Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Naiana Alves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011
Resumo: Objetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem.
id UFRJ-4_0f9feb6535c552a0749519b606f5ab43
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452013000100011
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmicaEnfermagemEducação de pós-graduação em EnfermagemHistóriaEcossistemaObjetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011Escola Anna Nery v.17 n.1 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000100011info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Naiana AlvesSiqueira,Hedi Crecencia Heckler depor2013-02-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000100011Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-02-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
title Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
spellingShingle Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
Oliveira,Naiana Alves
Enfermagem
Educação de pós-graduação em Enfermagem
História
Ecossistema
title_short Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
title_full Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
title_fullStr Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
title_full_unstemmed Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
title_sort Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmica
author Oliveira,Naiana Alves
author_facet Oliveira,Naiana Alves
Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de
author_role author
author2 Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Naiana Alves
Siqueira,Hedi Crecencia Heckler de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação de pós-graduação em Enfermagem
História
Ecossistema
topic Enfermagem
Educação de pós-graduação em Enfermagem
História
Ecossistema
description Objetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452013000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.17 n.1 2013
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121827295232