Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000400445 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta a avaliação de um programa educativo que identificou o conhecimento prévio e posterior dos escolares sobre poluição e os efeitos à saúde provocados por um ambiente impactado pela destinação inadequada dos resíduos sólidos. Foi realizado um estudo transversal em duas fases envolvendo respectivamente 84 e 93 alunos do ensino fundamental em uma área rural no município de Cuiabá-MT, 2013. Os dados sobre os escolares e o conceito de poluição foram obtidos por meio de aplicação de um questionário. A análise de associação foi realizada com o teste do Quiquadrado. Verificou-se um aumento significativo do conhecimento sobre poluição ambiental após a aplicação das atividades educativas e a existência de conhecimento prévio sobre temas relacionados à poluição ambiental. Conclui-se que, embora a escola, através do seu projeto político pedagógico, tenha desenvolvido temas ambientais, ainda existem lacunas na relação deste tema com a saúde humana, tornando necessárias ações adicionais que possam subsidiar a produção de conhecimentos da relação do ambiente com a saúde humana entre os escolares. |
id |
UFRJ-7_63c2088cced31af51b1c05eda40ce9a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-462X2015000400445 |
network_acronym_str |
UFRJ-7 |
network_name_str |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluiçãoescolarpoluiçãoeducação ambientalsaúde ambientalResumo Este artigo apresenta a avaliação de um programa educativo que identificou o conhecimento prévio e posterior dos escolares sobre poluição e os efeitos à saúde provocados por um ambiente impactado pela destinação inadequada dos resíduos sólidos. Foi realizado um estudo transversal em duas fases envolvendo respectivamente 84 e 93 alunos do ensino fundamental em uma área rural no município de Cuiabá-MT, 2013. Os dados sobre os escolares e o conceito de poluição foram obtidos por meio de aplicação de um questionário. A análise de associação foi realizada com o teste do Quiquadrado. Verificou-se um aumento significativo do conhecimento sobre poluição ambiental após a aplicação das atividades educativas e a existência de conhecimento prévio sobre temas relacionados à poluição ambiental. Conclui-se que, embora a escola, através do seu projeto político pedagógico, tenha desenvolvido temas ambientais, ainda existem lacunas na relação deste tema com a saúde humana, tornando necessárias ações adicionais que possam subsidiar a produção de conhecimentos da relação do ambiente com a saúde humana entre os escolares.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000400445Cadernos Saúde Coletiva v.23 n.4 2015reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462X201500060119info:eu-repo/semantics/openAccessVindoura-Gomes,Rosangela MaiaraCâmara,Volney de MagalhãesSouza,Delma Perpétua Oliveira depor2016-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2015000400445Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2016-02-05T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição |
title |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição |
spellingShingle |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição Vindoura-Gomes,Rosangela Maiara escolar poluição educação ambiental saúde ambiental |
title_short |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição |
title_full |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição |
title_fullStr |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição |
title_full_unstemmed |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição |
title_sort |
Escolares residentes em área impactada por aterro sanitário e seu conhecimento sobre poluição |
author |
Vindoura-Gomes,Rosangela Maiara |
author_facet |
Vindoura-Gomes,Rosangela Maiara Câmara,Volney de Magalhães Souza,Delma Perpétua Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Câmara,Volney de Magalhães Souza,Delma Perpétua Oliveira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vindoura-Gomes,Rosangela Maiara Câmara,Volney de Magalhães Souza,Delma Perpétua Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolar poluição educação ambiental saúde ambiental |
topic |
escolar poluição educação ambiental saúde ambiental |
description |
Resumo Este artigo apresenta a avaliação de um programa educativo que identificou o conhecimento prévio e posterior dos escolares sobre poluição e os efeitos à saúde provocados por um ambiente impactado pela destinação inadequada dos resíduos sólidos. Foi realizado um estudo transversal em duas fases envolvendo respectivamente 84 e 93 alunos do ensino fundamental em uma área rural no município de Cuiabá-MT, 2013. Os dados sobre os escolares e o conceito de poluição foram obtidos por meio de aplicação de um questionário. A análise de associação foi realizada com o teste do Quiquadrado. Verificou-se um aumento significativo do conhecimento sobre poluição ambiental após a aplicação das atividades educativas e a existência de conhecimento prévio sobre temas relacionados à poluição ambiental. Conclui-se que, embora a escola, através do seu projeto político pedagógico, tenha desenvolvido temas ambientais, ainda existem lacunas na relação deste tema com a saúde humana, tornando necessárias ações adicionais que possam subsidiar a produção de conhecimentos da relação do ambiente com a saúde humana entre os escolares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000400445 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2015000400445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1414-462X201500060119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Saúde Coletiva v.23 n.4 2015 reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
collection |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br |
_version_ |
1750128224779632640 |