Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212 |
Resumo: | RESUMO: Objetivo analisar as implicações da Educação em Serviço para o exercício do poder disciplinar dos enfermeiros na criação do serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). Método Estudo histórico-social cujas fontes foram documentos escritos e depoimentos orais; utilizada a análise do discurso Foucaultiano. Resultados As atividades da Educação em Serviço no HGB passaram por dois períodos de descontinuidade e foram utilizadas como instrumento de poder disciplinar exercido pelas enfermeiras do hospital, capazes de controlar e organizar o serviço de enfermagem da instituição, fornecendo base para a criação do serviço de Educação Continuada. Conclusão e implicações para a prática a criação da Educação Continuada funcionou como um dispositivo utilizado pelas enfermeiras detentoras de saber e poder para execução do poder disciplinar, capaz de disciplinar e adestrar os funcionários, de forma sutil, evitando atitudes contrárias aos objetivos do serviço de enfermagem, na tentativa de garantir o controle e a qualificação do mesmo. Ao refletir sobre práticas educativas/ educação continuada estimula-se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, dessa forma, para a qualidade dos serviços de saúde. |
id |
UFRJ-4_5fef6f7b3fab4045ed3980e3dddcc39f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452020000400212 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federalHistória da EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemEducação em EnfermagemEnfermagemSistema Único de SaúdeRESUMO: Objetivo analisar as implicações da Educação em Serviço para o exercício do poder disciplinar dos enfermeiros na criação do serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). Método Estudo histórico-social cujas fontes foram documentos escritos e depoimentos orais; utilizada a análise do discurso Foucaultiano. Resultados As atividades da Educação em Serviço no HGB passaram por dois períodos de descontinuidade e foram utilizadas como instrumento de poder disciplinar exercido pelas enfermeiras do hospital, capazes de controlar e organizar o serviço de enfermagem da instituição, fornecendo base para a criação do serviço de Educação Continuada. Conclusão e implicações para a prática a criação da Educação Continuada funcionou como um dispositivo utilizado pelas enfermeiras detentoras de saber e poder para execução do poder disciplinar, capaz de disciplinar e adestrar os funcionários, de forma sutil, evitando atitudes contrárias aos objetivos do serviço de enfermagem, na tentativa de garantir o controle e a qualificação do mesmo. Ao refletir sobre práticas educativas/ educação continuada estimula-se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, dessa forma, para a qualidade dos serviços de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212Escola Anna Nery v.24 n.4 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0380info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Camila Pureza Guimarães daAperibense,Pacita Geovana Gama de SousaAlmeida Filho,Antonio José deSantos,Tânia Cristina FrancoNelson,SiobanPeres,Maria Angélica de Almeidapor2020-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000400212Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-07-01T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal |
title |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal |
spellingShingle |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal Silva,Camila Pureza Guimarães da História da Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Sistema Único de Saúde |
title_short |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal |
title_full |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal |
title_fullStr |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal |
title_full_unstemmed |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal |
title_sort |
Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal |
author |
Silva,Camila Pureza Guimarães da |
author_facet |
Silva,Camila Pureza Guimarães da Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa Almeida Filho,Antonio José de Santos,Tânia Cristina Franco Nelson,Sioban Peres,Maria Angélica de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa Almeida Filho,Antonio José de Santos,Tânia Cristina Franco Nelson,Sioban Peres,Maria Angélica de Almeida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Camila Pureza Guimarães da Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa Almeida Filho,Antonio José de Santos,Tânia Cristina Franco Nelson,Sioban Peres,Maria Angélica de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Sistema Único de Saúde |
topic |
História da Enfermagem Educação Continuada em Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Sistema Único de Saúde |
description |
RESUMO: Objetivo analisar as implicações da Educação em Serviço para o exercício do poder disciplinar dos enfermeiros na criação do serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). Método Estudo histórico-social cujas fontes foram documentos escritos e depoimentos orais; utilizada a análise do discurso Foucaultiano. Resultados As atividades da Educação em Serviço no HGB passaram por dois períodos de descontinuidade e foram utilizadas como instrumento de poder disciplinar exercido pelas enfermeiras do hospital, capazes de controlar e organizar o serviço de enfermagem da instituição, fornecendo base para a criação do serviço de Educação Continuada. Conclusão e implicações para a prática a criação da Educação Continuada funcionou como um dispositivo utilizado pelas enfermeiras detentoras de saber e poder para execução do poder disciplinar, capaz de disciplinar e adestrar os funcionários, de forma sutil, evitando atitudes contrárias aos objetivos do serviço de enfermagem, na tentativa de garantir o controle e a qualificação do mesmo. Ao refletir sobre práticas educativas/ educação continuada estimula-se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, dessa forma, para a qualidade dos serviços de saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2019-0380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.24 n.4 2020 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125307518976 |