Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witovisk, Luciana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Luciana Barbosa, Costa, Andrea Fernandes, Guedes, Eliane, Zucolotto, Maria Elisabeth, Trindade, Viviane, Souza, Taísa, Sá, Natália de Paula, Boas, Sheila Nicolas Villas, Maciel, Bárbara da Silva, Cabral, Uiara Gomes, Paula, Priscila Joana Gonçalves de, Nunes, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428
Resumo: O curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus.
id UFRJ-21_804b2c7a421d2f2671c8d61ae82a6a80
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/28428
network_acronym_str UFRJ-21
network_name_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
repository_id_str
spelling Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de GêneroGeologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de GêneroO curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus.Universidade Federal do Rio de JaneiroWitovisk, LucianaCarvalho, Luciana BarbosaCosta, Andrea FernandesGuedes, ElianeZucolotto, Maria ElisabethTrindade, VivianeSouza, TaísaSá, Natália de PaulaBoas, Sheila Nicolas VillasMaciel, Bárbara da SilvaCabral, Uiara GomesPaula, Priscila Joana Gonçalves deNunes, Sara2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/2842810.11137/2018_2_233_240Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-240Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-2401982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428/pdfCopyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-06T17:22:23Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/28428Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2022-10-06T17:22:23Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
title Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
spellingShingle Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
Witovisk, Luciana
Geologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de Gênero
title_short Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
title_full Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
title_fullStr Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
title_full_unstemmed Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
title_sort Curso de Extensão “Meninas com Ciência”: Potencialidades da Divulgação da Geologia e Paleontologia na Perspectiva de Gênero
author Witovisk, Luciana
author_facet Witovisk, Luciana
Carvalho, Luciana Barbosa
Costa, Andrea Fernandes
Guedes, Eliane
Zucolotto, Maria Elisabeth
Trindade, Viviane
Souza, Taísa
Sá, Natália de Paula
Boas, Sheila Nicolas Villas
Maciel, Bárbara da Silva
Cabral, Uiara Gomes
Paula, Priscila Joana Gonçalves de
Nunes, Sara
author_role author
author2 Carvalho, Luciana Barbosa
Costa, Andrea Fernandes
Guedes, Eliane
Zucolotto, Maria Elisabeth
Trindade, Viviane
Souza, Taísa
Sá, Natália de Paula
Boas, Sheila Nicolas Villas
Maciel, Bárbara da Silva
Cabral, Uiara Gomes
Paula, Priscila Joana Gonçalves de
Nunes, Sara
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Witovisk, Luciana
Carvalho, Luciana Barbosa
Costa, Andrea Fernandes
Guedes, Eliane
Zucolotto, Maria Elisabeth
Trindade, Viviane
Souza, Taísa
Sá, Natália de Paula
Boas, Sheila Nicolas Villas
Maciel, Bárbara da Silva
Cabral, Uiara Gomes
Paula, Priscila Joana Gonçalves de
Nunes, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Geologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de Gênero
topic Geologia; Paleontologia; Educação; Divulgação Científica; Questões de Gênero
description O curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional/UFRJ” nasceu da percepção que a divulgação científica para crianças e jovens no Brasil deveria criar estratégias para despertar o interesse das meninas para a Ciência, uma vez que as iniciativas em curso frequentemente contam com maior participação masculina. O grande número de inscrições revelou o interesse da sociedade por uma ação de divulgação científica com recorte de gênero. O curso tem como principal objetivo mostrar às meninas que a Ciência é feita por pessoas comuns e que, mesmo em áreas historicamente masculinas, como as Geociências, o papel feminino vem crescendo. O objetivo deste trabalho é divulgar o método aplicado no curso, composto por atividades teórico-práticas, lúdicas e acessíveis sobre Geologia e Paleontologia, com enfoque em exemplos do cotidiano das estudantes. Ainda, espera-se incentivar outras instituições a replicarem a ideia ou inspirá-las a desenvolver atividades de extensão para diversos públicos. A equipe de trabalho multidisciplinar é composta por professoras, técnicas, estudantes de graduação e de pós-graduação e é um dos grandes diferenciais do projeto, uma vez que as estudantes têm a oportunidade de observar e conviver com cientistas em diferentes fases da carreira. Os resultados obtidos demonstram que, tanto é necessária a interação entre o ambiente acadêmico e as escolas, como a aplicação de atividades práticas relacionadas ao cotidiano para melhorar a divulgação científica. Este curso, apesar de recente, teve sua iniciativa e excelência reconhecidas, com a menção honrosa recebida no 8º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus e, por isso, faz parte do Banco de Boas Práticas Educativas, mantido pela Ibermuseus.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428
10.11137/2018_2_233_240
url https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428
identifier_str_mv 10.11137/2018_2_233_240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/28428/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-240
Anuário do Instituto de Geociências; Vol 41, No 2 (2018); 233-240
1982-3908
0101-9759
reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
collection Anuário do Instituto de Geociências (Online)
repository.name.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv anuario@igeo.ufrj.br||
_version_ 1797053537425817600