Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Maria Helena do Nascimento
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Paz,Elisabete Pimenta Araújo, Griep,Rosane Harter, Sousa,Ana Inês, Silva,Laurio Luis da, Paixão,Audréia Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200012
Resumo: Este estudo teve como objetivos: identificar a percepção dos estudantes de enfermagem diante das atividades desenvolvidas por eles junto à Comunidade e discutir o significado das atividades realizadas pelos acadêmicos para a sua formação profissional Utilizou-se a abordagem qualitativa, e a amostra foi constituída por 89 estudantes. Na voz dos mesmos, as expectativas iniciais à chegada ao campo foram marcadas não apenas pelo medo de encontrar situações de violência, mas pelo desejo de poder contribuir na melhoria das condições de saúde da população. Eles significaram o trabalho desenvolvido na comunidade como possibilidade de crescimento pessoal, maior compreensão da atuação profissional do enfermeiro e oportunidade de vivenciar o trabalho do enfermeiro de Saúde Pública. Dessa forma, verifica-se a relevância das experiências de ensino-aprendizagem em comunidades para o processo de formação profissional dos acadêmicos de enfermagem.
id UFRJ-4_2ead85259d5b8f1eced02acd89887a36
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452006000200012
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de JaneiroEnfermagemEnfermagem em saúde comunitáriaSaúde públicaEducação em saúdeEstudantes de enfermagemEste estudo teve como objetivos: identificar a percepção dos estudantes de enfermagem diante das atividades desenvolvidas por eles junto à Comunidade e discutir o significado das atividades realizadas pelos acadêmicos para a sua formação profissional Utilizou-se a abordagem qualitativa, e a amostra foi constituída por 89 estudantes. Na voz dos mesmos, as expectativas iniciais à chegada ao campo foram marcadas não apenas pelo medo de encontrar situações de violência, mas pelo desejo de poder contribuir na melhoria das condições de saúde da população. Eles significaram o trabalho desenvolvido na comunidade como possibilidade de crescimento pessoal, maior compreensão da atuação profissional do enfermeiro e oportunidade de vivenciar o trabalho do enfermeiro de Saúde Pública. Dessa forma, verifica-se a relevância das experiências de ensino-aprendizagem em comunidades para o processo de formação profissional dos acadêmicos de enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200012Escola Anna Nery v.10 n.2 2006reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452006000200012info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Maria Helena do NascimentoPaz,Elisabete Pimenta AraújoGriep,Rosane HarterSousa,Ana InêsSilva,Laurio Luis daPaixão,Audréia Rodrigues dapor2006-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452006000200012Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2006-12-17T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
title Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
spellingShingle Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
Souza,Maria Helena do Nascimento
Enfermagem
Enfermagem em saúde comunitária
Saúde pública
Educação em saúde
Estudantes de enfermagem
title_short Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
title_full Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
title_fullStr Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
title_sort Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro
author Souza,Maria Helena do Nascimento
author_facet Souza,Maria Helena do Nascimento
Paz,Elisabete Pimenta Araújo
Griep,Rosane Harter
Sousa,Ana Inês
Silva,Laurio Luis da
Paixão,Audréia Rodrigues da
author_role author
author2 Paz,Elisabete Pimenta Araújo
Griep,Rosane Harter
Sousa,Ana Inês
Silva,Laurio Luis da
Paixão,Audréia Rodrigues da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Maria Helena do Nascimento
Paz,Elisabete Pimenta Araújo
Griep,Rosane Harter
Sousa,Ana Inês
Silva,Laurio Luis da
Paixão,Audréia Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem em saúde comunitária
Saúde pública
Educação em saúde
Estudantes de enfermagem
topic Enfermagem
Enfermagem em saúde comunitária
Saúde pública
Educação em saúde
Estudantes de enfermagem
description Este estudo teve como objetivos: identificar a percepção dos estudantes de enfermagem diante das atividades desenvolvidas por eles junto à Comunidade e discutir o significado das atividades realizadas pelos acadêmicos para a sua formação profissional Utilizou-se a abordagem qualitativa, e a amostra foi constituída por 89 estudantes. Na voz dos mesmos, as expectativas iniciais à chegada ao campo foram marcadas não apenas pelo medo de encontrar situações de violência, mas pelo desejo de poder contribuir na melhoria das condições de saúde da população. Eles significaram o trabalho desenvolvido na comunidade como possibilidade de crescimento pessoal, maior compreensão da atuação profissional do enfermeiro e oportunidade de vivenciar o trabalho do enfermeiro de Saúde Pública. Dessa forma, verifica-se a relevância das experiências de ensino-aprendizagem em comunidades para o processo de formação profissional dos acadêmicos de enfermagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452006000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452006000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.10 n.2 2006
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128119081074688