Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200024 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo identificar desafios na formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Pesquisa realizada em 17 cursos de graduação em enfermagem no Estado de Minas Gerais, por meio de grupos focais com docentes e discentes. Os resultados indicam que há uma mudança no perfil dos alunos que têm ingressado nos cursos de enfermagem. No contexto da expansão, as escolas têm contribuído para a transformação dos modelos de atenção com a incorporação de uma nova concepção sobre o sistema de saúde. Contudo, há desafios para associar as mudanças requeridas na graduação com o novo perfil de alunos que "optam" pelos cursos de enfermagem. Indica-se a necessidade de as escolas reverem seu projeto pedagógico e sua organização curricular a favor da qualificação do cuidado e da transformação dos modelos de atenção em saúde. |
id |
UFRJ-4_173fcfa79af53f0b1c02f399d694b666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452012000200024 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superiorEducação em enfermagemInstituições de ensino superiorEnsino de graduaçãoO estudo teve como objetivo identificar desafios na formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Pesquisa realizada em 17 cursos de graduação em enfermagem no Estado de Minas Gerais, por meio de grupos focais com docentes e discentes. Os resultados indicam que há uma mudança no perfil dos alunos que têm ingressado nos cursos de enfermagem. No contexto da expansão, as escolas têm contribuído para a transformação dos modelos de atenção com a incorporação de uma nova concepção sobre o sistema de saúde. Contudo, há desafios para associar as mudanças requeridas na graduação com o novo perfil de alunos que "optam" pelos cursos de enfermagem. Indica-se a necessidade de as escolas reverem seu projeto pedagógico e sua organização curricular a favor da qualificação do cuidado e da transformação dos modelos de atenção em saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200024Escola Anna Nery v.16 n.2 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000200024info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Kênia LaraSena,Roseni RosângelaSilveira,Marília RezendeTavares,Tatiana SilvaSilva,Paloma Moraispor2012-06-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000200024Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-06-13T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior |
title |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior |
spellingShingle |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior Silva,Kênia Lara Educação em enfermagem Instituições de ensino superior Ensino de graduação |
title_short |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior |
title_full |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior |
title_fullStr |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior |
title_sort |
Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior |
author |
Silva,Kênia Lara |
author_facet |
Silva,Kênia Lara Sena,Roseni Rosângela Silveira,Marília Rezende Tavares,Tatiana Silva Silva,Paloma Morais |
author_role |
author |
author2 |
Sena,Roseni Rosângela Silveira,Marília Rezende Tavares,Tatiana Silva Silva,Paloma Morais |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Kênia Lara Sena,Roseni Rosângela Silveira,Marília Rezende Tavares,Tatiana Silva Silva,Paloma Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Instituições de ensino superior Ensino de graduação |
topic |
Educação em enfermagem Instituições de ensino superior Ensino de graduação |
description |
O estudo teve como objetivo identificar desafios na formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Pesquisa realizada em 17 cursos de graduação em enfermagem no Estado de Minas Gerais, por meio de grupos focais com docentes e discentes. Os resultados indicam que há uma mudança no perfil dos alunos que têm ingressado nos cursos de enfermagem. No contexto da expansão, as escolas têm contribuído para a transformação dos modelos de atenção com a incorporação de uma nova concepção sobre o sistema de saúde. Contudo, há desafios para associar as mudanças requeridas na graduação com o novo perfil de alunos que "optam" pelos cursos de enfermagem. Indica-se a necessidade de as escolas reverem seu projeto pedagógico e sua organização curricular a favor da qualificação do cuidado e da transformação dos modelos de atenção em saúde. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452012000200024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.16 n.2 2012 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121468682240 |