Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Camila Pureza Guimarães da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa, Almeida Filho,Antonio José de, Santos,Tânia Cristina Franco, Nelson,Sioban, Peres,Maria Angélica de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212
Resumo: RESUMO: Objetivo analisar as implicações da Educação em Serviço para o exercício do poder disciplinar dos enfermeiros na criação do serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). Método Estudo histórico-social cujas fontes foram documentos escritos e depoimentos orais; utilizada a análise do discurso Foucaultiano. Resultados As atividades da Educação em Serviço no HGB passaram por dois períodos de descontinuidade e foram utilizadas como instrumento de poder disciplinar exercido pelas enfermeiras do hospital, capazes de controlar e organizar o serviço de enfermagem da instituição, fornecendo base para a criação do serviço de Educação Continuada. Conclusão e implicações para a prática a criação da Educação Continuada funcionou como um dispositivo utilizado pelas enfermeiras detentoras de saber e poder para execução do poder disciplinar, capaz de disciplinar e adestrar os funcionários, de forma sutil, evitando atitudes contrárias aos objetivos do serviço de enfermagem, na tentativa de garantir o controle e a qualificação do mesmo. Ao refletir sobre práticas educativas/ educação continuada estimula-se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, dessa forma, para a qualidade dos serviços de saúde.
id UFRJ-4_5fef6f7b3fab4045ed3980e3dddcc39f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000400212
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federalHistória da EnfermagemEducação Continuada em EnfermagemEducação em EnfermagemEnfermagemSistema Único de SaúdeRESUMO: Objetivo analisar as implicações da Educação em Serviço para o exercício do poder disciplinar dos enfermeiros na criação do serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). Método Estudo histórico-social cujas fontes foram documentos escritos e depoimentos orais; utilizada a análise do discurso Foucaultiano. Resultados As atividades da Educação em Serviço no HGB passaram por dois períodos de descontinuidade e foram utilizadas como instrumento de poder disciplinar exercido pelas enfermeiras do hospital, capazes de controlar e organizar o serviço de enfermagem da instituição, fornecendo base para a criação do serviço de Educação Continuada. Conclusão e implicações para a prática a criação da Educação Continuada funcionou como um dispositivo utilizado pelas enfermeiras detentoras de saber e poder para execução do poder disciplinar, capaz de disciplinar e adestrar os funcionários, de forma sutil, evitando atitudes contrárias aos objetivos do serviço de enfermagem, na tentativa de garantir o controle e a qualificação do mesmo. Ao refletir sobre práticas educativas/ educação continuada estimula-se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, dessa forma, para a qualidade dos serviços de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212Escola Anna Nery v.24 n.4 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0380info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Camila Pureza Guimarães daAperibense,Pacita Geovana Gama de SousaAlmeida Filho,Antonio José deSantos,Tânia Cristina FrancoNelson,SiobanPeres,Maria Angélica de Almeidapor2020-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000400212Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-07-01T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
title Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
spellingShingle Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
Silva,Camila Pureza Guimarães da
História da Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
title_short Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
title_full Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
title_fullStr Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
title_full_unstemmed Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
title_sort Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal
author Silva,Camila Pureza Guimarães da
author_facet Silva,Camila Pureza Guimarães da
Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Santos,Tânia Cristina Franco
Nelson,Sioban
Peres,Maria Angélica de Almeida
author_role author
author2 Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Santos,Tânia Cristina Franco
Nelson,Sioban
Peres,Maria Angélica de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Camila Pureza Guimarães da
Aperibense,Pacita Geovana Gama de Sousa
Almeida Filho,Antonio José de
Santos,Tânia Cristina Franco
Nelson,Sioban
Peres,Maria Angélica de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv História da Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
topic História da Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
description RESUMO: Objetivo analisar as implicações da Educação em Serviço para o exercício do poder disciplinar dos enfermeiros na criação do serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB). Método Estudo histórico-social cujas fontes foram documentos escritos e depoimentos orais; utilizada a análise do discurso Foucaultiano. Resultados As atividades da Educação em Serviço no HGB passaram por dois períodos de descontinuidade e foram utilizadas como instrumento de poder disciplinar exercido pelas enfermeiras do hospital, capazes de controlar e organizar o serviço de enfermagem da instituição, fornecendo base para a criação do serviço de Educação Continuada. Conclusão e implicações para a prática a criação da Educação Continuada funcionou como um dispositivo utilizado pelas enfermeiras detentoras de saber e poder para execução do poder disciplinar, capaz de disciplinar e adestrar os funcionários, de forma sutil, evitando atitudes contrárias aos objetivos do serviço de enfermagem, na tentativa de garantir o controle e a qualificação do mesmo. Ao refletir sobre práticas educativas/ educação continuada estimula-se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, dessa forma, para a qualidade dos serviços de saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000400212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2019-0380
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.4 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125307518976