Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vendruscolo,Carine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Trindade,Letícia de Lima, Metelski,Fernanda Karla, Vandresen,Lara, Pires,Denise Elvira Pires de, Tesser,Charles Dalcanale, Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família. Método Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0. Resultados As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores. Conclusão e Implicações para a prática Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente.
id UFRJ-4_44781ff2e73bb4509c197f73c45ebd79
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000300202
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da famíliaAtenção primária à saúdeSaúde da famíliaPrática profissionalEducação permanenteCapacitação profissionalRESUMO Objetivo Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família. Método Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0. Resultados As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores. Conclusão e Implicações para a prática Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202Escola Anna Nery v.24 n.3 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0273info:eu-repo/semantics/openAccessVendruscolo,CarineTrindade,Letícia de LimaMetelski,Fernanda KarlaVandresen,LaraPires,Denise Elvira Pires deTesser,Charles DalcanaleMartins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silvapor2020-03-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000300202Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-03-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
title Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
spellingShingle Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
Vendruscolo,Carine
Atenção primária à saúde
Saúde da família
Prática profissional
Educação permanente
Capacitação profissional
title_short Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
title_full Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
title_fullStr Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
title_full_unstemmed Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
title_sort Contribuições da educação permanente aos núcleos ampliados de saúde da família
author Vendruscolo,Carine
author_facet Vendruscolo,Carine
Trindade,Letícia de Lima
Metelski,Fernanda Karla
Vandresen,Lara
Pires,Denise Elvira Pires de
Tesser,Charles Dalcanale
Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
author_role author
author2 Trindade,Letícia de Lima
Metelski,Fernanda Karla
Vandresen,Lara
Pires,Denise Elvira Pires de
Tesser,Charles Dalcanale
Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vendruscolo,Carine
Trindade,Letícia de Lima
Metelski,Fernanda Karla
Vandresen,Lara
Pires,Denise Elvira Pires de
Tesser,Charles Dalcanale
Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Saúde da família
Prática profissional
Educação permanente
Capacitação profissional
topic Atenção primária à saúde
Saúde da família
Prática profissional
Educação permanente
Capacitação profissional
description RESUMO Objetivo Analisar como a educação permanente insere-se nas ações dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família. Método Pesquisa quanti-qualitativa. Na etapa quantitativa, 359 profissionais de nove macrorregiões de Santa Catarina responderam um Survey; na qualitativa, cinco equipes desses Núcleos participaram de grupos focais. Os dados quantitativos foram analisados com Statistical Package for the Social Sciences e os qualitativos, com auxílio do Atlas.ti 8.0. Resultados As profissionais são, majoritariamente, mulheres, pós-graduadas e que atuam nos Núcleos há mais de três anos. Aproximadamente 50% recebeu qualificação específica e, destas, 46,1% via Telessaúde. Ações típicas de apoio matricial destacaram-se como atividades frequentes nas duas etapas do estudo. Os grupos revelaram que o Ministério da Saúde e o Estado são apoiadores das qualificações; entretanto, falta apoio dos gestores. Conclusão e Implicações para a prática Ações educativas ocorrem durante as práticas. Os profissionais demonstram iniciativa para se fortalecerem em termos formativos, seja por meio da pós-graduação ou busca de outros dispositivos, com destaque para o Telessaúde e a integração com Universidades. Os espaços de diálogo entre os profissionais e o apoio da gestão são importantes estratégias para a educação permanente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2019-0273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.3 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128124942614528