Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Robson José de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Machado,Carlos Cardoso, Cordeiro,Sidney Araújo, Leite,Hélio Garcia, Silva,Jadir Vieira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Floresta e Ambiente
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000100004
Resumo: Este trabalho teve como objetivo hierarquizar os defeitos mais importantes encontrados em duas empresas do setor de estradas florestais, localizadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, onde foram aplicados questionários a engenheiros e professores que atuam nesta área. Por meio destes questionários, foram coletados dados sobre quantidade e severidade de sete defeitos - seção transversal inadequada, drenagem lateral imprópria, corrugação, excesso de poeira, buracos, trilha de roda e perda de agregados -, que foram analisados pelo método objetivo denominado Índice de Condição de Rodovias Não Pavimentadas (ICRNP). Com o intuito de garantir uma maior precisão para realizar inferência sobre os defeitos, utilizaram-se as Redes Neurais Artificiais (RNA's), listando, assim, por ordem de importância, os problemas mais graves que tornam a malha viária intrafegável. Os resultados mostram que 33% dos trechos analisados necessitam de maior urgência para a realização de manutenção, atingindo a classificação de muito pobre, o que pode causar empecilhos aos usuários desta estrada. Seção transversal inadequada e drenagem lateral imprópria foram os defeitos mais encontrados nas estradas.
id UFRJ-3_5660a6345f26d765339b7386207faaac
oai_identifier_str oai:scielo:S2179-80872013000100004
network_acronym_str UFRJ-3
network_name_str Floresta e Ambiente
repository_id_str
spelling Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestaishierarquiadefeitosmanutenção de estradasEste trabalho teve como objetivo hierarquizar os defeitos mais importantes encontrados em duas empresas do setor de estradas florestais, localizadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, onde foram aplicados questionários a engenheiros e professores que atuam nesta área. Por meio destes questionários, foram coletados dados sobre quantidade e severidade de sete defeitos - seção transversal inadequada, drenagem lateral imprópria, corrugação, excesso de poeira, buracos, trilha de roda e perda de agregados -, que foram analisados pelo método objetivo denominado Índice de Condição de Rodovias Não Pavimentadas (ICRNP). Com o intuito de garantir uma maior precisão para realizar inferência sobre os defeitos, utilizaram-se as Redes Neurais Artificiais (RNA's), listando, assim, por ordem de importância, os problemas mais graves que tornam a malha viária intrafegável. Os resultados mostram que 33% dos trechos analisados necessitam de maior urgência para a realização de manutenção, atingindo a classificação de muito pobre, o que pode causar empecilhos aos usuários desta estrada. Seção transversal inadequada e drenagem lateral imprópria foram os defeitos mais encontrados nas estradas.Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000100004Floresta e Ambiente v.20 n.1 2013reponame:Floresta e Ambienteinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.4322/floram.2012.073info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Robson José deMachado,Carlos CardosoCordeiro,Sidney AraújoLeite,Hélio GarciaSilva,Jadir Vieira dapor2013-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S2179-80872013000100004Revistahttps://www.floram.org/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpfloramjournal@gmail.com||floram@ufrrj.br||2179-80871415-0980opendoar:2013-07-04T00:00Floresta e Ambiente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
title Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
spellingShingle Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
Oliveira,Robson José de
hierarquia
defeitos
manutenção de estradas
title_short Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
title_full Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
title_fullStr Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
title_full_unstemmed Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
title_sort Análise de processo hierárquico para gerir as estradas florestais
author Oliveira,Robson José de
author_facet Oliveira,Robson José de
Machado,Carlos Cardoso
Cordeiro,Sidney Araújo
Leite,Hélio Garcia
Silva,Jadir Vieira da
author_role author
author2 Machado,Carlos Cardoso
Cordeiro,Sidney Araújo
Leite,Hélio Garcia
Silva,Jadir Vieira da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Robson José de
Machado,Carlos Cardoso
Cordeiro,Sidney Araújo
Leite,Hélio Garcia
Silva,Jadir Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv hierarquia
defeitos
manutenção de estradas
topic hierarquia
defeitos
manutenção de estradas
description Este trabalho teve como objetivo hierarquizar os defeitos mais importantes encontrados em duas empresas do setor de estradas florestais, localizadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, onde foram aplicados questionários a engenheiros e professores que atuam nesta área. Por meio destes questionários, foram coletados dados sobre quantidade e severidade de sete defeitos - seção transversal inadequada, drenagem lateral imprópria, corrugação, excesso de poeira, buracos, trilha de roda e perda de agregados -, que foram analisados pelo método objetivo denominado Índice de Condição de Rodovias Não Pavimentadas (ICRNP). Com o intuito de garantir uma maior precisão para realizar inferência sobre os defeitos, utilizaram-se as Redes Neurais Artificiais (RNA's), listando, assim, por ordem de importância, os problemas mais graves que tornam a malha viária intrafegável. Os resultados mostram que 33% dos trechos analisados necessitam de maior urgência para a realização de manutenção, atingindo a classificação de muito pobre, o que pode causar empecilhos aos usuários desta estrada. Seção transversal inadequada e drenagem lateral imprópria foram os defeitos mais encontrados nas estradas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-80872013000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4322/floram.2012.073
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Floresta e Ambiente v.20 n.1 2013
reponame:Floresta e Ambiente
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Floresta e Ambiente
collection Floresta e Ambiente
repository.name.fl_str_mv Floresta e Ambiente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv floramjournal@gmail.com||floram@ufrrj.br||
_version_ 1750128140016943104