Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canever,Bruna Pedroso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sanes,Marina Silva, Oliveira,Saionara Nunes de, Magalhães,Aline Lima Pestana, Prado,Marta Lenise do, Costa,Diovane Ghignatti da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100214
Resumo: RESUMO Objetivo Conhecer a percepção de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do uso do simulador de baixo custo no desenvolvimento de habilidades técnicas para o cateterismo periférico venoso. Método Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em universidade pública do sul do Brasil com 25 estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados em 2019, por meio de questionário acerca do cateterismo periférico venoso, desenvolvido com apoio de simulador de baixo custo. Para análise, seguiu-se a proposta operativa de Minayo. Resultados A partir dos dados, surgiram duas categorias. 1) Desenvolvimento de habilidades para cateterismo periférico venoso: os estudantes apontaram que o uso do simulador possibilita compreender cada etapa do procedimento e identificar onde precisam aperfeiçoar a técnica, preparando-os para o contato com o paciente. 2) Dificuldades encontradas na utilização do simulador de baixo custo. Os estudantes destacaram a baixa fidelidade do simulador e a limitação do treinamento por simulação sem comunicação. Conclusões e implicações para a prática Os estudantes percebem o simulador de baixo custo como uma relevante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades do cateterismo periférico venoso, sugerem seu aperfeiçoamento para aumentar a fidelidade e a incorporação da comunicação no momento da punção para o maior realismo da experiência simulada.
id UFRJ-4_5acb7c939782ec45d891dcdb8a12706e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000100214
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custoEnfermagemEnsinoTreinamento por SimulaçãoCateterismo periféricoEstudantes de enfermagemRESUMO Objetivo Conhecer a percepção de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do uso do simulador de baixo custo no desenvolvimento de habilidades técnicas para o cateterismo periférico venoso. Método Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em universidade pública do sul do Brasil com 25 estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados em 2019, por meio de questionário acerca do cateterismo periférico venoso, desenvolvido com apoio de simulador de baixo custo. Para análise, seguiu-se a proposta operativa de Minayo. Resultados A partir dos dados, surgiram duas categorias. 1) Desenvolvimento de habilidades para cateterismo periférico venoso: os estudantes apontaram que o uso do simulador possibilita compreender cada etapa do procedimento e identificar onde precisam aperfeiçoar a técnica, preparando-os para o contato com o paciente. 2) Dificuldades encontradas na utilização do simulador de baixo custo. Os estudantes destacaram a baixa fidelidade do simulador e a limitação do treinamento por simulação sem comunicação. Conclusões e implicações para a prática Os estudantes percebem o simulador de baixo custo como uma relevante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades do cateterismo periférico venoso, sugerem seu aperfeiçoamento para aumentar a fidelidade e a incorporação da comunicação no momento da punção para o maior realismo da experiência simulada.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100214Escola Anna Nery v.25 n.1 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0131info:eu-repo/semantics/openAccessCanever,Bruna PedrosoSanes,Marina SilvaOliveira,Saionara Nunes deMagalhães,Aline Lima PestanaPrado,Marta Lenise doCosta,Diovane Ghignatti dapor2020-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000100214Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-09-01T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
title Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
spellingShingle Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
Canever,Bruna Pedroso
Enfermagem
Ensino
Treinamento por Simulação
Cateterismo periférico
Estudantes de enfermagem
title_short Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
title_full Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
title_fullStr Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
title_full_unstemmed Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
title_sort Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo
author Canever,Bruna Pedroso
author_facet Canever,Bruna Pedroso
Sanes,Marina Silva
Oliveira,Saionara Nunes de
Magalhães,Aline Lima Pestana
Prado,Marta Lenise do
Costa,Diovane Ghignatti da
author_role author
author2 Sanes,Marina Silva
Oliveira,Saionara Nunes de
Magalhães,Aline Lima Pestana
Prado,Marta Lenise do
Costa,Diovane Ghignatti da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canever,Bruna Pedroso
Sanes,Marina Silva
Oliveira,Saionara Nunes de
Magalhães,Aline Lima Pestana
Prado,Marta Lenise do
Costa,Diovane Ghignatti da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Treinamento por Simulação
Cateterismo periférico
Estudantes de enfermagem
topic Enfermagem
Ensino
Treinamento por Simulação
Cateterismo periférico
Estudantes de enfermagem
description RESUMO Objetivo Conhecer a percepção de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do uso do simulador de baixo custo no desenvolvimento de habilidades técnicas para o cateterismo periférico venoso. Método Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em universidade pública do sul do Brasil com 25 estudantes de enfermagem. Os dados foram coletados em 2019, por meio de questionário acerca do cateterismo periférico venoso, desenvolvido com apoio de simulador de baixo custo. Para análise, seguiu-se a proposta operativa de Minayo. Resultados A partir dos dados, surgiram duas categorias. 1) Desenvolvimento de habilidades para cateterismo periférico venoso: os estudantes apontaram que o uso do simulador possibilita compreender cada etapa do procedimento e identificar onde precisam aperfeiçoar a técnica, preparando-os para o contato com o paciente. 2) Dificuldades encontradas na utilização do simulador de baixo custo. Os estudantes destacaram a baixa fidelidade do simulador e a limitação do treinamento por simulação sem comunicação. Conclusões e implicações para a prática Os estudantes percebem o simulador de baixo custo como uma relevante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades do cateterismo periférico venoso, sugerem seu aperfeiçoamento para aumentar a fidelidade e a incorporação da comunicação no momento da punção para o maior realismo da experiência simulada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100214
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000100214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.1 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125383016448