras do seu território. Revista CETO, 9: 9-17./*ref*/Marcolino, T. Q., Benetton, J., Cestari, L. M. Q., Mello, A. C. C., Araújo, A. S. (2020). Diálogos com Benetton e Latour: possibilidades de compreensão da inserção social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4): 1322-1334. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf2032./*ref*/Maximino, V. S., Petri, E. C., Carvalho, A. O. C. (2012). A compreensão de saúde para o Método da Terapia Ocupacional Dinâmica. Revista Ceto, 13: 34-40. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/05-varios-1.pdf/*ref*/Santarosa, C. C. (2012). Erros, acertos e consertos em um atendimento infantil. Revista CETO, 13: 41-48. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/06-santarosa-1.pdf/*ref*/Tanner, K., Hand, B.N., O’Toole, G., Lane, A.E. (2015). EffectivenessofInterventionsto Improve Social Participation, Play, Leisure, andRestrictedandRepetitiveBehaviors in People WithAutism Spectrum Disorder: A Systematic Review. American JournalofOccupationalTherapy, 69(5):6905180010p1-12. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2015.017806Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-13T23:11:17Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/42860Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-13T23:11:17Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children |
title |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children |
spellingShingle |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children Mastropietro, Ana Paula Fisioterapia e Terapia Ocupacional terapia ocupacional; criança; atividades cotidianas terapia ocupacional |
title_short |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children |
title_full |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children |
title_fullStr |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children |
title_full_unstemmed |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children |
title_sort |
Você se ocupa das suas coisas hoje, que eu faço as minhas atividades! O método terapia ocupacional dinâmica com crianças/ Do your occupations today because I will do my activities! The dynamic occupational therapy method with children |
author |
Mastropietro, Ana Paula |
author_facet |
Mastropietro, Ana Paula Cestari, Leila Maria Quiles Marcolino, Tais Quevedo |
author_role |
author |
author2 |
Cestari, Leila Maria Quiles Marcolino, Tais Quevedo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mastropietro, Ana Paula Cestari, Leila Maria Quiles Marcolino, Tais Quevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional terapia ocupacional; criança; atividades cotidianas terapia ocupacional |
topic |
Fisioterapia e Terapia Ocupacional terapia ocupacional; criança; atividades cotidianas terapia ocupacional |
description |
Contextualização:Análise de atendimento de terapia ocupacional, sob pressupostos do Método Terapia Ocupacional Dinâmica, em consultório, de criança de sete anos.Processo de Intervenção/acompanhamento: O caso é descrito enfatizando as aquisições da criança, contadas pelas atividades desenvolvidas com a terapeuta ocupacional. Análise crítica da prática: Fazer atividades com a(o) terapeuta ocupacional é central no Método Terapia Ocupacional Dinâmica e coloca em movimento a relação triádica. A oferta de um espaço livre e criativo, sem protocolos prévios, para que a criança possa se conhecer e se fazer reconhecer no mundo, é uma tarefa para terapeutas ocupacionais que buscam possibilitar às pessoas serem, fazerem e se relacionarem a seu modo no social. Síntese das considerações: O processo dinâmico de cuidado em terapia ocupacional permite múltiplas possibilidades para crianças - de aprendizagem, de reconhecimento de si, de habilidades, capacidades e limites - que se atualizam nas atividades do cotidiano.Palavras-chave:Terapia ocupacional.Criança.Atividades cotidianas. Abstract: Contextualization:. Analysis of occupational therapy private practice with a seven-year-old child, under the assumptions of the Dynamic Occupational Therapy Method. Intervention process/accompaniment: The case is described emphasizing the child's acquisitions, told by the activities developed with the occupational therapist. Critical analysis of the practice: Doing activities with the occupational therapist is central to the Dynamic Occupational Therapy Method and sets the triadic relationship in motion. Offering a free and creative space, without previous protocols, so that the