Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmolin,Bárbara Brezolin
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Backes,Dirce Stein, Zamberlan,Cláudia, Schaurich,Diego, Colomé,Juliana Silveira, Gehlen,Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023
Resumo: O estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada.
id UFRJ-4_95dc75f2e9280ca04df431875008e2f1
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452011000200023
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúdeEducação em SaúdeProfissionais da SaúdePesquisa em EnfermagemO estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada.Universidade Federal do Rio de Janeiro2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023Escola Anna Nery v.15 n.2 2011reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452011000200023info:eu-repo/semantics/openAccessDalmolin,Bárbara BrezolinBackes,Dirce SteinZamberlan,CláudiaSchaurich,DiegoColomé,Juliana SilveiraGehlen,Maria Helenapor2016-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452011000200023Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-09-29T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
title Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
spellingShingle Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
Dalmolin,Bárbara Brezolin
Educação em Saúde
Profissionais da Saúde
Pesquisa em Enfermagem
title_short Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
title_full Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
title_fullStr Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
title_full_unstemmed Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
title_sort Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde
author Dalmolin,Bárbara Brezolin
author_facet Dalmolin,Bárbara Brezolin
Backes,Dirce Stein
Zamberlan,Cláudia
Schaurich,Diego
Colomé,Juliana Silveira
Gehlen,Maria Helena
author_role author
author2 Backes,Dirce Stein
Zamberlan,Cláudia
Schaurich,Diego
Colomé,Juliana Silveira
Gehlen,Maria Helena
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmolin,Bárbara Brezolin
Backes,Dirce Stein
Zamberlan,Cláudia
Schaurich,Diego
Colomé,Juliana Silveira
Gehlen,Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Profissionais da Saúde
Pesquisa em Enfermagem
topic Educação em Saúde
Profissionais da Saúde
Pesquisa em Enfermagem
description O estudo objetivou compreender os significados do conceito de saúde para docentes profissionais da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior. Pesquisa descritivo-exploratória, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação da área da saúde atuantes em atividades de ensino superior. Os resultados evidenciaram a existência de um paradoxo em relação aos significados atribuídos ao conceito de saúde. Para alguns, a saúde é entendida como um fenômeno complexo; para outros, um fenômeno reducionista. Os dados possibilitam argumentar que houve importantes avanços na apreensão teórica e conceitual de saúde, mesmo que para alguns participantes o fenômeno saúde ainda esteja pautado em concepções reducionistas e pontuais. Abarcar o significado ampliado do fenômeno saúde implica, em suma, ampliar as possibilidades interativas além da articulação teoria e prática, por meio de debates e discussões que fortaleçam e divulguem o conceito de saúde segundo uma perspectiva ampliada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452011000200023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.15 n.2 2011
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121066029056