Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Telles,Kátia da Silva, Roballo,Evelyn de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023
Resumo: Objetivou-se discutir o emprego do Grupo Focal (GF) para coleta e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise de dados em investigações no Campo da Enfermagem. Essas técnicas foram descritas sob o ponto de vista teórico e prático. Exemplificou-se o emprego pelo detalhamento das etapas metodológicas, de uma pesquisa aprovada em comitê de ética, em que se buscou compreender as implicações das representações de gênero na promoção de saúde de adolescentes do ensino médio, de uma escola pública da cidade do Rio Grande, RS. O GF mostrou-se eficaz, desencadeando discussões e posicionamentos dos jovens acerca da temática proposta, e o DCS permitiu compreender as implicações de tais representações na promoção de saúde desse grupo. Embora tais metodologias sejam pouco utilizadas no Campo da Enfermagem, mostraram-se promissoras para a concretização de investigações científicas.
id UFRJ-4_76f42517a9c8bec01c782644759cb64c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452009000400023
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentesPesquisa em EnfermagemSaúde do AdolescenteGênero e SaúdeObjetivou-se discutir o emprego do Grupo Focal (GF) para coleta e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise de dados em investigações no Campo da Enfermagem. Essas técnicas foram descritas sob o ponto de vista teórico e prático. Exemplificou-se o emprego pelo detalhamento das etapas metodológicas, de uma pesquisa aprovada em comitê de ética, em que se buscou compreender as implicações das representações de gênero na promoção de saúde de adolescentes do ensino médio, de uma escola pública da cidade do Rio Grande, RS. O GF mostrou-se eficaz, desencadeando discussões e posicionamentos dos jovens acerca da temática proposta, e o DCS permitiu compreender as implicações de tais representações na promoção de saúde desse grupo. Embora tais metodologias sejam pouco utilizadas no Campo da Enfermagem, mostraram-se promissoras para a concretização de investigações científicas.Universidade Federal do Rio de Janeiro2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023Escola Anna Nery v.13 n.4 2009reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452009000400023info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Vera Lúcia de OliveiraTelles,Kátia da SilvaRoballo,Evelyn de Castropor2010-06-11T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452009000400023Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2010-06-11T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
title Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
spellingShingle Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
Pesquisa em Enfermagem
Saúde do Adolescente
Gênero e Saúde
title_short Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
title_full Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
title_fullStr Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
title_full_unstemmed Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
title_sort Grupo focal e discurso do sujeito coletivo: produção de conhecimento em saúde de adolescentes
author Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
author_facet Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
Telles,Kátia da Silva
Roballo,Evelyn de Castro
author_role author
author2 Telles,Kátia da Silva
Roballo,Evelyn de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Vera Lúcia de Oliveira
Telles,Kátia da Silva
Roballo,Evelyn de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em Enfermagem
Saúde do Adolescente
Gênero e Saúde
topic Pesquisa em Enfermagem
Saúde do Adolescente
Gênero e Saúde
description Objetivou-se discutir o emprego do Grupo Focal (GF) para coleta e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise de dados em investigações no Campo da Enfermagem. Essas técnicas foram descritas sob o ponto de vista teórico e prático. Exemplificou-se o emprego pelo detalhamento das etapas metodológicas, de uma pesquisa aprovada em comitê de ética, em que se buscou compreender as implicações das representações de gênero na promoção de saúde de adolescentes do ensino médio, de uma escola pública da cidade do Rio Grande, RS. O GF mostrou-se eficaz, desencadeando discussões e posicionamentos dos jovens acerca da temática proposta, e o DCS permitiu compreender as implicações de tais representações na promoção de saúde desse grupo. Embora tais metodologias sejam pouco utilizadas no Campo da Enfermagem, mostraram-se promissoras para a concretização de investigações científicas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000400023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452009000400023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.13 n.4 2009
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128120607801344