child can get to know himself and be recognized in the world, is a task for occupational therapists who seek to enable people to be, do and relate in their own way in the social world. Summary of considerations: The dynamic process of occupational therapy allows multiple possibilities for children - for learning, self-recognition, skills, abilities and limits - that are updated in everyday life activities.Keywods: Occupational therapy. Child. Daily living activities. Resumen:Análisis de terapia ocupacional enel Método de Terapia Ocupacional Dinámica, en consulta privada, para unniño de sieteaños.Proceso de intervención/seguimento:Se describeel caso enfatizando lasadquisicionesdelniño, contadas por lasactividadesdesarrolladasconla(el) terapeuta ocupacional.Análisis crítico de lapráctica:Realizar actividadesconla(el) terapeuta ocupacional es fundamental para el Método de Terapia Ocupacional Dinámica y poneenmarchalarelación triádica. Ofrecerunespacio libre y creativo, sin protocolos previos, para que elniñopuedaconocer y ser reconocidoenel mundo es una tarea de terapeutas ocupacionales que buscan habilitar a las personas para ser, hacer y relacionarse de sumaneraenla vida social.Resumen de consideraciones:El proceso de cuidado dinámicoen terapia ocupacional permite múltiplesposibilidades para losniños - de aprendizaje, autoconocimiento, habilidades, capacidades y límites - que se actualizanenlasactividadesdiarias.Palabras clave: terapia ocupacional.Niño.actividadesdiárias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860 10.47222/2526-3544.rbto42860 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto42860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/42860/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15117 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15118 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/42860/15119 /*ref*/Benetton, J. (1991). Trilhas Associativas: ampliando subsídios na clínica da psicose. São Paulo: Lemos Editorial. /*ref*/Benetton, J., Marcolino, T. Q. (2013). As atividades no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 21(3): 645-652. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.067 /*ref*/Benetton, J., Ferrari, S. M. L., Mastropietro, A. P., Bertolozzi, R. C., Marcolino, T. Q. (2021). Diagnóstico situacional: conhecendo o sujeito alvo no Método Terapia Ocupacional Dinâmica. In A. M. Oliveira, A. D. B. Vizzotto, P. C. H. Mello & P. Buchain (Orgs), Terapia ocupacional em neuropsiquiatria e saúde mental (pp. 331-338). São Paulo: Manole. /*ref*/Cid, M. F. B., Squassoni, C. E., Gasparini, D. A., & Fernandes, L. H. O. (2019). Saúde mental infantil e contexto escolar: as percepções dos educadores. Pro-Posições, 30, e20170093. Epub April 18, 2019. https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093 /*ref*/Dituri, D. R., Marcolino, T. Q. (2016). Sistematização da aplicabilidade de uso da técnica Trilhas Associativas em Terapia Ocupacional. In: IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória, ES. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Suplemento especial, 24: 22-24. /*ref*/Ferrari, S. M. L. (2005). Terapia Ocupacional e as fronteiras do seu território. Revista CETO, 9: 9-17. /*ref*/Marcolino, T. Q., Benetton, J., Cestari, L. M. Q., Mello, A. C. C., Araújo, A. S. (2020). Diálogos com Benetton e Latour: possibilidades de compreensão da inserção social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(4): 1322-1334. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoarf2032. /*ref*/Maximino, V. S., Petri, E. C., Carvalho, A. O. C. (2012). A compreensão de saúde para o Método da Terapia Ocupacional Dinâmica. Revista Ceto, 13: 34-40. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/05-varios-1.pdf /*ref*/Santarosa, C. C. (2012). Erros, acertos e consertos em um atendimento infantil. Revista CETO, 13: 41-48. https://ceto.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/06-santarosa-1.pdf /*ref*/Tanner, K., Hand, B.N., O’Toole, G., Lane, A.E. (2015). EffectivenessofInterventionsto Improve Social Participation, Play, Leisure, andRestrictedandRepetitiveBehaviors in People WithAutism Spectrum Disorder: A Systematic Review. American JournalofOccupationalTherapy, 69(5):6905180010p1-12. http://dx.doi.org/10.5014/ajot.2015.017806 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 3 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 1231-1236 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1754569183511707648 |