Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres,Roger Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Camponogara,Silviamar, Costa,Valdecir Zavarese da, Terra,Marlene Gomes, Nietsche,Elisabeta Albertina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100025
Resumo: Resumo Objetivo: Conhecer a percepção de enfermeiros docentes sobre a relação saúde e ambiente e como se dá a abordagem da temática na formação profissional em enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com dezessete enfermeiros docentes de cinco cursos de graduação em enfermagem. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados por análise de conteúdo. Resultados: A interface saúde e ambiente é percebida a partir de duas perspectivas: causa-efeito, entendendo ambiente como causador de doenças, e coletiva-ética-complexa, integrando relações sociais e o comportamento humano com o meio. Quanto à abordagem na formação profissional, verificou-se que embora haja, ainda é superficial, demonstrando-se como lacuna. Considerações finais: Evidenciou-se a fragilidade da abordagem do tema na formação, assim como a descontinuidade naqueles espaços onde o mesmo é presente, carecendo de base teórica que contemple a complexidade envolvida.
id UFRJ-4_3b4dbdfc241a419739b246e41deb845a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000100025
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagemEnfermagemSaúde ambientalEducação superiorDocentesResumo Objetivo: Conhecer a percepção de enfermeiros docentes sobre a relação saúde e ambiente e como se dá a abordagem da temática na formação profissional em enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com dezessete enfermeiros docentes de cinco cursos de graduação em enfermagem. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados por análise de conteúdo. Resultados: A interface saúde e ambiente é percebida a partir de duas perspectivas: causa-efeito, entendendo ambiente como causador de doenças, e coletiva-ética-complexa, integrando relações sociais e o comportamento humano com o meio. Quanto à abordagem na formação profissional, verificou-se que embora haja, ainda é superficial, demonstrando-se como lacuna. Considerações finais: Evidenciou-se a fragilidade da abordagem do tema na formação, assim como a descontinuidade naqueles espaços onde o mesmo é presente, carecendo de base teórica que contemple a complexidade envolvida.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100025Escola Anna Nery v.20 n.1 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160004info:eu-repo/semantics/openAccessPeres,Roger RodriguesCamponogara,SilviamarCosta,Valdecir Zavarese daTerra,Marlene GomesNietsche,Elisabeta Albertinapor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000100025Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-05-06T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
title Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
spellingShingle Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
Peres,Roger Rodrigues
Enfermagem
Saúde ambiental
Educação superior
Docentes
title_short Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
title_full Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
title_fullStr Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
title_full_unstemmed Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
title_sort Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem
author Peres,Roger Rodrigues
author_facet Peres,Roger Rodrigues
Camponogara,Silviamar
Costa,Valdecir Zavarese da
Terra,Marlene Gomes
Nietsche,Elisabeta Albertina
author_role author
author2 Camponogara,Silviamar
Costa,Valdecir Zavarese da
Terra,Marlene Gomes
Nietsche,Elisabeta Albertina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres,Roger Rodrigues
Camponogara,Silviamar
Costa,Valdecir Zavarese da
Terra,Marlene Gomes
Nietsche,Elisabeta Albertina
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Saúde ambiental
Educação superior
Docentes
topic Enfermagem
Saúde ambiental
Educação superior
Docentes
description Resumo Objetivo: Conhecer a percepção de enfermeiros docentes sobre a relação saúde e ambiente e como se dá a abordagem da temática na formação profissional em enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com dezessete enfermeiros docentes de cinco cursos de graduação em enfermagem. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados por análise de conteúdo. Resultados: A interface saúde e ambiente é percebida a partir de duas perspectivas: causa-efeito, entendendo ambiente como causador de doenças, e coletiva-ética-complexa, integrando relações sociais e o comportamento humano com o meio. Quanto à abordagem na formação profissional, verificou-se que embora haja, ainda é superficial, demonstrando-se como lacuna. Considerações finais: Evidenciou-se a fragilidade da abordagem do tema na formação, assim como a descontinuidade naqueles espaços onde o mesmo é presente, carecendo de base teórica que contemple a complexidade envolvida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000100025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.1 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123063566336