“Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corsino Pérez, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Peixinho de Souza, Estefani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737
Resumo: Os quilombos são territórios étnico-raciais marcados pelas histórias de luta contra as opressões e de resistência da população negra. No artigo, discutimos como a brincadeira compõe parte do que é ser quilombola, os processos de apropriação do território e das desigualdades sociais e raciais as quais crianças e jovens estão submetidos. Realizamos uma pesquisa-intervenção, entre 2017 e 2020, na comunidade de Cafuringa, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Brasil. Fizemos oficinas com 30 crianças e jovens e 8 entrevistas semiestruturadas com adultos, além da observação do brincar livre. Entendemos a brincadeira como uma forma de produção de cultura e de criação de uma solidariedade entre pares. Observamos que as crianças aprendem entre si e com os adultos a produzir brinquedos artesanais e significam a sua realidade social pelas brincadeiras. Sendo assim, o brincar faz parte do processo de apropriação do território e de construção de suas identidades negra e quilombola.
id UFRJ-20_665141de8f0f5dfff561e16cf03d7f77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46737
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolasInfânciaquilombobrincadeiraterritórioOs quilombos são territórios étnico-raciais marcados pelas histórias de luta contra as opressões e de resistência da população negra. No artigo, discutimos como a brincadeira compõe parte do que é ser quilombola, os processos de apropriação do território e das desigualdades sociais e raciais as quais crianças e jovens estão submetidos. Realizamos uma pesquisa-intervenção, entre 2017 e 2020, na comunidade de Cafuringa, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Brasil. Fizemos oficinas com 30 crianças e jovens e 8 entrevistas semiestruturadas com adultos, além da observação do brincar livre. Entendemos a brincadeira como uma forma de produção de cultura e de criação de uma solidariedade entre pares. Observamos que as crianças aprendem entre si e com os adultos a produzir brinquedos artesanais e significam a sua realidade social pelas brincadeiras. Sendo assim, o brincar faz parte do processo de apropriação do território e de construção de suas identidades negra e quilombola.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4673710.54948/desidades.v0i32.46737DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 155-172DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 155-1722318-928210.54948/desidades.v0i32reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737/28815https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737/3835810.54948/desidades.v0i32.46737.g2881510.54948/desidades.v0i32.46737.g38358Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorsino Pérez, BeatrizPeixinho de Souza, Estefani2023-10-08T02:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46737Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-08T02:36:33Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
title “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
spellingShingle “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
Corsino Pérez, Beatriz
Infância
quilombo
brincadeira
território
title_short “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
title_full “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
title_fullStr “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
title_full_unstemmed “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
title_sort “Como é bom brincar, cafuringar”: transmissão intergeracional e apropriação do território pelas crianças quilombolas
author Corsino Pérez, Beatriz
author_facet Corsino Pérez, Beatriz
Peixinho de Souza, Estefani
author_role author
author2 Peixinho de Souza, Estefani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corsino Pérez, Beatriz
Peixinho de Souza, Estefani
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
quilombo
brincadeira
território
topic Infância
quilombo
brincadeira
território
description Os quilombos são territórios étnico-raciais marcados pelas histórias de luta contra as opressões e de resistência da população negra. No artigo, discutimos como a brincadeira compõe parte do que é ser quilombola, os processos de apropriação do território e das desigualdades sociais e raciais as quais crianças e jovens estão submetidos. Realizamos uma pesquisa-intervenção, entre 2017 e 2020, na comunidade de Cafuringa, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Brasil. Fizemos oficinas com 30 crianças e jovens e 8 entrevistas semiestruturadas com adultos, além da observação do brincar livre. Entendemos a brincadeira como uma forma de produção de cultura e de criação de uma solidariedade entre pares. Observamos que as crianças aprendem entre si e com os adultos a produzir brinquedos artesanais e significam a sua realidade social pelas brincadeiras. Sendo assim, o brincar faz parte do processo de apropriação do território e de construção de suas identidades negra e quilombola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737
10.54948/desidades.v0i32.46737
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737
identifier_str_mv 10.54948/desidades.v0i32.46737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737/28815
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46737/38358
10.54948/desidades.v0i32.46737.g28815
10.54948/desidades.v0i32.46737.g38358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 155-172
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 155-172
2318-9282
10.54948/desidades.v0i32
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadesidades@gmail.com||
_version_ 1797067693296189440