Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428 |
Resumo: | O curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus. |
id |
UFRJ-21_804b2c7a421d2f2671c8d61ae82a6a80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/28428 |
network_acronym_str |
UFRJ-21 |
network_name_str |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de GêneroGeologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de GêneroO curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus.Universidade Federal do Rio de JaneiroWitovisk, LucianaCarvalho, Luciana BarbosaCosta, Andrea FernandesGuedes, ElianeZucolotto, Maria ElisabethTrindade, VivianeSouza, TaísaSá, Natália de PaulaBoas, Sheila Nicolas VillasMaciel, Bárbara da SilvaCabral, Uiara GomesPaula, Priscila Joana Gonçalves deNunes, Sara2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/2842810.11137/2018_2_233_240Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-240Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-2401982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428/pdfCopyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-06T17:22:23Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/28428Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2022-10-06T17:22:23Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero |
title |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero |
spellingShingle |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero Witovisk, Luciana Geologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de Gênero |
title_short |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero |
title_full |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero |
title_fullStr |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero |
title_full_unstemmed |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero |
title_sort |
Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero |
author |
Witovisk, Luciana |
author_facet |
Witovisk, Luciana Carvalho, Luciana Barbosa Costa, Andrea Fernandes Guedes, Eliane Zucolotto, Maria Elisabeth Trindade, Viviane Souza, Taísa Sá, Natália de Paula Boas, Sheila Nicolas Villas Maciel, Bárbara da Silva Cabral, Uiara Gomes Paula, Priscila Joana Gonçalves de Nunes, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luciana Barbosa Costa, Andrea Fernandes Guedes, Eliane Zucolotto, Maria Elisabeth Trindade, Viviane Souza, Taísa Sá, Natália de Paula Boas, Sheila Nicolas Villas Maciel, Bárbara da Silva Cabral, Uiara Gomes Paula, Priscila Joana Gonçalves de Nunes, Sara |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Witovisk, Luciana Carvalho, Luciana Barbosa Costa, Andrea Fernandes Guedes, Eliane Zucolotto, Maria Elisabeth Trindade, Viviane Souza, Taísa Sá, Natália de Paula Boas, Sheila Nicolas Villas Maciel, Bárbara da Silva Cabral, Uiara Gomes Paula, Priscila Joana Gonçalves de Nunes, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de Gênero |
topic |
Geologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de Gênero |
description |
O curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428 10.11137/2018_2_233_240 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428 |
identifier_str_mv |
10.11137/2018_2_233_240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-240 Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-240 1982-3908 0101-9759 reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
collection |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
anuario@igeo.ufrj.br|| |
_version_ |
1797053537425817600 |