Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tourinho,Francis Solange Vieira, Monteiro,Akemi Iwata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539
Resumo: Este estudo objetiva refletir acerca da consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança, a partir da aplicação da teoria da relação interpessoal de Hildegard Peplau, a qual tem como ponto central o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. Foram tecidas reflexões acerca da relação existente entre as fases propostas pela teoria e os momentos da realização das consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Por meio do estabelecimento da relação interpessoal, enfermeiro e familiar/cuidador aprendem a trabalhar conjuntamente, para resolver as dificuldades inerentes ao processo de cuidado da criança. Diante dessa realidade, pode-se concluir que através da relação interpessoal que é estabelecida nas consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, há uma aproximação entre a equipe profissional e os sujeitos envolvidos no processo, tornando-se, estes sujeitos, emponderados de saberes e capazes de promover à criança um cuidado integral.
id UFRJ-4_7b85de63ef8440b66195d48b0182d5c2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452014000300539
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de PeplauSaúde da CriançaFamíliaCuidados de EnfermagemTeoria de EnfermagemEste estudo objetiva refletir acerca da consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança, a partir da aplicação da teoria da relação interpessoal de Hildegard Peplau, a qual tem como ponto central o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. Foram tecidas reflexões acerca da relação existente entre as fases propostas pela teoria e os momentos da realização das consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Por meio do estabelecimento da relação interpessoal, enfermeiro e familiar/cuidador aprendem a trabalhar conjuntamente, para resolver as dificuldades inerentes ao processo de cuidado da criança. Diante dessa realidade, pode-se concluir que através da relação interpessoal que é estabelecida nas consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, há uma aproximação entre a equipe profissional e os sujeitos envolvidos no processo, tornando-se, estes sujeitos, emponderados de saberes e capazes de promover à criança um cuidado integral.Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539Escola Anna Nery v.18 n.3 2014reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20140077info:eu-repo/semantics/openAccessGurgel,Polyanna Keitte FernandesTourinho,Francis Solange VieiraMonteiro,Akemi Iwatapor2014-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452014000300539Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-08-19T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
title Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
spellingShingle Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes
Saúde da Criança
Família
Cuidados de Enfermagem
Teoria de Enfermagem
title_short Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
title_full Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
title_fullStr Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
title_full_unstemmed Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
title_sort Consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança à luz da teoria de Peplau
author Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes
author_facet Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes
Tourinho,Francis Solange Vieira
Monteiro,Akemi Iwata
author_role author
author2 Tourinho,Francis Solange Vieira
Monteiro,Akemi Iwata
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgel,Polyanna Keitte Fernandes
Tourinho,Francis Solange Vieira
Monteiro,Akemi Iwata
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da Criança
Família
Cuidados de Enfermagem
Teoria de Enfermagem
topic Saúde da Criança
Família
Cuidados de Enfermagem
Teoria de Enfermagem
description Este estudo objetiva refletir acerca da consulta coletiva de crescimento e desenvolvimento da criança, a partir da aplicação da teoria da relação interpessoal de Hildegard Peplau, a qual tem como ponto central o processo interpessoal entre o enfermeiro e o paciente. Foram tecidas reflexões acerca da relação existente entre as fases propostas pela teoria e os momentos da realização das consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Por meio do estabelecimento da relação interpessoal, enfermeiro e familiar/cuidador aprendem a trabalhar conjuntamente, para resolver as dificuldades inerentes ao processo de cuidado da criança. Diante dessa realidade, pode-se concluir que através da relação interpessoal que é estabelecida nas consultas coletivas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, há uma aproximação entre a equipe profissional e os sujeitos envolvidos no processo, tornando-se, estes sujeitos, emponderados de saberes e capazes de promover à criança um cuidado integral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000300539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20140077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.18 n.3 2014
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122605338624