Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia Muniz,Marcela Lourene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Galindo Neto,Nelson Miguel, Sá,Guilherme Guarino de Moura, Pereira,Juliana de Castro Nunes, Nascimento,Marilene Cordeiro do, Santos,Carmina Silva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261
Resumo: RESUMO Objetivo construir, validar e avaliar vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Método estudo metodológico, composto pela construção do vídeo, validação de conteúdo por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e avaliação por 21 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, para validação com os especialistas, e o questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials, para avaliação dos estudantes. Na validação com juízes e com o público-alvo, foi considerado válido o item com concordância mínima de 80%, obtida a partir do Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial. Resultados o vídeo, com duração de 8 minutos e 53 segundos, contemplou as etapas da assistência de enfermagem na realização do suporte básico de vida à gestante acometida por parada cardiorrespiratória. Na validação de conteúdo, dos 18 itens avaliados, 16 tiveram concordância de 100%, um obteve 95% e o item restante obteve 81%. Na avaliação dos estudantes, dos 13 itens avaliados, 12 possuíram concordância de 100% e o item restante possuiu 95%. Conclusão e implicações para a prática o vídeo foi considerado válido pelos especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e compreensível pelos estudantes de enfermagem, assim, trata-se de recurso educativo viável para contribuir com a formação da enfermagem.
id UFRJ-4_f834384320fb0fe96de5cd14cb80ca9c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000100261
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétricaEducação em EnfermagemEducação em SaúdeGravidezRecursos AudiovisuaisRessuscitação CardiopulmonarRESUMO Objetivo construir, validar e avaliar vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Método estudo metodológico, composto pela construção do vídeo, validação de conteúdo por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e avaliação por 21 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, para validação com os especialistas, e o questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials, para avaliação dos estudantes. Na validação com juízes e com o público-alvo, foi considerado válido o item com concordância mínima de 80%, obtida a partir do Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial. Resultados o vídeo, com duração de 8 minutos e 53 segundos, contemplou as etapas da assistência de enfermagem na realização do suporte básico de vida à gestante acometida por parada cardiorrespiratória. Na validação de conteúdo, dos 18 itens avaliados, 16 tiveram concordância de 100%, um obteve 95% e o item restante obteve 81%. Na avaliação dos estudantes, dos 13 itens avaliados, 12 possuíram concordância de 100% e o item restante possuiu 95%. Conclusão e implicações para a prática o vídeo foi considerado válido pelos especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e compreensível pelos estudantes de enfermagem, assim, trata-se de recurso educativo viável para contribuir com a formação da enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0466ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia Muniz,Marcela LoureneGalindo Neto,Nelson MiguelSá,Guilherme Guarino de MouraPereira,Juliana de Castro NunesNascimento,Marilene Cordeiro doSantos,Carmina Silva dospor2022-04-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100261Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-04-29T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
title Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
spellingShingle Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
Correia Muniz,Marcela Lourene
Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Gravidez
Recursos Audiovisuais
Ressuscitação Cardiopulmonar
title_short Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
title_full Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
title_fullStr Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
title_full_unstemmed Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
title_sort Construção e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica
author Correia Muniz,Marcela Lourene
author_facet Correia Muniz,Marcela Lourene
Galindo Neto,Nelson Miguel
Sá,Guilherme Guarino de Moura
Pereira,Juliana de Castro Nunes
Nascimento,Marilene Cordeiro do
Santos,Carmina Silva dos
author_role author
author2 Galindo Neto,Nelson Miguel
Sá,Guilherme Guarino de Moura
Pereira,Juliana de Castro Nunes
Nascimento,Marilene Cordeiro do
Santos,Carmina Silva dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia Muniz,Marcela Lourene
Galindo Neto,Nelson Miguel
Sá,Guilherme Guarino de Moura
Pereira,Juliana de Castro Nunes
Nascimento,Marilene Cordeiro do
Santos,Carmina Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Gravidez
Recursos Audiovisuais
Ressuscitação Cardiopulmonar
topic Educação em Enfermagem
Educação em Saúde
Gravidez
Recursos Audiovisuais
Ressuscitação Cardiopulmonar
description RESUMO Objetivo construir, validar e avaliar vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória obstétrica. Método estudo metodológico, composto pela construção do vídeo, validação de conteúdo por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e avaliação por 21 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde, para validação com os especialistas, e o questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials, para avaliação dos estudantes. Na validação com juízes e com o público-alvo, foi considerado válido o item com concordância mínima de 80%, obtida a partir do Índice de Validação de Conteúdo e do Teste Binomial. Resultados o vídeo, com duração de 8 minutos e 53 segundos, contemplou as etapas da assistência de enfermagem na realização do suporte básico de vida à gestante acometida por parada cardiorrespiratória. Na validação de conteúdo, dos 18 itens avaliados, 16 tiveram concordância de 100%, um obteve 95% e o item restante obteve 81%. Na avaliação dos estudantes, dos 13 itens avaliados, 12 possuíram concordância de 100% e o item restante possuiu 95%. Conclusão e implicações para a prática o vídeo foi considerado válido pelos especialistas em parada cardiorrespiratória obstétrica e compreensível pelos estudantes de enfermagem, assim, trata-se de recurso educativo viável para contribuir com a formação da enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0466pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128126322540544